Petroquímica

15 de março de 2009

Petroquímica – Unigel reinaugura a fábrica da EDN

Mais artigos por »
Publicado por: Jose Valverde
+(reset)-
Compartilhe esta página
    Química e Derivados, Cerimônia contou com a presença de autoridades baianas, Petroquímica

    Cerimônia contou com a presença de autoridades baianas

    A

    fábrica de monômero­ de estireno do 2º Polo Petro­químico, em Camaçari-BA, que o grupo Unigel comprou da Dow Química, a Estireno do Nordeste (EDN), começou a ser reativada em janeiro, alcançou a capacidade plena de produção em meados de fevereiro, e foi oficialmente reinaugurada no dia 11 de março, com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner.

    A EDN, criada segundo o modelo tripartite associando, em parte iguais, Dow, Petroquisa e Bakolar, inaugurada em 1978 e uma das poucas fábricas do 2º Polo ainda não duplicada, estava sob controle integral da Dow Química quando foi desativada, em dezembro de 2007, produzindo 160 mil t/ano, capacidade agora inteiramente recuperada. A Braskem, controladora da antiga Copene, assegurou o suprimento de eteno e benzeno, as matérias-primas do etilbenzeno que é transformado em monômero de estireno.

    “A reativação exigiu a reconstrução e modernização de algumas linhas”, resumiu o vice-presidente do grupo Unigel, Roberto Noronha Santos. Ele comentou, ressaltando a boa oportunidade da reativação, que “nesses meses que coincidiram com a suspensão da produção da EDN houve importações de estireno”.

    O executivo informou a existência de um projeto para a expansão da fábrica com o objetivo de aumentar, a partir de 2010, a produção de etilbenzeno para 260 mil t/ano e a de monômero de estireno para 240 mil, “aplicando a tecnologia mais eficiente disponível no mercado”. Ele revelou que essa tecnologia já foi negociada, mas prefere manter o nome da empresa licenciadora sob sigilo, por enquanto.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next