Tecnologia Ambiental

3 de fevereiro de 2001

Serviços: Demanda cresce mais pela terceirização

Mais artigos por »
Publicado por: Maria Silvia Martins de Souza
+(reset)-
Compartilhe esta página

    A

    legislação ambiental exige correto tratamento de efluentes e resíduos; as normas de qualidade, a calibração de equipamentos de laboratório; e a concorrência, o desenvolvimento de novos produtos. Montar estações de saneamento, executar as próprias aferições de instrumentos e ter um laboratório de pesquisa e desenvolvimento seriam as soluções recomendadas, não fossem elas onerosas para as grandes empresas e, em geral, inviáveis para as pequenas e médias. A saída quase sempre é a terceirização dessas e de várias outras atividades. Em conseqüência, um número expressivo de empresas prestadoras de serviços surgiu para atender a essa demanda. Quem são alguns representantes expressivos desse grupo e que serviços oferecem é o propósito central deste artigo.

    A necessidade constante de reduzir custos, res­ponsável por notável incremento da busca por terceirização, ocorre nas indústrias químicas em outras áreas além dos re­fei­tórios, da segurança ou limpeza das instalações. Um grande nú­mero de empresas sobre­vive da pres­tação dos chamados serviços “técnicos” para indústrias quí­micas. Dife­ren­temente dos casos citados, os serviços técnicos tercei­rizados demandam mão-de-obra quali­ficada, além de investi­mentos signi­ficativos em equipamentos ou insta­lações por parte dos prestadores.

    A área ambiental é a que mais requer a contratação de serviços. Conscientes da necessidade de preser­var o meio ambiente, ou pressionados pelos órgãos públicos responsáveis, as indústrias químicas precisam dar destino adequado aos seus efluentes, resíduos e emissões gasosas nocivas e, para isso, muitas empresas prestadoras de serviço surgiram para auxiliá-las nessa tarefa. A de maior porte é a Cetrel S.A. Empresa de Proteção Ambiental, que iniciou suas atividades em 1978, juntamente com as indústrias do Pólo Petroquímico de Camaçari, na Bahia, sendo responsável, desde então, pelo tratamento e disposição final dos efluentes e resíduos industriais, assim como pelo monitoramento ambiental de toda área sob influência do complexo industrial.

    A Cetrel é uma empresa privada, com cerca de 70% de suas ações pertencentes às indústrias do pólo petroquímico de Camaçari e 30% de propriedade do Governo do Estado da Bahia, representando um investimento global de US$ 250 milhões. Criada com a função inicial de tratar os efluentes líquidos gerados pelas indústrias do Pólo, a Cetrel foi ampliando gradati­vamente seu leque de atividades. Hoje mantém, opera e controla um sistema de coleta, transporte, tratamento e destinação final de efluentes industriais, utilizando o processo biológico de lodos ativados. A estação de tratamento de efluentes (ETE), umas das maiores e mais modernas do País, tem capacidade para processar um volume de 144 mil m3/dia, com um desempenho opera­cional comparável ao dos sistemas mais avançados do mundo.

    Dentro da política de expansão do seu mercado a Cetrel tem buscado cada vez mais atender empresas não perten­centes ao Pólo. Segundo informações de sua assessoria de imprensa, do faturamento anual de R$ 40 milhões, cerca de 40% advêm de clientes situados fora da Bahia. São oferecidos serviços nas áreas de tratamento de efluentes líquidos, processamento de resíduos industriais especiais, incine­ração de resíduos líquidos e sólidos, monitoramento do ar, monitoramento das águas subterrâneas e de superfície, e serviços de laboratório.

    Certificada pela ISO 14001, a Cetrel processa resíduos sólidos Classe I e Classe II gerados no Pólo, podendo também prestar esse serviço para clientes externos, com emissão do certificado de destruição. Possui também aterros industriais e áreas de estocagem temporária. Seu parque de incineração da empresa, composto de um incinerador para resíduos líquidos organoclorados e de outro para resíduos sólidos perigosos, está capa­citado a atender a demanda nacional de incineração. Os serviços dispo­níveis in­cluem a inci­neração de resíduos orga­no­clorados, dentre os quais ascarel (PCB, bifenila poli­clorada), hexaclorobenzeno (BHC) e pesticidas. Trata-se de um dos três únicos incineradores do Brasil autorizados a queimar a perigosa bifenila usada como óleo de transformador. A su­pervisão e assessoria no manejo, acondicionamento e transporte dos resíduos, inclusive obtenção de licenças também podem ser con­tratados com a Cetrel.

    Dentre as várias outras empresas que oferecem serviços similares, destaca-se a EP Engenharia do Pro­cesso, de Guarulhos-SP, que iniciou suas atividades em 1970, atendendo diversos tipos de solicitações quanto à recuperação, reciclagem ou destruição de resíduos e tratamento de efluentes. Contando com uma equipe de 120 funcionários, oferece serviços de caracterização de efluentes, estudo de tratabilidade em laboratório e em unidade piloto, seguindo-se o desen­volvimento de projetos e processos de tratamento. A tecnologia desenvolvida é vendida ao cliente, inclusive com a construção de equipamentos, se for o caso. É possível ainda contratar a EP para operar as estações de tratamento de água e efluentes instaladas ou para treinar e capacitar mão-de-obra própria na execução das tarefas.

    Na sede da empresa funcionam as unidades de Engenharia, Desen­vol­vimento de Tecnologias e Análises Químicas. Na via D. Pedro I, km 54,5, em Nazaré Paulista-SP, está localizada a Unidade Industrial, composta por depósito para resíduos perigosos, transformação de resíduos em um sistema de pirólise a vácuo, cuja tecnologia foi desenvolvida e licenciada pela EP. Ao todo são 4 mil m2 de galpões em 72 mil m2 de área industrial e mais 1.000 m2 em prédios administrativos.


    Página 1 de 612345...Última »

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next