Automação Industrial

15 de fevereiro de 2009

Plantas químicas – Ferramentas computacionais ampliam alcance do CAD para projetos virtuais

Mais artigos por »
Publicado por: Marcio Azevedo
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Química e Derivados, Plantas Químicas, Automação Industrial

    O

    projeto de plantas industriais tem à sua disposição um conjunto de ferramentas baseadas em programas de desenho auxiliado por computador (CAD, na sigla em inglês) que muda significativamente a maneira como engenheiros e projetistas criam novas instalações industriais. Com o auxílio da visualização em três dimensões, essas ferramentas reduzem os erros induzidos por desenhos em duas dimensões e proporcionam reduções de custos na concepção de projetos e na sua execução, tanto na etapa de aquisição de materiais quanto na de construção.

    O mercado de softwares para o projeto de plantas industriais é dominado por três competidoras principais, Intergraph Corporation, Bentley Systems e Aveva, todas com escritórios no Brasil.

    A Intergraph é uma companhia estadunidense sediada em Huntsville, Alabama, e fundada por antigos consultores da agência espacial norte-americana, a NASA. A fornecedora de programas está presente em 65 países, mas por conta da lei de reserva do mercado de informática, em vigor no Brasil entre 84 e 91, viu-se obrigada a nacionalizar a filial brasileira. Desse processo surgiu a Sisgraph, representante da divisão PPM (Process, Power & Marine) da Intergraph, no Brasil, e da divisão SG&I (Security, Government & Infrastructure), na América Latina e no Caribe. A Sisgraph também faz a representação da Stratasys, uma especialista dos EUA em equipamentos para a produção de protótipos.

    Química e Derivados, Ricardo Fornari, gerente técnico da Sisgraph para a divisão PPM, Automação Industrial

    Ricardo Fornari: desenho é relatório gráfico do banco de dados

    Segundo Ricardo Fornari, gerente técnico da Sisgraph para a divisão PPM, a Intergraph dispõe de soluções para quatro grandes áreas do projeto virtual de plantas: modelagens em duas dimensões, modelagens em três dimensões, gerenciamento de materiais e gerenciamento de informações. O segmento de 2D é atendido com softwares esquemáticos sem maiores preocupações com a locação física dos componentes e a proporcionalidade entre suas dimensões, mas com o fluxo lógico de informação. Esses programas (principalmente o SmartPlant P&ID, o SmartPlant Electrical e o SmartPlant Instrumentation) são utilizados para a criação de fluxogramas de processo, diagramas unifilares (para sistemas elétricos), diagramas de malhas (para a instrumentação) e folhas de dados (contendo os parâmetros de operação) dos diversos equipamentos.

    A modelagem em 3D, por sua vez, define o posicionamento de todos os componentes da planta em uma maquete digital em três dimensões. Ela contém todos os equipamentos que virão, de fato, a integrar a planta, como bombas, tanques, tubulações, a estrutura metálica de sustentação, o bandejamento elétrico e dutos de ar condicionado. No 3D, ao contrário do que ocorre nos fluxogramas de processo, os elementos são representados mantidas as relações de escala. Logo, o exibido na tela do computador prevê com fidelidade o que se pretende construir. Do modelo tridimensional são extraídos todos os documentos necessários para a etapa de construção, como os isométricos de montagem (vistas isométricas das linhas de tubulações), os spools de fabricação, as plantas de locação de instrumentos e equipamentos, as plantas de montagem de tubulações e estruturas metálicas, além das listas de materiais a ser comprados.

    O gerenciamento de materiais é realizado com o auxílio de um sistema de gestão da cadeia de suprimentos, desde sua codificação, até o controle da chegada em campo, passando pela requisição, cotação, compra e logística. A integração entre as áreas de 2D, 3D e gestão de materiais é feita pelo sistema de gerenciamento de informação. Ele realiza a gestão de documentos e garante a atualização dos dados e a veiculação da informação real, consolidada, para todos os envolvidos no projeto.


    Página 1 de 712345...Última »

    Compartilhe esta página







      Um Comentário



      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next