Posto de Escuta

17 de maio de 2013

Posto de Escuta – Houghton: Novo Dono

Mais artigos por »
Publicado por: Albert Hahn
+(reset)-
Compartilhe esta página
    A

    Houghton, uma das grandes produtoras mundiais dos fluidos funcionais – óleos de corte, lubrificantes industriais etc. – acaba de ser vendida (pela AEA Investors) por US$ 1.0 bi, ao grupo financeiro e industrial Hinduja, através da Gulf Oil, uma de suas filiais na Índia.

    Fundado na Grã-Bretanha no começo do século passado por investidores indianos, o grupo Hinduja há alguns anos adquiriu a marca de lubrificantes da Gulf Oil – não só para a Índia como no mundo todo, salvo os EUA e os países ibéricos. Com a compra da Houghton, o novo dono poderá pensar seriamente em passar a disputar uma faixa do mercado automotivo.

    No Brasil, a Houghton nasceu como Lubquim, na década de 70. Tornou-se acionista minoritária da pequena empresa brasileira contra transferência de marcas e tecnologia, e alguns anos depois adquiriu a totalidade. O faturamento da Houghton do Brasil deu um salto durante os anos 80, quando passou também a formular fluidos de freio para algumas das grandes montadoras. Hoje a filial brasileira representa 10% do faturamento mundial, quase quatro vezes a participação do país no PIB mundial.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *