Posto de Escuta

15 de abril de 2013

Posto de Escuta – Tintas Condutivas

Mais artigos por »
Publicado por: Albert Hahn
+(reset)-
Compartilhe esta página
    A

    norte-americana Vorbeck Materials anuncia a expansão para 40 t/ano de sua produção de tintas condutivas à base de grafeno, e a intenção de partir para a construção de uma segunda planta igualmente no estado de Maryland. O grafeno, na forma de filmes com espessura equivalente a uma molécula de carbono, é produzido pela própria empresa.

    O mercado mundial de tintas condutivas para a eletrônica impressa é hoje da ordem de US$ 2.5 bi/ano. A metade ou mais é à base de prata, e o resto de níquel, grafite amorfo, e agora também de grafeno.

    Uma das grandes aplicações das tintas condutivas tem sido em antenas para a identificação por radiofrequência (RFID). A curva de aprendizado da indústria de produção desses componentes trouxe os custos para uma zona que permite seu uso para rastreamento de embalagens de papelão, de gado criado solto, e até artigos de vestuário.

    As tintas condutivas também são usadas na montagem de desembaçadores para vidros traseiros automotivos, e de touch screens para telefones portáteis (fabricados, por exemplo, pela Foxcom, em sua fábrica de Jundiaí).

    Existe no mundo uma meia dúzia de produtores de tintas condutivas à base de prata, um dos quais é a brasileira Ticon (Diadema, SP), que exporta 75% de sua produção – trata-se de um mercado em que os suprimentos são fortemente globalizados.

    Com a prata a mais de US$ 1/g, não é surpresa que “a um quinto do custo final” o mercado de tintas condutivas esteja na alça de mira do grafeno.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next