| |
Pigmentos e biocidas - Vedetes na fabricação de qualquer tinta, os pigmentos não poderiam faltar na feira. Os principais fornecedores marcaram presença, mostrando as novas tendências de cores especialmente os tons metálicos para as tintas automotivas.
| Dentre os lançamentos incluem-se os pigmentos dourados da linha Iriodin da Merck S.A. Afirma o assessor técnico e de marketing Marcelo Takeda, que uma tecnologia inovadora levou à obtenção dessa mais nova geração de pigmentos de efeito dourado baseados em mica. |
 |
| Takeda: pigmento com mica oferece efeito dourado |
Os pigmentos têm propriedades superiores como estabilidade química, alto brilho e efeito perolado maior do que o dos produtos usuais. As principais utilizações são a linha automotiva, mobiliária, eletro-eletrônicos, bicicletas etc. Pretendendo disponibilizar um pacote de soluções aos seus usuários, a empresa fornece não só o pigmento básico, mas também uma completa gama de modificações para utilização em várias aplicações, como tintas em pó, dispersões ou revestimentos para plásticos. “Os custos são algo maiores, mas a qualidade compensa”, disse Takeda.
A Gremafer, de Diadema, SP, divulgou, em parceria com sua representada exclusiva no Brasil, a americana Engelhard Corporation, pigmentos perolados de aparência metálica para uso em tintas automotivas, decorativas, industriais, de impressão, em pó e outras. Foi lançada a linha Exterior Lumina, composta de pigmentos à base de mica, tendo como característica um aumento no ângulo de reflexão, maior pureza e definição da cor, com resultado muito melhor do que os tradicionais efeitos de interferências de cores. Disponíveis nos tons gold, red, green, aquablue, red-blue e turquoise, “os pigmentos Exterior Lumina podem criar efeitos visuais únicos em tintas automotivas”, disse o assessor de negócios Roberto Mano.
Mano classificou o pigmento Esterior Vegetable Black-Olive como revolucionário graças à sua capacidade de aumentar a escala das cores de absorção possíveis com máscaras marrom-pretas originadas em pigmentos à base de mica. Até agora, somente o verde, o ouro pálido e os tons vermelhos eram viáveis, acrescentou. As tendências de cores em tintas automotivas para 2004 também foram expostas em 64 painéis divididos em quatro diferentes grupos. Para Mano, a visitação em seu estande foi boa, chamando a atenção o número de estrangeiros vindos de outros países da América Latina.
A Clariant apresentou nova linha de pigmentos orgânicos, cujas qualidades, conforme Gerson de Almeida, coordenador de assistência técnica da unidade de negócios Tintas e Aditivos, são alto poder de cobertura, boa estabilidade ao calor e excelente desempenho em sistemas aquosos. Nas cores vermelha, amarela e azul, os pigmentos, indicados para uso em tintas automotivas são novas moléculas orgânicas sintetizadas no centro de P&D da empresa.
Expositores que pretendiam divulgar suas linhas usuais também estiveram presentes, caso da Aldoro, de Rio Claro-SP, fornecedor de pigmentos metálicos à base de alumínio, na forma de pastas, pós e pellets, com classificação e granulometria diversificadas em função do tipo de aplicação e efeito desejado. A Aldoro fornece também purpurina ou bronze em pó, isto é, pigmentos metálicos de cobre e suas ligas com zinco e alumínio, na forma de particulado metálico lamelar, revestido com ácido esteárico. Para atender os segmentos de tintas gráficas, de impressão, decorativas, têxteis e outras, a linha Stanlux Gold é apresentada com várias granulometrias. O diretor geral Staffan Martendal espera que a Aldoro, que já exporta para 20 países, possa ampliar sua carteira de clientes em função do bom número de visitantes de outros países latino-americanos recebidos seu estande. Satisfeito com os contatos feitos, Martendal disse que a Aldoro, presente nas sete edições da feira, deverá participar também da próxima.
