Tintas e Revestimentos

30 de julho de 2004

Tintas: Abrafati premia indústrias certificadas

Mais artigos por »
Publicado por: Rose de Moraes
+(reset)-
Compartilhe esta página

    A Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) promoveu em São Paulo, em julho, cerimônia para homenagear sete fabricantes que já produzem onze marcas de tintas imobiliárias com qualidade certificada pelo programa de combate a não-conformidade no setor.

    Química e Derivados: Tintas: Cenachi recebeu prêmio pela Renner. ©QD Foto - Divulgação

    Cenachi recebeu prêmio pela Renner.

    Conduzida pelo presidente da entidade, Dilson Ferreira, a entrega dos certificados contemplou as marcas PintMais (látex), da Tintas Coral; Texcor Plus e Texcril Acrílica (látex), da Cortex; Bellacasa (acrílica fosca), da Killing; Ultravinil, Pinta Casa (látex PVA e PVA profissional), da Renner Sayerlack; Duraplast (látex PVA), da Sherwin-Williams; Acrílica Econômica, da Sunshine; e Rilaplast (PVA) e Unitex (acrílica), da Universo.

    Química e Derivados: Tintas: Gonçalves (dir.), por Tintas Coral. ©QD Foto - Divulgação

    Gonçalves (dir.), por Tintas Coral.

    “Saímos da estaca zero para chegar ao atual estágio de certificação e vamos levar adiante o nosso propósito de melhorar o nível de qualidade das tintas imobiliárias no mercado brasileiro”, afirmou Dilson Ferreira.

    Química e Derivados: Tintas: Mark Pitt, pela Sherwin - Willians. ©QD Foto - Divulgação

    Mark Pitt, pela Sherwin – Willians.

    Instituído junto ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, do Ministério das Cidades, o Programa Setorial da Qualidade – Tintas Imobiliárias teve início em janeiro de 2003, quando começaram a ser realizadas as primeiras análises no segmento de tintas látex econômicas. Com gestão técnica da Tesis Engenharia, que promove as auditorias e realiza as inspeções das amostras recolhidas ao acaso de empresas, o programa conta com os recursos do laboratório de tintas do Senai Mário Amato, instituição responsável pela execução das análises.

    Química e Derivados: Tintas: Marcos killing (dir.), pela Killing. ©QD Foto - Divulgação

    Marcos killing (dir.), pela Killing.

    Para alcançar certificação, o desempenho das tintas imobiliárias é checado a partir da realização de vários ensaios, envolvendo o poder de cobertura de tinta seca (NBR 14942), cobertura de tinta úmida (NBR 14943), verificando-se ainda a resistência da tinta à abrasão úmida, sem pasta abrasiva (NBR 15078).

    Depois de finalizada a primeira fase do programa, prevendo análises em tintas látex econômicas, novos segmentos estarão sendo gradualmente incorporados às avaliações, como é o caso dos esmaltes sintéticos, tintas a óleo, massas corridas e tintas premium. Até o final deste ano, a Abrafati planeja tornar públicas as marcas aprovadas no segmento de massas corridas. O programa da qualidade setorial de tintas conta com a colaboração e apoio de toda a cadeia produtiva, envolvendo fornecedores de matérias-primas, fabricantes de tintas e entidades, como Associação Nacional dos Revendedores de Material de Construção, Associação dos Revendedores de Tintas do Estado de São Paulo e Sindicato da Indústria da Construção.


    Página 1 de 212

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *