Poliuretano de altos sólidos - Mais famosa pelas extrusoras da marca Davis Standard, a norte-americana Crompton também aposta no poliuretano. Um dos produtos que a empresa expôs foi o Witcobond W-290HSC, uma dispersão poliuretânica alifática à base d’água, para sistemas altos sólidos, livre de solventes orgânicos. “Alguns clientes devem aquecer o filme por período prolongado de tempo, o que geralmente acarreta o amarelecimento do revestimento. 
Nosso produto foi desenvolvido com a inserção de elementos especialmente desenhados nas moléculas que constituem a dispersão, e que diminuem essa tendência”, disse Albert Ma, da área de pesquisa e desenvolvimento. Ele afirma ser esta a dispersão poliuretânica com o maior teor de sólidos do mercado, ao redor de 62%. O segredo reside no equipamento usado no processo de fabricação da dispersão, mas não há mudança nas rotas normalmente utilizadas. Além de resistir a temperaturas tão altas quanto 140°C, o filme formulado com o produto apresenta alta elongação e resistência à tração, em aplicações como a cobertura de plásticos, produtos têxteis e laminados de PVC.
Ma: teor de sólidos é o maior que há no mercado

Ainda no âmbito dos poliuretanos, mais novidades foram conferidas na divisão de polióis de alto desempenho da norte-americana Arch Chemicals. A empresa, segundo o diretor de vendas Michael Pfister, produz linha de cerca de 80 diferentes polióis, utilizados na produção de resinas poliuretânicas empregadas em revestimentos, adesivos, selantes, elastômeros, poliuretanos termoplásticos (TPUs) e espumas rígidas. 

Engloba poliéteres polióis com terminação amina di ou trifuncionais; poliéteres polióis de ultra alto peso molecular; poliéteres polióis tetrafuncionais (com polimerização iniciada por etilenodiamina);

 dióis aromáticos usados como extensores de cadeia para elastômeros uretânicos líquidos cast, ou para TPU (negócio adquirido da Eastman Chemical, em setembro de 1999); polietileno glicóis; além de dióis e trióis derivados do óxido de propileno. A empresa enfatizou em sua exposição dois novos produtos, o Poly-T e o Poly-CD, lançados há seis meses.
Pfister: poliol da Arch tem menos água

A nova linha de policaprolactonas Poly-T consiste de poliéster polióis com grande estabilidade química, física e hidrolítica, além de resistência à luz UV, para a produção de revestimentos, adesivos e elastômeros. De maneira geral, as policaprolactonas são obtidas pela polimerização via abertura do anel da e-caprolactona na presença de álcoois; variando-se o álcool reagente, obtém-se as caprolactonas dióis, trióis ou polióis, normalmente usadas na produção de poliuretanos de alta resistência ou de TPUs. No caso da linha Poly-CD, os produtos são compostos de policarbonato dióis, conhecidos pela excelente resistência à água e ao calor. Esse tipo de poliol possui melhor resistência térmica e às intempéries que os poli(oxitetrametileno) glicóis (PTMEGs), também usados na produção de TPUs. Policarbonatos alifáticos costumam ser obtidos pela reação de fosgênio (COCl2) com um poliol, ou pela transesterificação de carbonatos de baixo peso molecular. “De maneira geral, as propriedades dos produtos da Arch são muito similares às dos materiais produzidos por nossos competidores. O nosso ponto de vista nas vendas é baseado na qualidade de nossos produtos”, disse Pfister. Ele afirma que o conteúdo de água nos polióis da Arch é relativamente mais baixo, o que é importante para que muitos formuladores não precisem gastar tempo e dinheiro para diminuir esse teor. “A especificação típica do conteúdo de água nesses compostos é de 0.04% a 0.05%, e no caso de nossos produtos esse valor pode ser de 0.02%, às vezes até menos que isso”, afirmou. A Arch utiliza processo de produção algo diferente dos competidores, patenteado e secreto, e adota requisitos muito firmes de empacotamento e transporte de seus produtos, para garantir as concentrações de água que afirma oferecer. 

A Lyondell, produtora de químicos intermediários de alta performance, apresentou o Acryflow P60, um poliol acrílico de baixa funcionalidade e baixo peso molecular para tintas altos sólidos, obtido de monômeros alílicos hidróxi-funcionais. A novidade serve como intermediário na produção de oligômeros acrílicos uretânicos, sistemas uretânicos de cura por umidade, ou em dispersões uretânicas . Em poliésteres uretânicos, o P60 aumenta a resistência à hidrólise; nos poliéteres uretânicos, a resistência à U.V. é elevada. O poliol também eleva a flexibilidade de revestimentos bicomponentes do tipo uretano/melamina. Segundo a gerente Ellen Lenz, o processo de fabricação patenteado pela Lyondell permitiu a obtenção de um poliol acrílico com funcionalidade de 2 ou 3 grupos hidroxila por polímero, aliada a baixo, quase nulo, índice de resina não funcional – em contraste com os produtos tradicionais, que contêm ao mínimo 15% de polímero não funcional. Entre outras vantagens, o gerente lista a obtenção de revestimentos com melhores resistência química e à abrasão, a redução da quantidade de isocianatos necessários à reticulação, e a obtenção de resinas com baixo VOC.

