Tintas e Revestimentos

15 de abril de 2017

Tintas e Revestimentos: Fornecedores de pigmentos de efeito se preparam para a volta dos tempos dourados de vendas

Mais artigos por »
Publicado por: Hamilton Almeida
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Química e Derivados, Novidade do ECS, Paliocrom BR EH 1000 é um alumínio de tom vermelho

    Novidade do ECS, Paliocrom BR EH 1000 é um alumínio de tom vermelho

    Novidades – A Basf vai, de acordo com Agnes, lançar no European Coatings Show, de 4 a 6 de abril, em Nürnberg, Alemanha, o pigmento Paliocrom Brilliant Red EH 1000 (L 3254) e exibir na Global Color Presentation uma nova seleção de cores para os mercados de tintas automotivas e industriais. A marca Colors & Effects também irá realizar 24 painéis mostrando essas cores. Em destaque: tendências para 2017 e os próximos anos.

    O Paliocrom apresenta “uma excelente cobertura e saturação completa de cor, garantindo uma ótima aparência em camadas finas de tinta”, descreve a coordenadora de marketing técnico. “A nova solução é um pigmento de alumínio do tipo silver dollar, de tom vermelho, extremamente saturado, que oferece uma distribuição uniforme, excelente brilho e um poder de cobertura inigualável. Isto é possível graças às pequenas partículas de alumínio ultramacias, que são revestidas em um processo otimizado e passivadas para proporcionar maior grau de adesão (menor possibilidade de formação de bolhas e descascamento)”.

    O novo pigmento de efeito aumenta as opções de estilo para os clientes de tintas automotivas e industriais de alto desempenho. A Basf comemorou, recentemente, 25 anos de sua linha Paliocrom. Outro lançamento é o Lumina Royal Dragon Gold, o mais novo membro da família Lumina Royal, pigmentos de efeito altamente cromáticos.

    Segundo a porta-voz, “este é um pigmento de efeito dourado esverdeado brilhante que oferece maior luminosidade e cintilância para stylings amarelos e verdes. Aumenta as possibilidades de tons com alta saturação para esse espaço de cores para os segmentos de embalagem, eletrônicos, aparelhos eletrodomésticos, artigos esportivos e outras aplicações especializadas. Oferece tons atraentes, especialmente quando combinados com pigmentos amarelos ou na redução do preto”.

    A Eckart também estará no European Coating Show apresentando “diversos lançamentos de produto, desde perolados sintéticos com cores vivas e brilhantes, alumínios APEO-free para sistemas base água e solvente e novas tecnologias de pigmentos funcionais, como anticorrosivos e condutivos”, antecipa Cristine.

    Ela adiciona que a Eckart constantemente apresenta inovações nas mais diferentes aplicações, para que possa avaliar estes efeitos em substratos diversos: “Como a gama de produtos é ampla, é importante ter estoque local das matérias-primas. Para isso, a Colormix, nossa parceira e distribuidora exclusiva no Brasil, cuida para que tenhamos todas as inovações e lançamentos disponíveis para o mercado brasileiro, que é muito ávido por novidades”.

    Abreu complementa: “A Colormix apresentará inúmeras novidades envolvendo pigmentos metálicos e de efeito, com destaque para as cores vivas e brilhantes e os alumínios para sistema base água da Eckart Pigments. Nos primeiros dias de abril, teremos dois importantes momentos, onde o mercado poderá conhecer as novidades do setor: a Feiplastic, no Brasil, e o European Coating Show, na Alemanha”.

    A Aldoro está, segundo Labecca, “tratando de consolidar produtos desenvolvidos especificamente para alguns clientes e de atingir a maturação de outros, lançados no mercado nos últimos anos. Entre eles, alguns pigmentos de alumínio da linha Stanlux Silver, tipos non-leafing de alta performance, como o extrafino Stanlux Silver 3901, recomendado para repintura automotiva e tintas industriais, além da sua indicação para can coating. Além disso, a empresa também possui novas opções de pigmentos de alumínio peletizados com cera de PE da linha Stanlux Pell para aplicação em masterbatches para plásticos. E outros desenvolvimentos estão em andamento”, avisa.

    A tendência da Silberline, confessa Raicher, é apresentar efeitos cada vez mais brilhantes com menor tamanho de partícula para as áreas automotiva, plásticos, tintas de impressão e cosméticos: “A linha Starbrite dá um efeito espelhado na peça pintada e é largamente aplicada em rodas e embalagens, substituindo a metalização”. A CQV está “praticamente” entrando no mercado brasileiro com uma ampla variedade de pérolas com alta tecnologia, já aprovada por vários clientes globais.

    Com uma visão generalista, Heise manifesta que “sempre existe lançamento de novos produtos de efeito, porém não há nada revolucionário, pelo menos que seja economicamente viável”. Ele julga que, “normalmente, o que se lança são produtos mais ecológicos, com efeito mais intenso, com maior solidez a solventes, químicos, luz e temperatura”.

    A empresa dispõe de uma linha completa de pigmentos de efeito (perolados, fluorescentes, termocrômicos, fotocrômicos, glitters, fosforescentes, UV, NIR, difrativos, interferência, entre outros). Na linha de perolados, “oferece a mais completa gama de tipos, cores e efeitos (prata, ouro, bronze, interferência), com os mais variados substratos: mica natural, mica sintética e borossilicato”, explica Heise.

    “Temos produtos para tintas automotivas, cosméticos, plásticos, tintas de impressão e têxtil, entre outros. Temos novidades como perolados revestidos de dióxido de titânio preto, cujas propriedades conferem maior intensidade de cor sem sangramento e sem a mistura de corantes. Na linha de fluorescentes, oferecemos 14 linhas diferentes, para todas as aplicações possíveis (tintas, cosméticos, plásticos, têxtil, papeis, etc). Os nossos produtos são isentos de formaldeído, o que permite a sua aplicação nos clientes que exigem essa característica”, frisa o especialista.

    A Merck, que se afirma líder de mercado em inovação para pigmentos, está promovendo o conceito Smart Effects, uma combinação de efeitos de cores com benefícios adicionais que antes não existiam nessa categoria. Exemplo: todos os pigmentos lançados com esse conceito terão, além de sua cor única, um benefício extra, como textura agradável, que pode ser percebida no produto final.

    Para esse ano, estão previstos lançamentos em novos substratos, como a alumina e novos pigmentos da categoria Smart Effects. “A Merck continua investindo nessa categoria para apresentar ao mercado diferentes cores e efeitos para encantar o consumidor final. Para 2017, estão previstos cinco novos lançamentos que prometem chacoalhar o mercado”, assevera Thalita.


    Página 3 de 41234

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *