Logística Transporte e Embalagens

24 de março de 2003

Logística: Ferramenta controla a movimentação de embalagens retornáveis

Mais artigos por »
Publicado por: Hamilton Almeida
+(reset)-
Compartilhe esta página

    E

    m parceria com a empresa norte-americana International ISO Group, a K&D Logística está oferecendo ao setor químico o Container Tracker, uma ferramenta desenvolvida para a gestão de ativos retornáveis, que pode proporcionar uma redução de 5% a 20% nos custos operacionais da empresa. Por meio desse sistema, pode-se saber onde está cada mercadoria em trânsito e quando a embalagem retornará.

    Segundo o gerente de negócios da K&D, Ícaro Lima, a economia se deve à eliminação de perdas, aumento do giro (menor capital empatado) e menor valor do frete de retorno. “Acontece que nem sempre a embalagem retorna no tempo necessário e a fábrica é obrigada a adquirir novas para atender outro pedido”, disse “Agora, o empresário já pode saber, com exatidão, quando terá seu ativo de volta”. Ele recomenda o sistema para embalagens de alto valor.

    O Container Tracker já é utilizado há algum tempo nos Estados Unidos, principalmente pelas indústrias de jornais, legumes, frutas e pneumáticos. A sua aplicação é flexível. A K&D, que vende o gerenciamento do sistema, ou seja, a gestão e o rastreamento das embalagens retornáveis, está introduzindo o sistema no mercado químico brasileiro desde o final do ano passado. Lima revela que o investimento para aquisição do serviço gira em torno de 1% a 5% do valor da embalagem por envio, dependendo do número de unidades utilizadas, assim como das distâncias entre os pontos de troca, além do tempo de ciclo dos processos em que as caixas participam.

    De acordo com a K&D, o gerenciamento de embalagens retornáveis exige estrutura dedicada às questões operacionais. Em caso contrário, podem ocorrer problemas como perda de caixas e contenedores, desabastecimento de linha de produção por falta de caixa específica, deficiência nos procedimentos de limpeza e manutenção, aumento das despesas operacionais referentes a pessoas, empilhadeiras e área dedicadas à operação de retornáveis. O serviço de gerenciamento de frotas de caixas plásticas também evita que o cliente se desvie do seu foco de negócio, contribuindo, assim, para o aumento de produtividade dos investimentos, à medida em que minimiza a quantidade de caixas paradas ou perdidas. O caso da indústria automobilística é exemplar, pois há diferentes fornecedores que possuem diferentes tipos de embalagens plásticas retornáveis. Apenas um desses fornecedores chega a ter em seu processo cerca de 50 mil unidades. Daí a importância de contar com um eficiente sistema de utilização de caixas retornáveis nas trocas entre fornecedores e montadoras. Também é fato que as embalagens plásticas estão cada vez mais presentes nos processos logísticos. A K&D é um provedor de soluções logísticas. Entre os serviços prestados, estão o desenvolvimento de projetos e o gerenciamento de operações em diferentes áreas e segmentos da cadeia produtiva.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next