A empresa também destacou a linha de dispersantes aquosos para pigmentos Ethacryl P, integrada por policarboxilatos copoliméricos. Afirma ter desenvolvido um produto com características únicas, sintetizadas pela presença de cadeias laterais compostas por óxidos de polialquilenos que propiciam forte ligação à superfície dos pigmentos, por mecanismos estéricos e eletrostáticos. Em conseqüência, o tempo de moagem, necessária, entre outros motivos, para a umectação do pigmento, é diminuído e a carga máxima de pigmento é ampliada, bem como a estabilidade à floculação.

Dispersar é preciso - A Avecia, formada em 1999 quando as empresas de investimentos privados Cinven e Investcorp adquiriram o negócio de especialidades da AstraZeneca, apresentou quatro novos aditivos. Da linha Solplus, exibiu os produtos K200 e K210, dispersantes poliméricos desenhados para dispersões de pigmentos orgânicos e negro-de-fumo em plastificantes, contendo ou não ftalatos. Ambos são soluções 50% ativas, em DOA (dioctil adipato), no caso do K200, e em DINP (diisononil ftalato), no K210, e proporcionam maior poder de cobertura aos pigmentos, maior estabilidade e melhoram as características reológicas das dispersões, aproximando-as do comportamento newtoniano. Outro fator importante é a elevação da produtividade, devido ao menor tempo necessário para a dispersão correta dos componentes. 

Outra novidade da Avecia lançada na ICE 2003 foi o dispersante Solplus L300, específico para dispersões de pigmentos (orgânicos ou inorgânicos) em sistemas de revestimentos em pó. O produto consiste de uma solução 75% ativa em resina poliéster, com capacidade para aumentar a eficiência de dispersão dos pigmentos, o brilho e a qualidade final do filme, além de melhorar a fluidez da dispersão.

Na área de aditivos para sistemas à base d’água, a empresa introduziu o modificador de reologia (espessante) Solthix A100, uma emulsão acrílica em água 30% ativa, hidrofobicamente modificada e solúvel em álcalis (HMASE), recomendada para uso em tintas automotivas ou em tintas industriais, em que se deseja alta viscosidade combinada a baixo cisalhamento. O aumento da viscosidade visa evitar o escorrimento da tinta em superfícies verticais, a separação do pigmento dos outros componentes da tinta, ou ainda a deposição do pigmento no fundo das latas em estoque. A empresa garante que os mesmos níveis de viscosidade são obtidos com menores níveis de dosagem do produto, em comparação aos similares do mercado. Muitos modificadores de reologia exigem a incorporação à tinta por meio de um pré-gel, obtido pela adição de um solvente e de um ativador polar, ou de um umectante, caso se pretenda um pré-gel líquido, mas o aditivo da Avecia dispensa essa etapa de preparação.

Além das novidades, também foram destacados os aditivos Solsperse 44000 e 43000, dispersantes poliméricos (as resinas base são poliuretano e acrílico, respectivamente) para dispersões de pigmentos à base d’água, lançados no ano passado. “O Solsperse 43000 é próprio para dispersões livres de resinas, enquanto o 43000 tem como principal característica a excelente resistência inicial à água. Este balanço de propriedades, compatibilidade com dispersões à base d’água e formação de filme com alta resistência à água, é muito difícil de ser atingido”, explicou Jamie Ridenour, tecnólogo da área de marketing. 
Ridenour: aditivo de rara cepa

A Basf, da Alemanha, reservou novidades na área de matérias-primas para tintas arquitetônicas para essa edição da ICE. A empresa destacou os novos Acronal Optive 510 e 130. O Acronal Optive 510 é um polímero acrílico recomendado para uso em revestimentos elastoméricos de alto desempenho, que confere excelente flexibilidade em baixas temperaturas e boa adesão a substratos metálicos e alvenaria. O produto possui alta permeabilidade ao vapor d’água e baixa absorção de água e, devido à capacidade de auto-reticulação, permite a obtenção de filmes com boa resistência em várias espessuras. No caso do Acronal Optive 130, a principal característica é a formulação de tintas com baixo ou nulo VOC – desde foscas, até de alto brilho, em aplicações exteriores ou interiores. O produto não requer coalescência para a formação do filme.

