Tecnologia Ambiental

11 de junho de 2002

Qualidade: Cetesb reestrutura laboratórios analíticos

Mais artigos por »
Publicado por: Renata Pachione
+(reset)-
Compartilhe esta página

    A

    Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, investiu 900 mil reais na reestruturação do Laboratório de Química Orgânica e na ampliação do Laboratório de Microbiologia e Parasitologia. As reformas fazem parte do Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial, implantado pela companhia em 1997, a partir da norma NBR/ISO/IEC 17025.

    Química e Derivados: Qualidade: Cacilda - credenciamento internacional em 2001.

    Cacilda – credenciamento internacional em 2001.

    Em função desse programa, a Cetesb conta hoje com 11 laboratórios credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) em 47 parâmetros de ensaios, além de mais dois laboratórios em fase de preparação. A idéia é, aos poucos, credenciar os 33 laboratórios da Cetesb. “Definimos as prioridades. Devagar, vamos atestar todos os nossos serviços”, afirmou o gerente do setor de gestão da qualidade laboratorial, José Roberto Costa.

    Responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, a companhia vem trabalhando para se firmar como um órgão confiável. “Os laboratórios analíticos da Cetesb fornecem informações qualitativas e quantitativas para tomada de decisões. Temos de dispor do respaldo de um sistema adequado de gestão da qualidade, para assegurar a exatidão requerida e assim evitar interpretações errôneas”, explicou Costa. Além da demanda interna, a Cetesb atende outras instituições, como a Sabesp, e o público em geral.

    Mudanças – Projetado para abrigar equipamentos para a análise de agregados orgânicos, os fenóis, surfactantes e óleos e graxas, o laboratório de química orgânica sofreu uma ampla reestruturação orçada em 500 mil reais. Inauguradas em junho, as novas instalações passaram a oferecer melhores condições de trabalho aos funcionários, por meio da otimização do espaço.

    Conforme informou a gerente da divisão de análises físico-químicas, Cacilda Jiunko Aiba, a reforma não visou gerar um aumento de produtividade, mas sim adequar as instalações aos requisitos exigidos pelo Inmetro. “A infra-estrutura era falha”, comentou.

    Antes da reforma, os laboratórios de química orgânica e inorgânica funcionavam em um mesmo espaço, dificultando o trânsito dos profissionais. Em novas instalações, as análises orgânicas passaram a ser feitas em unidades específicas e em condições mais apropriadas, contando com sistema de exaustão adequado e melhor disposição do mobiliário. O laboratório está equipado para realizar diagnósticos da qualidade ambiental, análise de solo e água subterrânea e controle analítico de áreas contaminadas. Por mês, o departamento recebe cerca de 600 amostras para serem analisadas.

    Química e Derivados: Qualidade: Laboratório microbiológico - aporte de R$ 400 mil.

    Laboratório microbiológico – aporte de R$ 400 mil.

    Em abril foram inauguradas as novas instalações do laboratório de microbiologia e parasitologia. Desde 1968, o laboratório realiza análises de água, esgoto, lixo hospitalar e outras amostras para subsidiar o trabalho de controle e preservação ambiental. Com a reforma, orçada em 400 mil reais, a unidade passou a dispor de uma infra-estrutura mais funcional e novos equipamentos, incluindo autoclaves automatizadas, estufas de esterilização e sistemas de exaustão e condicionamento de ar.

    Com a preocupação de melhorar as condições de trabalho dos funcionários, os equipamentos ruidosos e geradores de calor foram instalados em salas individuais, para manter os padrões de acústica e temperatura necessários para o bom desempenho dos profissionais. No espaço também foi implantada uma sala escura para microscopia.

    Essa nova infra-estrutura, de acordo com a gerente do setor de microbiologia e parasitologia, Elayse Maria Hachich, trouxe ganhos significativos de produtividade, pois o número de análises aumentou em cerca de 40%. “A gente conseguiu melhorar bastante o conforto dos profissionais, o que refletiu diretamente no desempenho”, completou. De acordo com Elayse, a eficiência do laboratório estava sendo prejudicada pela precariedade da infra-estrutura anterior. A reforma também aumentou a segurança das análises, atendendo aos requisitos exigidos para o credenciamento.

    Química e Derivados: Qualidade: Elayse - número de análises aumentou em 40%.

    Elayse – número de análises aumentou em 40%.

    Ao longo de 33 anos de existência, o laboratório de microbiologia e parasitologia destacou-se pelo pioneirismo no desenvolvimento de novos métodos analíticos, para a análise de indicadores microbiológicos de qualidade de água. A unidade atende demandas internas da companhia, clientes externos, Ministério Público e prefeituras, por exemplo. Com essa infra-estrutura, a Cetesb trabalha também em conjunto com outros órgãos do Estado, como Secretaria da Saúde, apoiando os programas de vigilância de doenças de veiculação hídrica, tais como cólera e poliomielite.

    Reconhecimento internacional – O laboratório de química inorgânica e radioatividade recebeu no final do ano passado o credenciamento internacional, representando o 11o laboratório da companhia a contar com a certificação. Para Cacilda, o reconhecimento foi alcançado graças à conjugação de esforços dos técnicos daquele laboratório e de outras áreas da Cetesb. “Nós passamos no vestibular, mas nosso trabalho não termina aqui. Fazer o curso será muito mais difícil. Daí a necessidade de contarmos cada vez mais com a dedicação dos nossos profissionais”, ressaltou.


    Página 1 de 212

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next