Domissanitários e Limpeza

20 de março de 2013

Perspectivas 2013 / Limpeza – Nova classe média sustenta crescimento das vendas de produtos domissanitários

Mais artigos por »
Publicado por: Rose de Moraes
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Química e Derivados, Perspectivas 2013 / Limpeza - Nova classe média sustenta crescimento das vendas de produtos domissanitários

    O

    s índices de crescimento podem ter ficado aquém das expectativas, mas o superávit na balança comercial do setor de produtos de limpeza, a inserção progressiva de brasileiros no mercado de consumo e as novas estratégias voltadas às produções mais sustentáveis reacendem as perspectivas de geração de novos negócios tanto no mercado doméstico quanto nas exportações, prenunciando novas possibilidades para o desenvolvimento das indústrias de domissanitários no país.

    Contrariando o posicionamento do setor químico como um todo, caracterizado por um perfil mais importador do que exportador, os produtos de limpeza e afins alcançaram crescimento de 2,1% nas exportações em 2012, enquanto as importações ficaram retraídas, -2,3%.

    Para efeito comparativo, as exportações no ano anterior (2011) registraram queda de -5,14% no faturamento e de -15,67% em volume em relação a 2010, sendo os itens mais exportados os agentes orgânicos de superfície não-iônicos, as emulsões de tensoativos e as preparações tensoativas para lavagem e limpeza, enquanto as importações estavam em alta, apresentando crescimento de 22,16% em relação a 2010, sob o ponto de vista do faturamento, e de 7,28% de crescimento em se tratando de volume.

    Já o faturamento líquido deverá apresentar níveis de crescimento entre 3,5% e 4,2% em 2012 em relação a 2011, acima da evolução do PIB (Produto Interno Bruto), mas é o mais baixo percentual dos últimos seis anos, comparável ao ritmo de crescimento observado nos anos de 2006 (4,5%), 2005 (3,5%) e 2004 (3,2%), devendo encerrar o período em R$ 15 bilhões, de acordo com estimativas preliminares divulgadas pela Abipla, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins.

    Química e Derivados, Perspectivas 2013 / Limpeza, Gráfico - Evolução lenta na limpezaO crescimento nas vendas, segundo consideram especialistas, também foi moderado. Foram comercializadas 15,5 bilhões de toneladas de produtos em 2012, contra 14,9 bilhões de t em 2011, atestando expansão da ordem de 3,8% no total comercializado.

    Um indicador bastante positivo, no entanto, está no nível de empregos, que apresentou crescimento de 3,8% no último ano, indicando a ocupação de mais de 45,5 mil postos de trabalho pelas indústrias do setor.

    Analisados em retrospectiva de mais longo prazo, os produtos para higienização, desinfecção e desinfestação revelam capacidade de incorporação progressiva aos hábitos de higiene dos brasileiros. E, apesar de terem tributação elevada – 39%, em média –, o setor dá continuidade aos investimentos, que somaram R$ 474 milhões em 2011, de acordo com o último levantamento realizado com as indústrias pela associação.

    “Pelo nono ano consecutivo, observamos o crescimento do nosso setor acima do PIB e temos vários motivos para considerar 2012 como um ano excelente, além de acreditarmos no seu contínuo crescimento”, declarou Maria Eugenia Proença Saldanha, presidente executiva da Abipla, durante confraternização promovida em dezembro de 2012 para os associados da entidade. O encontro contou com as presenças do novo presidente da Abipla, o engenheiro industrial Marcos Angelini, e de convidados de empresas como a Anhembi, Bombril, Johnson, Deten Química, GMSM, Oxiteno, Procter&Gamble, Reckitt Benckiser, Total Química e Unilever.

    Segundo o mais recente levantamento divulgado pela Abipla, tendo por base pesquisa desenvolvida pela Nielsen, as categorias de produtos que mais cresceram em volume em 2011 foram: panos de limpeza (31,5%), purificadores de ar (19,1%), inseticidas em espiral (19,1%), produtos para limpeza de cozinhas (18,8%) e concentrados de limpeza (8,9%), abrangendo multiusos, limpadores perfumados e produtos para limpeza pesada.


    Página 1 de 3123

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next