Petroquímica

6 de outubro de 2001

Petroquímica: Poliestireno entra na era da internet

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Publicado por: Marcelo Fairbanks
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    nica produtora integrada no mesmo site de etilbenzeno, monômero de estireno e poliestireno do Brasil, a Innova (Grupo Perez Companc) lançou em outubro seu sistema de negócios via internet, na linha do business to business (B2B). O uso da rede mundial é a parte mais evidente de um investimento de US$ 6,5 milhões na implantação de sistemas de relacionamento com clientes e gerenciamento de cadeia de suprimentos. Em plena operação, o conjunto informatizado permitirá ampliar a flexibilidade de atendimento aos clientes, oferecendo vantagens em qualidade e produtividade das operações, de modo a garantir a rentabilidade, estreitar laços de fidelidade com os clientes e diferenciar-se da concorrência.

    Química e Derivados: Petroquímica: Barbosa - Innova toma a dianteira ao integrar produção e vendas.

    Barbosa – Innova toma a dianteira ao integrar produção e vendas.

    A Innova iniciou sua produção de poliestireno no Brasil em Triunfo-RS, em setembro de 2000, tendo vendido nesse ano 51 mil t da resina e 60 mil t de monômero, também consumido na produção de borracha sintética, EPS, ABS, resinas acrílicas e poliéster. Para 2001, a empresa espera vender 175 mil t desses produtos. “A capacidade produtiva de PS já é maior que a demanda no Brasil e ainda cresce, embora não seja seguida pela ampliação no monômero, indicando a evolução de importações”, afirmou o diretor-superintendente Flávio Augusto Lucena Barbosa. Ele salientou que a Innova é a única produtora estabelecida no País a dispor de alguma sobra de monômero.

    A partir de dados da Abiquim, a empresa estima a capacidade atual de produção de PS no Brasil da ordem de 350 mil t/ano, somando Dow (120 mil), Innova (120 mil) e Basf (110 mil), contra demanda prevista de 300 mil t/ano. Dada a elevada competitividade do mercado, a empresa exporta de 6% a 8% de sua produção. Barbosa estima que a Innova já tenha conquistado 28% do mercado local de PS e 55% do de monômero de estireno (ex-PS). Com isso, o faturamento somou US$ 133 milhões em 2000, com previsão de chegar a US$ 180 milhões neste ano.

    Avanço necessário – A necessidade de investir na integração interna da companhia e também com os clientes pode ser explicada pelas economias nos procedimentos e pelas vantagens de relacionamento imediato entre as áreas de produção e vendas. “Agora poderemos atuar no sistema de disponibilidade para promessa de entrega, ou seja garantir a data da entrega já no momento da venda, sem riscos”, afirmou o diretor comercial Marcelo
    Bianchi.

    Por meio do site www.innova.ind.br, clientes previamente cadastrados poderão colocar pedidos, recebendo resposta imediata de confirmação. “Os pedidos são enviados na hora para o planejamento da produção, que pode até reprogramar a fábrica de forma mais eficiente, avaliando simultaneamente os reflexos da mudança nos demais pedidos”, explicou.

    Esse procedimento era feito “na unha”, com grande possibilidade de erro. No sistema tradicional, ou a empresa trabalha com estoques elevados de cada um dos tipos e grades de PS, de modo a operar com ciclos de produção mais compridos, ou adota ciclos rápidos, de forma a reduzir ao mínimo os estoques. Na primeira alternativa a empresa carrega alto custo financeiro, na segunda fica onerada pelo aumento das perdas ocorridas nas fases de transição de um grade para outro. “”E preciso encontrar o ponto ótimo entre estoque e duração de ciclos”, avaliou Barbosa. “O sistema ajuda muito nisso”. Bianchi ressalta a disponibilidade de um recurso pelo qual cada ciente pode informar sua previsão de demanda nos meses seguintes, dado capaz de aprimorar a elaboração do plano de produção.

    Outro ponto positivo da elevada flexibilidade de relacionamento com os clientes consiste na possibilidade de aceitar pedidos imprevistos sem prejudicar a demanda planejada. “No sistema tradicional, algumas boas oportunidades de negócio eram perdidas”, disse.

    Do quadro atual de 120 clientes ativos, a Innova quer atrair para a sua extranet cerca de 40 a 50 o mais rápido possível. Essa quantidade de usuários representa quase 80% da vendas da companhia no Brasil. O sistema já opera desde maio na forma de piloto, com cerca de dez clientes. “Isso foi feito para acertar detalhes dos programas”, informou o diretor. Para 2001, a empresa espera contar com 15% das vendas feitas pelo sistema B2B, percentual que deve chegar a 70%, até 2004. “Ao mesmo tempo vamos alargar a base de clientes”, promete Bianchi.

    Química e Derivados: Petroquímica: Bianchi - sistema permite planejar sem riscos.

    Bianchi – sistema permite planejar sem riscos.

    A Innova opera no Brasil e na Argentina, com fábricas em ambos os países. No entanto, o banco de dados dos clientes já nasceu unificado, podendo ser consultado pela internet (usuários cadastrados), telemarketing e pela área de assistência técnica. “Por enquanto, cada fábrica abastece seu respectivo país, pois os produtos consumidos nos mercados não são necessariamente os mesmos”, comentou Barbosa. Mas, a complementariedade das produções não é descartada, principalmente quando a demanda argentina se mostra enfraquecida pela crise econômica. “O importante é que a Innova é a primeira empresa petroquímica do Brasil a aceitar e processar pedidos de forma 100% eletrônica, sem interferência humana”, ressaltou. O sistema também dá informações sobre andamento dos pedidos, mostra o histórico de operações anteriores e apresenta dados financeiros, como a disponibilidade de crédito.

    De forma geral, explicam os executivos da Innova, o sistema representa passo importante na rotina comercial da companhia. Todos os aspectos anteriores à venda, como preços, envio de amostras e sistemas logísticos devem ser acordados entre as partes em etapa anterior. Aliás, eles informaram que 90% dos negócios com resinas são feitos na modalidade CIF, ou seja, incluem o frete. “Isso pode ser alterado por contato direto com vendedores ou via telemarketing”, comentou Bianchi.


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