Química

12 de agosto de 2013

Tecnologia ambiental – Notícias: Mídias têxteis ampliam lodos ativados sem obras civis

Mais artigos por »
Publicado por: Marcelo Furtado
+(reset)-
Compartilhe esta página

    A

    B&F Dias, de Vinhedo-SP, especializada em sistemas de aeração por ar difuso, passou a representar em abril uma nova tecnologia alemã para aumento de capacidade de tratamento biológico em estações de tratamento de esgotos sanitários e efluentes industriais. Trata-se do sistema Cleartec, do grupo Gummi Jaeger, que utiliza mídias têxteis nos processos aerados como espaço para fixação das bactérias.

    De acordo com o gerente de contratos, Bruno Dinamarco, o sistema é único e representa uma etapa a mais nas tecnologias de retrofitting de estações, que evoluíram dos sistemas de lodo ativado suspensos, os quais não possuem nenhuma mídia e contam apenas com a aeração, passaram pelos de leito fixo (com britas ou peças grandes dentro, principalmente) e culminaram com os móveis (MBBR, Moving Bed Biofilm Reactor, com carriers pequenos de plástico que ficam sobrenadantes na estação).

    Química e Derivados, Módulos com têxteis especiais de PP: etapa acima dos MBBRs

    Módulos com têxteis especiais de PP: etapa acima dos MBBRs

    “O sistema Cleartec une as duas tecnologias, fixa e móvel, com vantagens”, explicou Dinamarco. A tecnologia se baseia na introdução de módulos, com estruturas de aço, nos quais tecidos especialmente desenhados de polipropileno, com superfície larga, áspera e altamente estruturada para colonização, garantem maior proteção ao biofilme. Os módulos, ou painéis, são colocados um ao lado do outro dentro da ETE, podendo aumentar até 100% a capacidade biológica, sem a necessidade de construção ou obra civil. A aeração é necessária apenas para fornecer oxigênio para a biomassa e não para também provocar mistura, como nos processos de MBBR.

    Os módulos mais comuns são de 2X2X2 metros, mas podem ser feitos customizados. Normalmente são colocados em cada um 11 tecidos. A área disponível para a colonização é bastante superior à dos carriers móveis (pequenas peças plásticas, como bobbies, de cerca de 10 a 155 mm de diâmetro). Enquanto a tecnologia MBBR em média tem 490 m2/m3, a da Cleartec atinge 4.400 m2/m3. Com vida útil de 20 anos, o sistema é muito fácil de ser implantado e de ser removido para manutenção, ao contrário dos sistemas com carriers, que precisam ser como que “pescados” no tanque por ficarem soltos.

    A B&F Dias está apresentando a tecnologia para integradores de sistemas, que se mostram muito receptivos a adotá-la em seus fornecimentos, segundo revelou Dinamarco. Chamou a atenção deles a eficiência e a facilidade para dobrar a capacidade das unidades. O gerente vê uma grande demanda a ser explorada tanto em estações privadas como nas públicas. Clientes potenciais poderiam ser as cerca de 2.200 estações onde a B&F Dias conta com sistemas de ar difuso de aeração por ela fornecidos no Brasil. “Elas são de lodo ativado suspenso e, ao necessitarem de ampliação, o sistema Cleartec seria uma solução”, disse o gerente.

    Para Dinamarco, a estabilidade biológica e o desempenho do meio têxtil podem ser aproveitados em sistemas de aeração já existentes ou não. Nesse último caso, há a possibilidade de adaptar o sistema por ar difuso na base dos módulos. Uma vantagem é a não necessidade de instalação de peneiras na entrada e na saída das estações para evitar a perda dos carriers dos MBBRs. “E também não há risco de entupimento das mídias, por serem tecidos fixos”, finalizou.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next