Química

13 de dezembro de 2007

Prodir – Processo se consolida e muda comportamento das distribuidoras

Mais artigos por »
Publicado por: Hilton Libos
+(reset)-
Compartilhe esta página

    A

    mudança radical de paradigma a ponto de forjar uma nova mentalidade empresarial e, em um período de curto prazo, nivelar os processos de distribuição de produtos químicos aos padrões similares internacionais são os resultados mais relevantes da implantação do Processo de Distribuição Responsável (Prodir), aproximadamente cinco anos após o estabelecimento desse novo sistema por iniciativa da Associação Brasileira de Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (Associquim). O Prodir exige um empenho sistemático das distribuidoras para que atuem conferindo o mesmo grau de importância aos aspectos de segurança, saúde, qualidade e meio ambiente.

    A cada reunião anual do comitê executivo do Conselho Internacional das Associações do Comércio Químico (ICCTA – International Council Chemical of Trade Associations), foram sendo apresentados os resultados sobre o andamento gradual do Prodir. “Até o ponto em que o processo de distribuição que estava sendo desenvolvido foi equiparado aos padrões internacionais em todos os seus aspectos sobre qualidade, saúde, ambiente e segurança” , disse o presidente da Associquim, Rubens Medrano, que compõe o comitê executivo do ICCTA.

    A BSI Management Systems – uma das certificadoras credenciadas pela Associquim para auditar independentemente seu programa de distribuição responsável – frisa esse reconhecimento do programa, revelando o aumento anual gradativo de contratos fechados imediatamente a partir do lançamento do Prodir: de cinco, em 2005, para 23 contratos, em 2007.

    Esse reconhecimento institucional e do mercado ajudou a superar praticamente todos os obstáculos à implantação do Prodir. Como é previsível na maioria dos processos de transformação de métodos, a ruptura com os antigos procedimentos envolveu a superação de uma série de entraves práticos e conceituais em suas primeiras etapas.

    Um dos desafios envolveu questionamentos sobre o impacto do aporte de investimentos na nova proposta de distribuição responsável, em relação ao objetivo de crescimento das empresas por meio do lucro. O esclarecimento exigiu um detalhado e amplo trabalho de conscientização na base associada da Associquim, como explicou a engenheira Glória Benazzi, responsável pelas áreas de ambiente e logística da Associquim. “No final, os empresários receberam satisfatoriamente o argumento de que o Prodir significa a garantia de lucratividade em longo prazo com riscos reduzidos e, portanto, da estabilidade e competitividade da empresa no mercado”, disse a assessora da entidade.

    Prova dessa adesão é que, em sua maioria, os empresários do ramo de distribuição filiados à Associquim realizaram os 18 meses de treinamento para obter a certificação. A partir do estabelecimento do Prodir, de2001 a2007, 73 das 103 empresas associadas à entidade obtiveram a certificação. No máximo, dentro de dois anos, a Associquim espera que o total do quadro de suas empresas esteja operando dentro das normas do programa.

    Ao se certificarem, as empresas acatam uma nova linha de planejamento intrínseca ao Prodir. Esse novo norte no planejamento orienta que o crescimento e a perenidade das indústrias da cadeia química em cenários futuros dependem fundamentalmente da incorporação das regras da responsabilidade social e sustentabilidade na organização, “A preservação ambiental atrelada a um programa de gestão socialmente responsável são duas variáveis que, inter-relacionadas no mesmo peso e medida com as metas de lucro, podem aumentar consideravelmente as expectativas de desempenho e sobrevivência da empresa”, explicou a assessora da Associquim.

    Química e Derivados, Rubens Medrano,  Presidente da Associquim, Prodir - Processo se consolida e muda comportamento das distribuidoras

    Medrano: Prodir se equiparou aos padrões internacionais

    A aplicação desses princípios da empresa sustentável e socialmente responsável em seu planejamento executivo, afinal, resultam em benefícios como a valorização de sua imagem institucional e marca – reforços que contribuem decisivamente para a estabilidade da empresa, assegurando a sua longevidade.

    Revolução cultural química – Na realidade, o Prodir se transformou em um dos componentes da verdadeira revolução cultural na cadeia produtiva do parque químico industrial brasileiro, deflagrada nos últimos anos por uma série de acontecimentos. Dos avanços tecnológicos que trouxeram a alta velocidade do fluxo de informações aos processos produtivos automatizados e padronizados, essas transformações configuraram os novos instrumentos e ferramentas dessa revolução.

    O impacto tecnológico associado ao esvaziamento do Estado, à desregulamentação e privatização das atividades públicas resultaram na concessão de mais poder para a empresa privada no que ela gera e no que lhe é destinado. Na mesma proporção desse aumento de poder, a empresa teve de assumir outras responsabilidades, estendendo suas preocupações para outras necessidades, quando decide aplicar normas e modelos sociais de gerenciamento estratégico.

    Nesse contexto, o diretor de qualidade da Makeni Chemicals, Sérgio Tellini, diz que a empresa – há 26 anos ofertando serviços de armazenamento, transporte e logística de produtos químicos – foi uma das primeiras a obter certificação do Prodir. “Esse processo acrescentou diferenciais e vantagens mercadológicas antes impensáveis em nossos serviços. Depois da implementação do Prodir registramos um aumento de segurança nas operações, mais garantia para o produtor e aumento da confiança do cliente, além de melhores condições de negociações com fornecedores”, disse Tellini.


    Página 1 de 212

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next