Notícias

5 de maio de 2015

Tintas: AkzoNobel moderniza fábrica fluminense

Mais artigos por »
Publicado por: Bia Teixeira
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Química e Derivados, Estoque de tintas marítimas e industriais garante entrega rápida

    Estoque de tintas marítimas e industriais garante entrega rápida

    Capaz de produzir 16 milhões de litros ao ano, a fábrica fluminense do grupo químico AkzoNobel recebeu um milhão de euros em investimentos para aquisição de novos equipamentos, melhoria de processos e inauguração de uma área, denominada Chromascan. Com um sistema tintométrico para entrega de diferentes cores, em curto espaço de tempo e em qualquer quantidade, a nova área dedicada à produção de tintas reforça a importância estratégica dessa unidade fabril que está em operação desde 1926.

    Química e Derivados, Atkinson: sistema tintométrico agiliza a produção de cores

    Atkinson: sistema tintométrico agiliza a produção de cores

    Com a modernização, iniciada no final de 2013 e que durou um ano, a planta da International, divisão de tintas marítimas e industriais do grupo AkzoNobel, recebeu um aumento de 15% em sua capacidade produtiva, segundo Nigel Atkinson, diretor de negócios para a América do Sul. Ele explica que o investimento na nova área foi feito para suprir a demanda não somente do mercado brasileiro como também da América Latina. “Um dos objetivos foi reduzir a complexidade operacional da planta, que muitas vezes tinha necessidade de fabricar pequenos lotes para atender às necessidades de clientes ou devido à urgência na entrega de produtos”, pontua.

    De acordo com ele, com a criação da nova área foi possível aumentar a capacidade de personalização dos produtos, assegurando a mais alta qualidade e reprodução altamente assertiva das tonalidades. “Com esse investimento garantimos um portfólio diferenciado e disponibilidade de produtos de alta performance para o mercado da região”, salienta o executivo.

    Atkinson frisa que a nova área foi desenvolvida com o mesmo padrão de qualidade oferecido pelas demais unidades da AkzoNobel que fabricam a linha de produtos da International: a planta revitalizada é capaz de reproduzir qualquer cor que tenha sido fornecida pelas unidades da linha de produtos International no mundo inteiro, graças a um banco de dados de 10 mil cores, que podem gerar diversas outras tonalidades.

    Além da nova área, a fábrica aperfeiçoou seus processos com a aquisição de termômetros, tacômetros e equipamento de controle de qualidade no laboratório. Também foi adquirido um espectrofotômetro para área fabril, de forma a melhorar a produtividade e reduzir o tempo de tingimento, uma vez que o equipamento fica dentro da linha de produção. A modernização inclui ainda duas novas rotuladeiras que possibilitam maior a produtividade no envasamento dos produtos e reduzem o tempo de set up das máquinas de envase.

    Química e Derivados, Unidade fabril de São Gonçalo-RJ atende a norma ISO 9001

    Unidade fabril de São Gonçalo-RJ atende a norma ISO 9001

    Linhas de produção – Na planta de São Gonçalo estão as linhas de envase de produtos à base de solventes orgânicos da divisão Marine & Protective Coatings. “Quase toda a linha de produtos pode ser fabricada pela nova área de Chromascan, com exceção da linha de proteção contra fogo, produtos ricos em zinco e acabamentos de alumínio de alta temperatura”, diz Atkinson.

    No segmento de Marine Coatings, a planta fluminense produz soluções para águas profundas (doca seca e manutenção on-board, petroleiros, graneleiros, navios porta-contêineres, transportadores de gás natural e liquefeito, navios de cruzeiro e tanques químicos), Marinha & Costeira (rebocadores, barcaças, balsas, frotas pesqueiras, fornecimento de petróleo e navios militares) e de construção naval (estaleiros).

    Já a linha Protective Coatings visa atender os mercados de geração de energia (centrais elétricas, eólica e nuclear), petróleo e gás, tanto no upstream (sondas de perfuração, plataformas flutuantes de produção e unidades subaquáticas) como no downstream (refino de óleo, gás e processamento químico e terminais). Também há produtos específicos para os setores de mineração e de infraestrutura (aeroportos, estádios e grandes edificações), além de tratamento de água/efluentes.

    Aumentar o market share em outras regiões da América Latina e em mercados foco no Brasil, principalmente nos setores offshore, de infraestrutura e de energia, é a expectativa do grupo, que aponta a International como a única fabricante de tintas industriais com certificação ISO 9001 no Brasil. “Completamos 18 anos em gestão da qualidade, 13 anos em gestão ambiental (ISO 14001) e 12 em gestão de saúde e segurança ocupacional (ISO 18001)”, frisa Nigel Atkinson.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *