15 de março de 2000

Seguro: Pequeno glossário sobre seguros

Mais artigos por »
Publicado por: Marcelo Fairbanks
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Apólice – documento que comprova a existência de contrato de seguro, do qual constam coberturas, exclusões, indenizações e prêmio, atribuindo direitos e obrigações para as partes envolvidas.

    Cobertura – proteção contratada contra riscos. Cada ramo de seguros apresenta uma cobertura básica, ou seja conjunto de riscos previamente incluídos. Há coberturas adicionais, acessórias, que precisam ser contratadas individualmente, mediante pagamento de prêmio adicional.

    Contrato de adesão – espécie de contrato padronizado que não admite a negociação de cláusulas ou preços. Ao contratante só há a opção de aceitar todos os termos ou recusar o contrato.

    Dano máximo provável – valor das perdas prováveis em caso de sinistro, levando em consideração o perfeito funcionamento dos sistemas de combate ao evento. Usado para prever o valor da indenização nos contratos de riscos operacionais.

    Distribuição de responsabilidades – formas pelas quais uma seguradora pode assumir mais riscos que os limites predeterminados. Pode ser feita por co-seguro, quando compartilha o risco com outra seguradora, ou por resseguro, quando transfere a responsabilidade de valores excedentes ao Instituto de Resseguros do Brasil. Essas modalidades ampliam a garantia do pagamento aos segurados.

    Franquia – valor até o qual o segurado suporta os prejuízos. Pode ser facultativa ou obrigatória.

    Importância segurada – valor atribuído pelo segurado aos bens para os quais pretende contratar o seguro.

    Indenização – valor pago pela seguradora ao segurado em caso de sinistro coberto pelo contrato.

    Limite máximo de indenização – valor máximo que a seguradora admite pagar em caso de sinistro.

    Limite operacional – valor máximo de indenizações que uma seguradora pode assumir dentro de um determinado tipo de seguro.

    Limite técnico – valor máximo que uma seguradora pode aceitar em um único seguro. Nunca pode superar o limite operacional da seguradora.

    Perda máxima possível – valor das perdas no pior caso possível de sinistro. Usada para balizar o valor do prêmio nos contratos de riscos operacionais.

    Perda normal esperada – valor que o segurado admite bancar sozinho no caso de danos durante a atividade econômica. Usada para calcular a franquia nos contratos de riscos operacionais.

    Prêmio – valor pago pelo segurado para a seguradora.

    Proposta de seguro – instrumento pelo qual uma pessoa física ou jurídica manifesta interesse em contratar um seguro, apresentando informações sobre o bem a proteger, os riscos a cobrir, valores e outros dados.

    Risco – evento caracterizado como condição contratual (incerta, futura e possível) cuja ocorrência gera prejuízo para o segurado ou para terceiros que exijam daquele a reparação.

    Seguro – contrato pelo qual uma pessoa jurídica (seguradora) assume, mediante pagamento do prêmio, a responsabilidade pela reparação de danos sofridos ou causados pelo contratante (segurado, pessoa física ou jurídica) na prática regular de sua atividade. Pode abranger diferentes situações e objetos como bens móveis e imóveis, pessoas (vida e acidentes pessoais, por exemplo), garantia de pagamentos, recomposição de documentos, obras de engenharia, etc., contra incêndio, raios, danos elétricos, explosões, erros de projeto, queda de aeronaves e muitos outros.

    Sinistro – consumação do evento previsto na apólice de seguro (risco).

    Valor em risco – valor de reposição dos bens segurados.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next