Têxtil

27 de julho de 2003

Têxtil: Rhodia lança náilon 6.6 com ação bacteriostática

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Publicado por: Renata Pachione
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    Rhodia Poliamida e Especialidades apresenta à indústria têxtil o fio de náilon 6.6 Amni Biotech. Com ação bacteriostática diferenciada, o produto impede a proliferação de bactérias durante toda a vida útil da peça. Ao contrário de fios com aplicação superficial do aditivo, este conta com ação duradoura, em função da adição do agente bacteriostático no polímero. Ou seja, a modificação tecnológica foi realizada no DNA do fio, garantindo a estabilidade do efeito, mesmo após várias lavagens do artigo.

    Para a engenheira de desenvolvimento de aplicação da Rhodia Poliamida e Especialidades Regina Guidon de Assis, o interior do fio funciona como um reservatório para o aditivo, o que assegura a constante renovação da ação bacteriostática na superfície. “O agente é colocado no processo de fiação, por isso seu efeito se torna permanente”, explica. De acordo com técnicos da Rhodia, em produtos com tratamento superficial do aditivo, a propriedade bacteriostática diminui com as lavagens e com o desgaste do fio, culminando com a perda total da proteção.

    Outra vantagem do fio Biotech fica por conta do seu efeito não-migratório. A ação se restringe ao artigo têxtil, sem promover alterações no equilíbrio natural da flora bacteriana presente no organismo humano. “O fio de forma alguma é agressivo à pele”, comenta a engenheira. Além de não migrar, o Biotech é inorgânico e não provoca impacto ambiental. O agente atua no combate ao aumento dos microorganismos primitivos unicelulares, classificados como gram-positivos e gram-negativos. O principal efeito indesejável de uma colônia de bactérias é o mau cheiro, resultado da propagação destas em geral em ambientes úmidos causados pela transpiração.

    Criado em 1999, o fio bacteriostático da Rhodia possui justamente como princípio básico servir de obstáculo para a multiplicação dessas bactérias no artigo têxtil. Indicado para confecção de peças usadas junto ao corpo, o Biotech é mais utilizado em meias e roupas íntimas por causa de sua ação contra os odores da transpiração. As primeiras aplicações ficaram por conta dos segmentos esportivo e underwear. Porém, versátil, o fio também foi adotado pelo segmento fashion, pois marcas como Rosa Chá, Carlota Joakina, Glória Coelho e Érika Ikezili o incluíram em suas coleções.

    Esse novo filamento foi desenvolvido, com pioneirismo, no Brasil, em conjunto com centros de pesquisas têxteis da Rhodia, na França. Ao longo de mais de três anos de estudo, o produto absorveu investimentos da ordem de US$10 milhões. Os componentes do Biotech possuem, entre outros registros e aprovações, o aval do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade do Estado de São Paulo (IPT). Conforme o fabricante destaca, trata-se do primeiro fio de náilon bacteriostático do Ocidente, sendo integrado na categoria de “têxteis inteligentes”.

    Etiqueta Amni – Por conta desse atributo, o Biotech foi inserido à marca Amni. Presente em artigos têxteis confeccionados em náilon, a etiqueta se legitima a partir de dois conceitos básicos: o alto padrão de qualidade e a inovação tecnológica. “Um produto só recebe essa etiqueta se trouxer embutida a idéia de que se trata de algo diferenciado e de qualidade superior ao que existe convencionalmente no mercado”, esclarece Regina. De acordo com ela, a marca se posiciona como sinônimo de tecnologia e excelente performance de artigos têxteis inovadores e inteligentes.

    Entre os critérios de aprovação para a homologação da marca figura a avaliação visual, que inclui quesitos como qualidade, toque, caimento, tendência de moda e sobretudo inovação tecnológica. O processo envolve uma série de testes, realizados segundo os quesitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

    Hoje existem seis aplicações principais da marca: Amni Fashion, Amni Sport, Amni Lingerie, Amni Micro (linha de microfibras), Amni Tights (meias finas femininas) e Amni Tricot. As sub-marcas têm como proposta especificar o nicho de mercado, no entanto a versatilidade da etiqueta, conforme aponta Regina, permite a atuação em diversos segmentos. “As divisões servem apenas para focar melhor o público, mas todas contam com o mesmo princípio de qualidade”, comenta. Para se ter uma idéia, hoje, o Amni Biotech atende sobretudo aos mercados esportivo e de lingerie e há a possibilidade, ainda em estudo, de avançar para o segmento hospitalar.

    Lançada há quatro anos pela Rhodia Poliamida e Especialidades, a marca contou, desde sua criação até o final do ano passado, com o equivalente a US$ 20 milhões em pesquisas, lançamentos e ações de marketing. Devido ao seu desempenho apresentado no Brasil, País onde foi desenvolvida, a Amni desde o final 2002 alcançou mercados internacionais, com sua implantação em solo italiano. A Nylstar, coligada da Rhodia na Itália, após acompanhar todo o desenvolvimento e repercussão da marca no Brasil, decidiu trabalhar a Amni na Itália.

    Inovação na universidade – O fio bacteriostático da Rhodia foi apresentado na 12ª Semana Têxtil do Centro Universitário da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI). O evento, dirigido a alunos e profissionais do setor, contou com palestras técnicas e exposição de matérias-primas e produtos têxteis. Na ocasião, além da Rhodia Poliamida e Especialidades, participaram empresas como a Basf, Du Pont, Sintecfil, Fitas Elásticas Estrela, Rieter South América e Autotex. De acordo com a engenheira Regina Aparecida Sanches, coordenadora do Departamento de Engenharia Têxtil da universidade e organizadora do evento junto à professora de controle de qualidade têxtil Toshiko Watanabe, a proposta dessa realização é aproximar os alunos e o mercado de trabalho, estreitando as relação entre a escola e a empresa. “É uma oportunidade de saber o que o mercado está desenvolvendo, levando ao aluno a experiência do dia-a-dia da indústria”, conclui.



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