Petróleo & Energia

18 de outubro de 2009

Santos Offshore 2009 – Cadeia produtiva se reúne na sede das atividades operacionais do pré-sal na Bacia de Santos

Mais artigos por »
Publicado por: Denis Cardoso
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Química e Derivados, Petróleo e Energia, Santos Offshore

    M

    aior cidade do litoral paulista, Santos tem como principal cartão-postal os seus mais de sete quilômetros de praia, característica que atrai milhares de turistas durante os feriados e nas férias de verão. No futuro próximo, porém, a principal fonte de renda do município não estará mais à beira-mar e no formigueiro sazonal de banhistas, mas nas águas ultraprofundas situadas a 300 quilômetros da orla, onde estão localizados os mais promissores campos de petróleo da chamada camada pré-sal, na Bacia de Santos. Um sinal dessa tendência de transformação da Baixada Santista de um polo turístico e portuário – o município abriga o maior porto da América Latina – para uma região também industrial, beneficiada pelos royalties do petróleo e pela presença maciça de empresas ligadas à cadeia petrolífera, pôde ser sentido pelo grande número de expositores participantes da terceira edição da Santos Offshore Oil & Gas Expo and Conference, a ser realizada entre os dias 20 e 23 de outubro, no Mendes Convention Center, em Santos-SP.

    São esperadas cerca de 320 empresas na feira deste ano, 45% a mais que o registrado em 2008. Durante esses três dias, a organização prevê a circulação de 18 mil pessoas pelos 15 mil metros quadrados ocupados pelos estandes, perfazendo um crescimento de 20% sobre os 15 mil visitantes computados na feira do ano passado. Os números são bastante significativos se for considerado o fato de a nova fronteira do pré-sal estar ainda em fase embrionária, com perspectivas para começar a produzir petróleo em grande escala somente a partir de 2017. “A Santos Offshore é vista como uma oportunidade única para os expositores estarem próximos de futuros potenciais clientes”, afirmou Valmir Semeghini, diretor da AGS3 Promoções & Eventos, responsável pela organização do evento.

    Química e Derivados, Visitação deve crescer 20% neste ano, Santos Offshore

    Visitação deve crescer 20% neste ano

    As operações na camada pré-sal abrangem uma grande área geográfica, que engloba quatro estados brasileiros, estendendo-se da costa de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, a Florianópolis, em Santa Catarina. No entanto, para o diretor da AGS3, não há dúvidas da importância da Baixada Santista e do estado de São Paulo dentro do mapa dessa bacia sedimentar de 350 mil km². “São Paulo acabou sendo abençoado pelo présal”, disse Semeghini, referindo-se às descobertas de campos gigantes como os de Tupi e Iara, situados mais próximos da parte paulista da Bacia de Santos. “Durante anos me acostumei a visitar regiões petrolíferas do Rio de Janeiro e da Bahia, e agora estou vendo nascer essa grande área de petróleo no quintal de casa”, comemorou o diretor da AGS3, um paulistano e neto de italianos que está envolvido com o setor há mais de vinte anos, grande parte deles dedicados à promoção de eventos.

    Apesar de São Paulo ainda não produzir petróleo, o estado responde por 40% do parque nacional de fabricantes de equipamentos para o segmento petrolífero, além de abrigar quatro refinarias da Petrobras, que juntas respondem por 42% da capacidade de refino do país. São essas empresas que ajudarão a engrossar o quadro de expositores da Santos Offshore, que contará também com companhias vindas de outras regiões do Brasil e do exterior. “A cadeia produtiva do petróleo acaba mexendo com todos os outros segmentos do mercado e engloba desde a produção de um simples parafuso até a fabricação de uma moderna sonda de perfuração”, afirmou Semeghini. “Teremos na feira companhias interessadas em fornecer produtos e serviços não só para os setores de petróleo e gás, mas petroquímico, químico, siderúrgico, entre outros”, acrescentou.

    Química e Derivados, Valmir Semeghini, diretor da AGS3 Promoções & Eventos e resável pela organização da Santos Offshore, Santos Offshore

    Valmir Semeghini: conferência reforça o lado técnico da feira

    No entanto, o principal termômetro para medir a importância das cidades da região metropolitana da Baixada Santista – além de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Mongaguá, Itanhaém, Praia Grande, Peruíbe e Bertioga – para os negócios futuros envolvendo o pré-sal está na planilha de investimentos futuros da Petrobras, que é uma das patrocinadoras da feira Santos Offshore. Com as novas descobertas, a estatal brasileira decidiu construir, na cidade litorânea, a sede definitiva de sua Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Santos (UN-BS), responsável pelo desenvolvimento dos projetos na região. Hoje, a UN-BS, que funciona em Santos desde 2006, ocupa quatro endereços na cidade, em prédios alugados, com áreas técnicas, de coordenação de operações e administrativas, um contingente total de 800 funcionários.

    “Todas as atividades da Bacia de Santos são coordenadas a partir de Santos. Por isso, optamos por construir a sede definitiva da unidade, que terá ao todo três edifícios com capacidade para abrigar até seis mil pessoas”, afirmou o gerente-geral da UN-BS, José Luiz Marcusso. Entende-se por “todas as atividades” da Bacia de Santos, o controle atual de nada menos que 11 sondas de perfuração e duas plataformas de produção em operação (uma delas no valioso campo de Tupi). Nos próximos dois anos serão mais 20 sondas na região. Até o final deste ano, entra em operação mais uma plataforma da estatal e, em 2010, outras quatro unidades. De 2011 a 2016, entrarão em operação outras 12 plataformas na Bacia de Santos, sendo 11 delas na área do pré-sal. Em 2010, ainda será inaugurada a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) em Caraguatatuba, no litoral Norte de São Paulo, que receberá gás natural de várias áreas da Bacia de Santos.


    Página 1 de 612345...Última »

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next