Laboratório e Análises

13 de agosto de 2009

Prévia: Analitica Latin America – Tecnologia analítica resulta em melhor qualidade de vida

Mais artigos por »
Publicado por: Rose de Moraes
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Química e Derivados, Analitica Latin America

    T

    anto a ciência quanto a indústria muito se valem do avanço da química analítica, que lhes oferece recursos cada vez mais apurados, com reflexos na qualidade de vida e conservação do meio ambiente. A décima Feira Internacional de Tecnologia para Laboratórios, Análises, Biotecnologia e Controle de Qualidade – Analitica Latin America 2009, marcada para 8 a 10 de setembro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, abrigará centenas de novidades nesse campo, com a presença de renomados expositores, sob a organização da NürnbergMesse.

    Entre as novidades, a Agilent Technologies, uma das maiores fabricantes mundiais de instrumentos analíticos, desenvolveu e acaba de colocar em operação nos Estados Unidos o primeiro sistema automatizado de genotipagem, com capacidade para determinar em apenas poucas horas – centenas de vezes mais rápido do que qualquer outro método disponível até o momento no mundo – a sequência genética de patógenos biológicos como vírus, bactérias e fungos.

    Trata-se de uma inovação em plataforma robótica que opera por PCR (Polymerase Chain Reaction), técnica que aplica a enzima polimerase para amplificar materiais genéticos como DNA e RNA obtidos de amostras de fluidos biológicos. Ela permite identificar patógenos em poucas horas, com base no sequenciamento genético, sem que para isso seja necessário realizar procedimentos-padrão, como a cultura de células, e ter de aguardar entre sete e quinze dias para se obter resultados confiáveis.

    Química e Derivados, Sistema automatizado BioCel, Analitica Latin America

    Sistema automatizado BioCel identifica patógenos por PCR

    Denominado BioCel, esse sistema automatizado de genotipagem é resultante de esforço conjunto realizado pelo Laboratório Los Alamos, pertencente à Faculdade de Saúde Pública da Universidade da Califórnia, de Los Angeles, e a Agilent Technologies, integrando projeto mais amplo de desenvolvimento de ferramentas automatizadas de próxima geração, como informou Reinaldo Castanheira, gerente-geral da Agilent Brasil e diretor para a América do Sul da divisão de Biociências e Análises Químicas da companhia.

    “Ao utilizar esse sistema e outras ferramentas avançadas, as autoridades poderão, rapidamente e de forma confiável, identificar a linhagem dos vírus e responder imediatamente às necessidades de saúde pública perante as epidemias e pandemias, tomando as providências necessárias”, afirmou.

    Quando direcionado à pesquisa, o sistema BioCel também será extremamente útil, podendo ser utilizado para monitorar micro-organismos em animais, preventivamente, antes que novos patógenos causem infestações humanas com alto grau de letalidade.

    Reinaldo Castanheira, gerente-geral da Agilent Brasil

    Reinaldo Castanheira: análises mais rápidas apoiam decisões

    Apesar de apenas poder ser vista em vídeo, a plataforma BioCel certamente será uma das grandes atrações da exposição. A Agilent Brasil também aproveita a oportunidade para apresentar ao público outros lançamentos, especialmente preparados para a décima edição da feira. Um deles é o Agilent 1290 Infinity UHPLC. Considerada a mais avançada tecnologia em cromatografia líquida de ultra-alto rendimento, seu uso está voltado para laboratórios de análises ambientais, farmacêuticas, de segurança alimentar, entre outras. Com ele, é possível levar a cabo separações em segundos e seu novo detector de diodos propicia novos limites de detecção de impurezas na indústria farmacêutica, ou seja, de 0,001% em relação ao composto principal, limite considerado bem mais rígido do que o requerido pela FDA (Food and Drug Administration), dos Estados Unidos.

    Outro diferencial do Agilent 1290 Infinity é permitir aos usuários trabalhar com qualquer tipo de partícula, dimensão de coluna ou fase (móvel e estacionária), sendo o primeiro sistema a estabelecer as bases para a adoção de métodos intercambiáveis e de sistemas UHPLC e HPLC de diferentes fabricantes.


    Página 1 de 41234

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next