Produtos Químicos e Especialidades

11 de abril de 2002

PITTCON 2002: Feira divulga avanços tecnológicos

Mais artigos por »
Publicado por: Maria Silvia Martins de Souza
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Em sua 53a edição, a Pittcon, maior feira de química analítica e instrumentação do mundo, destaca-se pela grande quantidade de lançamentos, organização impecável e presença dos grandes fabricantes mundiais de equipamentos e insumos para laboratórios

    Química e Derivados: Pittcon

    R

    ealizada de 17 a 22 de março, em Nova Orleans, nos EUA, a Pittcon 2002 – The Pittsburg Conference of Analytical Chemistry and Applied Spectroscopy, envolveu dois eventos em paralelo: um programa de conferências, com 11.415 participantes, e a feira de quase 70.000 m2, com 1.144 expositores de 70 países. O Ernest N. Morial Convention Center, sede da Pittcon e um dos poucos locais nos Estados Unidos capazes de comportar feiras dessas proporções, foi servido por transporte gratuito desde os hotéis da cidade, além de credenciamento rápido, espaços internos com computadores para livre acesso à internet, sala de recreação para visitantes e conferencistas acompanhados de crianças. Também dispôs de serviço de veículos movidos à eletricidade nos pavilhões, para uso dos visitantes.

    Química e Derivados foi lá e resume a seguir alguns tópicos marcantes da feira, com destaque para os lançamentos na área da instrumentação analítica.

    Cromatografia – Em cromatografia ficou evidente a acirrada concorrência no fornecimento de colunas e softwares, com quase todos os fornecedores presentes apresentando lançamentos.

    A Waters Co., considerada a líder mundial em equipamentos de HPLC (high performance liquid chromatography), apresentou vários produtos. Dentre eles, a gerente de marketing senior para a América Latina Diana Luque Morello destacou os novos softwares, como o Empower, sucessor do Millennium, lançado em 1992, já com mais de 30.000 cópias em uso no mundo.

    Química e Derivados: Pittcon: Diana - resultados gerenciados na regra FDA.

    Diana – resultados gerenciados na regra FDA.

    Diana afirmou que o Empower é totalmente compatível com os padrões da FDA (Food and Drug Administration), especificamente os descritos no “21 CFR Part 11”. Este regulamento estabelece regras segundo as quais as indústrias farmacêuticas devem gerar e arquivar resultados de análises eletronicamente. Até a data de sua publicação, em 1997, os sistemas eram registrados em papel. “Nosso software é uma ferramenta valiosa para as empresas que busquem atender as requisições do FDA e ao mesmo tempo obter alta produtividade e agilidade dos analistas”, disse a gerente de marketing.

    Outro promovido foi o Drylab Plus, usado na automatização do desenvolvimento de métodos. Afirmou Diana que esse software pode reduzir bastante o tempo no estabelecimento de novas rotinas analíticas em HPLC. Realizando-se apenas quatro corridas, o Drylab Plus pode determinar as condições ótimas para separar os produtos em análise de uma dada mistura. Uma vez desenvolvido, o método pode ser validado no mesmo sistema usando o programa Elsa, específico para a validação de metodologia. Diana informou que todos esses produtos estão disponíveis no Brasil, onde a empresa tem seis revendedores.

    Também foi lançado o programa Mass Lynx para controle de dados adquiridos em sistemas LC/MS (liquid chromatography – mass spectroscopy). Nos últimos anos, o uso da cromatografia líquida acoplada ao espectrômetro de massa vem crescendo em biotecnologia e na indústria farmacêutica. Produtos na área de espectrometria de massa tornaram-se um novo segmento de atuação da Waters desde 1997, quando a empresa adquiriu a inglesa Micromass Ltd., especializada nesse tipo de instrumentação. Esse mercado tende a crescer ainda mais, na opinião de Diana, pois as capacidades analíticas da cromatografia líquida, aliadas à sensibilidade de detecção e especificidade da espectrometria de massa, propiciam recursos analíticos inovadores nos segmentos farmacêuticos, alimentício e em análises ambientais.

    Química e Derivados: Pittcon: Susan - CG-2010 combina rapidez e precisão.

    Susan – CG-2010 combina rapidez e precisão.

    A Waters lançou também uma linha de colunas para HPLC com enchimento baseado em sílicas ultrapuras que exibem retenção superior de compostos polares e podem operar em fases móveis 100% aquosas. Compatíveis com espectrometria de massa, as colunas são disponíveis em vários tamanhos.

    Outros fornecedores de colunas, como Supelco, Hamilton, Dionex e Whatman, também divulgaram suas novas opções. Havia também estandes de fabricantes de resinas para uso como enchimento das colunas, caso da Mitsubishi Chemical. O gerente geral do departamento de separação de materiais Alan D. Sharpe esclareceu que, embora o grande volume de suas resinas seja vendido para aplicações industriais, a área analítica não pode ser desprezada, e daí sua presença na feira.

    Outro caso era o estande da Akzo Nobel, onde o diretor de marketing e vendas para o Nordeste e Centro Oeste dos Estados Unidos Dr. P. K. Dutta informou que a empresa produz a linha de sílicas Kromasil, usadas em colunas HPLC de alta performance, tendo também aplicações industriais. As sílicas podem ser adquiridas a granel ou incluídas na coluna já pronta, com várias possibilidades de tamanho. A linha inclui ainda várias colunas quirais.

    Para atender as necessidades dos modernos equipamentos de LC/MS, a Riedel-de-Haën desenvolveu a linha de solventes ChromaSolv, com baixos teores de impurezas alcalinas (máximo de 100 ppb), freqüentes causadores de interferências. Acetonitrila, acetato de etila, metanol e 2-propanol são exemplos de produtos disponibilizados.

    Também a Millipore lançou produtos para cromatografia, dentre eles as ponteiras de pipeta Zip Tip que, incorporando um leito de 0,6 mL de resina em sua extremidade, possibilitam a concentração, dessalinização e fracionamento de proteínas, peptídeos e oligonucleídeos em segundos, antes de análises por HPLC, espectrometria de massa, eletroforese capilar e outras técnicas analíticas.


    Página 1 de 812345...Última »

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next