Notícias

25 de maio de 2003

ISO 14000: Novo texto será definido em julho

Mais artigos por »
Publicado por: Jose P. Sant Anna
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Entidade internacional promove reunião em Bali para definir alterações no conteúdo da norma

    Química e Derivados: ISO: iso_abre..

    N

    o próximo julho será dado um passo decisivo para o aperfeiçoamento das normas ISO 14001 e ISO 14004, criadas pela entidade internacional ISO em 1995 para incentivar as empresas a controlarem com maior propriedade os procedimentos necessários para que sejam evitados danos ao meio ambiente. Em um encontro previsto para a primeira semana na paradisíaca região de Bali, na Indonésia, os técnicos responsáveis pela redação das alterações devem chegar ao estágio do trabalho conhecido como DIS (Draft International Standard), no qual o texto estará praticamente definido. No último mês de abril o novo texto chegou ao estágio CD2 (Committee Draft 2), que dá diretrizes quase finais ao trabalho. Pequenas alterações ainda poderão ocorrer no encontro seguinte, ainda sem data marcada, quando será definido o conteúdo da etapa FDIS (Final Draft International Standard). Em 2004 a reforma deve ser concluída com o lançamento da redação definitiva.

    Química e Derivados: ISO: grafico_iso01Desde que o projeto de atualização começou a ser executado, em 1998, nove reuniões foram realizadas em diversos cantos do mundo. A demora na aprovação do novo texto, à primeira vista, dá a idéia de que as normas estejam sofrendo importantes alterações em relação ao seu conteúdo original. As mudanças, no entanto, não serão significativas, revela Jorge Emanuel Reis Cajazeira, gerente de excelência empresarial do Grupo Suzano, divisão Celulose e Papel, e representante brasileiro no subcomitê da ISO que está realizando os aperfeiçoamentos no texto. Ele explica que a lentidão dos trabalhos deve-se muito mais às dificuldades de atender o interesse dos vários países participantes da entidade.

    Os maiores entraves estão ocorrendo na revisão da ISO 14001, única norma da família ISO que permite a uma empresa obter certificado que ateste a adoção do controle de uma gestão preocupada com a defesa da natureza. Tal característica lhe confere um caráter essencial e controverso. Tanto que a aprovação do CD2 relativo a ela não foi unânime. Dos 38 países membros que avaliaram as mudanças, cinco com grande expressão mundial votaram contra (Estados Unidos, Áustria, Japão, Canadá e Finlândia) e um se absteve (Itália). O texto do CD2 encontra-se recheado com mais de 350 comentários, que serão avaliados na reunião de Bali que aprovará o estágio DIS.

    Química e Derivados: ISO: grafico_iso02“A nova redação da ISO 14001 procura deixar claro alguns itens que antes davam vazão a interpretações dúbias”, explica Cajazeira. É o caso, por exemplo, da definição do conceito de “melhoria contínua”, exigido pela norma desde o seu lançamento. “Antes o texto falava que a ‘melhoria contínua’ deveria ocorrer no sistema de gerenciamento ambiental. Na nova redação será exigido o desenvolvimento ambiental, as empresas terão que demonstrar como suas práticas proporcionam a redução constante dos danos à natureza”, informa o representante brasileiro. Além disso, o texto atualizado obriga a definir com maior exatidão o alcance do sistema adotado por uma empresa e dá maior ênfase à necessidade de sua adequação à legislação local. Também houve uma grande preocupação, por parte dos representantes da entidade internacional, em alinhar o conteúdo de seus artigos ao da norma de qualidade ISO 9001:2000, de modo que as duas possam ser adotadas de maneira integrada com maior facilidade por parte dos interessados.

    As alterações previstas para a ISO 14004, por sua vez, geraram menos polêmica. Ocorre que ela tem caráter de material referencial e didático. Em outras palavras, as empresas que a adotam não precisam provar que estão seguindo seus artigos à risca. Isso vem facilitando as discussões. Tanto que o conteúdo do estágio CD2 da norma foi aprovado por 100% dos delegados dos 28 países membros que o avaliaram. Mesmo assim, o novo texto conta com 250 comentários, que devem render muitas avaliações na reunião que ocorrerá em julho na Indonésia.

    Química e Derivados: ISO: Cicco - mais de 600 empresas já têm certificado no Brasil.

    Cicco – mais de 600 empresas já têm certificado no Brasil.

    Potencial – O número de empresas brasileiras que obtiveram certificado da ISO 14001 ainda não entusiasma, mas vem crescendo bastante e promete dar um salto importante nos próximos anos. No início de 2001, estava estimado na casa de 250. Hoje, de acordo com dados do Inmetro, órgão ligado ao governo federal responsável pela política de implantação da norma no Brasil, ele encontra-se na casa das 525 certificações.

    Dados do QSP, associação de caráter privado mantida por empresas e pessoas físicas, no entanto, revelam dados mais otimistas.

    Para a entidade já existem mais de 600 empresas certificadas. “Até mesmo os nossos dados devem estar desatualizados, precisaria ser feita uma pesquisa constante junto às certificadoras para se chegar a um número confiável. É muito provável que o número real supere essas estimativas”, esclarece Francesco de Cicco, diretor-executivo da QSP.

    O motivo de tanto entusiasmo por parte das empresas vai bem além do interesse de preservar a natureza. “A ISO 14001 traz muitas vantagens para as empresas”, assegura Eduardo Prestes, diretor do Bureau Veritas, grupo multinacional de origem francesa que presta consultoria às empresas interessadas em adotar a norma e que também emite certificações por meio de uma de suas empresas, a BVQI. Para o dirigente, um dos aspectos que mais vem sendo levado em consideração pelas corporações é o da imagem institucional, componente muito importante em um momento no qual os consumidores tornam-se cada vez mais críticos em relação às marcas que cometem deslizes ecológicos.


    Página 1 de 3123

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next