Ainda dentre os pigmentos inorgânicos, foi promovida pela Bayer a linha Bayferrox. Composta de pigmentos à base de óxido de ferro sintético, disponíveis na forma pré-dispersa e micronizada, apresentam alta dispersabilidade, baixa absorção de óleo e melhor rendimento. Além do amplo uso em tintas, especialmente as decorativas, são empregados no tingimento de concreto, blocos, pisos e telhas. Utilizados também no segmento do it yourself, os pigmentos Bayer são encontrados no mercado sob a marca Pó Xadrez.
Os biocidas, aditivos utilizados como protetores contra ações microbiológicas nocivas às tintas e vernizes, também foram bastante divulgados. A Basf investiu na promoção de sua linha Myacide/Protectol. Um dos líderes mundiais no fornecimento de biocidas, a Basf tem feito significativos investimentos nesse segmento na Europa, Ásia e Estados Unidos. Em tintas, os biocidas da Basf podem ser utilizados sozinhos ou combinados a outro agente de preservação. São igualmente compatíveis com dispersões, adesivos e outros fluidos industriais. Essa flexibilidade permite ao biocida manter a resistência dos materiais maximizada frente às bactérias.
A Miracema-Nuodex, de Campinas-SP, apresentou os biocidas Liocide IF 11 e Coryna B 005, não liberadores de formol, baseados em ações sinérgicas entre vários elementos, como isotiazolinonas, bronopol, aldeídos e outros. Tais biocidas garantem um amplo espectro de atividade microbiológica contra bactérias gram-positivas e gram-negativas, fungos e leveduras. Contêm componentes com alta pressão de vapor, impedindo a liberação de moléculas nocivas ao meio ambiente, além da total isenção de odor. São indicados para a preservação de tintas base água, dispersões de polímeros, detergentes e produtos de limpeza, emulsões de óleos minerais solúveis, e sistemas aquosos em geral.
Segundo o diretor industrial André Rohr, a Miracema-Nuodex possui completo laboratório microbiológico para o total suporte ao cliente e disponibiliza eficaz monitoramento de sua planta fazendo coletas periódicas em pontos do processo considerados mais críticos, prevenindo dessa forma possíveis contaminações. Além desses biocidas, a empresa oferece uma completa linha de bactericidas, fungicidas e algicidas que garantem melhor proteção da tinta, mesmo em condições consideradas agressivas, tais como alta umidade e temperaturas adversas, isto é, baixas ou elevadas.
Controle de qualidade - Técnicos dos laboratórios de controle de qualidade das indústrias de tintas também puderam encontrar algumas novidades na feira, por exemplo a câmara cíclica para ensaio de corrosão, lançada pela Equilam, de Diadema-SP.
 |
Explicou o engenheiro do departamento técnico Nelson Rojo que, na mesma câmara, de fabricação 100% nacional, é possível realizar ensaios de corrosão (salt-spray), secagem e umidade, em conformidade com as normas internacionais. A câmara, construída em fibra de vidro e paredes duplas com isolação térmica em poliuretana, tem maior durabilidade. |
| Rojo: câmara nacional faz ensaios de corrosão |
É oferecida com capacidades de 800 e 500 litros, e com certificado rastreado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e pela RBC (Rede Brasileira de Calibração). Rojo disse que seu estande não recebeu um número grande de visitantes, mas que os contatos feitos compensam, já que foi procurado praticamente só por técnicos do setor. Estava pela segunda vez na feira e espera ter o mesmo retorno a longo prazo conseguido da primeira participação.
Outras empresa fornecedoras de instrumental analítico estavam divulgando alguns produtos de linha, como a Braseq Brasileira de Equipamentos Ltda., de São Paulo, que destacava o medidor de espessura de camada portátil PosiTector 6000, fabricado pela americana De Felsko. Utilizável em vários tipos de substratos metálicos, o aparato usa corrente magnética e de Foucault para efetuar medidas, de forma rápida e precisa, tanto em metais ferrosos como não ferrosos. Segundo o fabricante, o equipamento é resistente a ácidos, solventes, óleos, água e pós. As leituras não são afetadas por vibração e podem ser feitas em micra ou milímetros. O display pode ser ajustado para mostrar informações em várias línguas, inclusive português. Vários sensores diferindo no formato e ângulo podem ser usados com o aparelho, possibilitando a medida em peças dos mais diferentes formatos.
|
|