ÁLCALIS Cloro-soda comemora produção e vendas maioresA produção de cloro registrou crescimento de 3,2% nos seis primeiros meses do ano, em comparação a 2007, e de 1,7%, nos últimos doze meses. A taxa média de utilização da capacidade instalada, nesse período, foi de 90,4%.
Dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor) apontam que o consumo setorial da produção nacional de cloro (vendas totais somadas aos usos cativos) aumentou 3,2% nos últimos doze meses, tendo se destacado os segmentos de solventes clorados (alta de 24,5%), ácido clorídrico (mais 10,8%) e dicloroetano (DCE, com elevação de 4,86%). Inserindo na conta as importações e exportações de derivados, o consumo aparente de cloro cresceu 21,8%, no mesmo período. Um dos fatores positivos a influenciar os números é o bom momento da construção civil brasileira. O policloreto de vinila (PVC), um importante derivado clorado com largo emprego nessa indústria, teve aumento de consumo aparente estimado em 40,6% no primeiro semestre de 2008, em relação ao mesmo período do ano passado, e a produção interna também se expandiu, à taxa de 8,5%, conforme dados divulgados pelo Instituto do PVC.
A soda cáustica também apresenta números positivos. A produção acumulada de janeiro a junho de 2008 foi 3% maior, na comparação com os seis primeiros meses de 2007, chegando a 657.867 toneladas; as vendas totais do produto (598.717 toneladas) foram 5,8% maiores, e o consumo aparente teve alta de 11,4%. As importações experimentaram grande expansão, de 22,7%, equivalente a 460,9 mil toneladas. M. A. |
|||||
| <<< Anterior | |||||