A americana Reichhold foi outra a apresentar novidades na área de acrílicos. A empresa introduziu o Arolon 848, uma emulsão acrílica à base d’água desenvolvida para produzir revestimentos de alta durabilidade com excelente resistência à corrosão e boa resistência à umidade, em revestimentos de baixa espessura. O produto ainda oferece boa flexibilidade, boa adesão a plásticos e metais (incluindo aço galvanizado) e inibe a aglomeração de pigmentos. Lançou também o Epotuf 37-668, um agente de cura epoxídico à base de amidoamina. 
O reticulante produz filmes de desempenho superior aos obtidos com outros reticulantes amidoamínicos, com destacada resistência química e melhor aparência. Para revestimentos em pó para clads, a Reichhold apresentou três novas resinas. A M-8762 é uma resina poliéster pré-catalisada com funcionalidade carboxílica, própria para a cura com reticulantes epoxídicos à base de bisfenol-A. Os sistemas resultantes oferecem alta reatividade e boa fluidez, e destinam-se a metais em geral. No caso do M-8792, trata-se de um poliéster carboxilado próprio para cura com beta-hidroxialquilamidas, para a produção de filmes com excelente durabilidade. Aplicações típicas incluem equipamentos de jardinagem, peças automotivas e perfis de alumínio. 
Já o M-8912, outro poliéster carboxil funcional, destina-se a revestimentos em pó com boa resistência a intempéries, boas propriedades mecânicas e boa estabilidade durante a estocagem.
Sem grandes novidades para mostrar, a Atofina expôs a já conhecida linha de poliamidas Orgasol, constituída de pós ultra-finos de polímeros e copolímeros de lauril lactama (poliamida 12) e caprolactama (poliamida 6). 

O método de produção dessas poliamidas, único, permite a obtenção de uma gama de produtos com formato esférico, distribuição de tamanho bastante estreita e tamanho de partícula entre 5m e 60m já na saída do reator, sem necessidade de moagem ou precipitação posteriores. As poliamidas Orgasol podem ser utilizadas em formulações à base de solvente ou base d’água, ou ainda em tintas com 100% de teor de sólidos e com cura por radiação UV ou EB (de electron beam, feixe eletrônico). 
Análise microscópica de tinta com pó Orgasol

Em formulações próprias a esses tipos de cura, é crucial a manutenção da viscosidade do sistema. Os produtos Orgasol não aumentam a viscosidade das tintas e ainda funcionam como controladores de brilho, pois têm a capacidade de aumentar a opacidade da formulação. 

As poliamidas também conferem suavidade ao tato (funcionam como agentes de texturização), relacionada às propriedades das partículas – quase esféricas, com cantos suaves e superfície do tipo microesponja. Entre as características melhoradas pelo uso do produto da Atofina, também encontram-se a resistência à abrasão, resistência a risco e controle do coeficiente de fricção. 

“A possibilidade de produzir um material com uma distribuição de tamanho de partícula tão estreita garante que não haverá problemas durante a aplicação da tinta, como o descascamento do filme. É possível obter-se uma espessura consistente do filme, pois há garantia de que não haverá partículas acima de um certo tamanho, o que é uma grande preocupação para os formuladores”, disse James McCarthy, da área de desenvolvimento de marketing e negócios para polímeros técnicos.

McCarthy: pó tem distribuição estreita

Uma empresa do grupo Atofina, entretanto, revelou novidades. A Sartomer, sediada na Pensilvânia, EUA, apresentou a resina Krasol HLBH-P 3.000, um poliol alifático saturado líquido, cuja principal característica é a resistência às intempéries. O benefício da resina é a produção de revestimentos poliuretânicos resistentes ao amarelecimento, combinada à manutenção das propriedades mecânicas críticas (flexibilidade, adesão, elongação e resistência) ao longo do tempo. A empresa afirma que essa resina hidróxi funcional possui desempenho semelhante aos seus polibutadienos também hidróxi funcionais já comercializados, o que inclui resistência à água, a ácidos e bases, ótima miscibilidade com cargas e plastificantes, boas propriedades elétricas, e baixa tensão superficial, que favorece o recobrimento dos substratos.

No caso da Aga Chemicals, do grupo japonês Asahi Glass, os fluorpolímeros são a resina base das formulações. A empresa destacou a tradicional linha de copolímeros de fluoretileno e vinil éter Lumiflon (criada em 1982), o primeiro fluorpolímero à base de solvente curável à temperatura ambiente. Segundo o gerente de vendas nos Estados Unidos Ronald Quail, o produto fornece revestimentos que mantêm sua aparência (brilho e cor) por mais de 20 anos, além de proteger concreto e aço contra raios UV (as ligações C – F possuem energia muito maior que a desses raios e fortalecem até as ligações C – C adjacentes), intempéries e corrosão. O revestimento à base de Lumiflon também pode ser aplicado sobre cobre, aço inoxidável, e em plásticos de poliéster, poliuretano, nylon (poliamida), PVC e vidro.
Quail: proteção por mais de 20 anos

 

<<< Anterior

Próxima >>>