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18 de novembro de 2010

Pigmentos – Pesquisas buscam insumos sustentáveis e capazes de desempenhar novas funções

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Publicado por: Marcelo Fairbanks
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    Química e Derivados, Pigmentos, Cádmio

    Laboratorista prepara pigmento de cádmio em moinho de discos

    A

    evolução tecnológica dos pigmentos orgânicos e inorgânicos avança muitas casas além da função de atribuir cor para as tintas. O desenvolvimento de produtos começa a oferecer alternativas para o gerenciamento térmico de ambientes, por meio da reflexão e da absorção controlada de energia, aumentando o conforto de seus ocupantes sem abusar dos sistemas de ar condicionado. O pigmento, nesse caso, traz a vantagem de economizar energia, atitude com elogiáveis reflexos ambientais. Além disso, a decisão dos fabricantes de tintas de retirar voluntariamente os pigmentos amarelos de cromato de chumbo das linhas imobiliárias provocou a migração da demanda para substitutos orgânicos e inorgânicos mais amigáveis.

    A demanda brasileira por pigmentos acompanha o desempenho do setor de tintas e vernizes. Puxadas pelas fortes vendas de automóveis e pelo setor de construção civil (reformas, inclusive), as vendas de tintas exibem um confortável aumento de 8% a 10% neste ano, em relação a 2009, ainda marcado pela crise econômica mundial.

    No caso dos pigmentos, prossegue a reestruturação de mercado, com o deslocamento da produção para a Ásia, especialmente na Índia e na China. A recessão nos Estados Unidos e na Europa, combinada com a taxa cambial brasileira, com ares de moeda forte, incentiva a importação desses insumos. Mas pode deixar os usuários vermelhos de raiva pela falta de assistência técnica no Brasil.

    Química e Derivados, Milton Yoshio Uehara, Luis Carlos Peres, Clariant, yellow 74 têm dois tipos de cores

    Uehara (esq.) e Peres: assistência total ao cliente

    “O pigmento Yellow 74 tem dois tipos de cor diferentes, o Yellow 64 também tem tipos variados, não é porque os contratipos têm o mesmo código de cor que são a mesma coisa”, explicou Milton Yoshio Uehara, especialista da área de assistência técnica de pigmentos e aditivos da Clariant. “O ideal é o cliente informar que tipo de tinta vai produzir e para qual aplicação ela será destinada para que possamos oferecer a melhor alternativa.” Problemas com migração e segregação de pigmentos

    em tintas são típicos de uso do insumo inadequado para a aplicação. Segundo o especialista, a interação com cargas e solventes também pode produzir resultados indesejados, evitáveis mediante a troca de informações com a assistência técnica do fornecedor.

    Luis Carlos Peres, coordenador de vendas de pigmentos de aditivos da Clariant, usa a diferenciação de produtos e serviços para vencer a crescente concorrência asiática. “Evitamos brigar diretamente com eles na questão do preço, mas oferecemos produtos de qualidade garantida, com especificações bem definidas e com alta repetibilidade, além de economia de energia com alternativas de apresentação que reduzem o uso de moinhos”, salientou. As vendas de pigmentos da Clariant podem ser feitas em pó ou na forma de preparações líquidas de fácil incorporação às formulações dos clientes.

    A Basf completou a integração de seus negócios com os da adquirida Ciba. Desde o início do ano, a companhia passou a oferecer aos clientes um portfólio unificado de pigmentos, sob a marca da Basf, mais completo e mais complexo, como enfatizou Adriano Pinheiro, gerente do departamento de pigmentos da Basf para a América do Sul. “A integração de produtos foi concluída, embora ainda esteja em andamento a reestruturação global de processos e plantas, cujo objetivo será a eliminação de redundâncias ou, melhor, a otimização do negócio”, comentou. Ele ressaltou a inclusão dos pigmentos orgânicos de amarelos a vermelhos da Ciba como ponto forte da união, além da chegada da linha de aditivos da adquirida, que poderá ser engordada com a aquisição da Cognis, em andamento. Nas linhas de efeito, houve alguma superposição, pois a Basf comprara a Engelhard, especialista nesses itens.

    A Ciba não produzia pigmentos no Brasil quando da negociação com a Basf, abastecendo o mercado local por meio de importações. A Basf, por sua vez, mantém a fabricação completa das ftalocianinas em Guaratinguetá-SP. “Importamos alguns intermediários para fazer alguns tipos específicos dessa linha e de outras, mantendo o acabamento por aqui”, explicou. A companhia oferece pigmentos em pó, na forma de preparações líquidas e também como bases para colorantes (usados nos sistemas tintométricos).

    O crescimento das vendas de tintas em sistemas tintométricos na América do Sul é expressivo. Segundo Pinheiro, 70% das vendas de tintas decorativas imobiliárias no Brasil (e na região) são brancas, ou seja, sem pigmentos coloridos. Das 30% restantes, cerca de 40% são formuladas nos pontos de venda por meio de mix machines. As tintas pigmentadas de fábrica (ready made) ainda detêm 60%, mas o crescimento das tintas preparadas na frente do consumidor é vertiginoso. “Estamos muito próximos do perfil de vendas da Europa, mas ainda longe dos americanos que compram 90% das tintas decorativas em sistemas tintométricos”, comentou. Para o fornecedor de pigmentos, isso implica adaptação da produção. Enquanto as tintas decorativas ready made preferem receber o insumo na forma de preparações líquidas, a Basf fornece concentrados de cor para fabricantes dos colorantes líquidos que alimentam as mix machines. As linhas automotivas originais e de repintura seguem consumindo pigmentos na forma de pó.


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