Laboratório e Análises

13 de dezembro de 2012

Instrumentação – Parceria faz Merck ofertar solução completa de análise

Mais artigos por »
Publicado por: Marcelo Fairbanks
+(reset)-
Compartilhe esta página
    D

    urante o Congresso Latino-Americano de Cromatografia (Colacro) – realizado de 2 a 5 de outubro em Florianópolis-SC –, a divisão life sciences da Merck Millipore divulgou a parceria mundial estabelecida em julho com a Bruker, além de apresentar a quinta geração de instrumentos da Hitachi para cromatografia líquida de alta performance (HPLC), o Chromaster 600 bar. Ambos permitirão à Merck Millipore ampliar sua atuação no mercado brasileiro nos próximos anos, aproveitando a sinergia com outros produtos da companhia, tradicional fabricante de reagentes e solventes de grau analítico, colunas cromatográficas, elementos filtrantes e sistemas de filtração especiais.

    “Nosso objetivo é fornecer uma solução completa para os problemas analíticos dos nossos clientes, não nos limitando a fornecer apenas os instrumentos”, explicou Daniel Teixeira, coordenador de cromatografia da Merck Millipore. Isso inclui parceria com empresa especializada para o projeto e instalação das linhas de gás e da infraestrutura laboratorial. Ele explicou que a parceria com a Bruker se refere aos cromatógrafos a gás (CG), espectrômetros de massa (MS) acoplados a CG, CG/ MS (quadrupolo simples), CG/MS/MS (triplo quadrupolo) e à linha ICP/MS (espectrometria de massa com plasma induzido acoplado). Os demais produtos da Bruker – dona de um portfólio extenso, que inclui instrumentos para ressonância magnética nuclear, analisadores por raios-X e fluorescência, por exemplo – permanecerão sob os cuidados diretos da própria companhia ou por intermédio de outros parceiros no Brasil.

    Teixeira salienta que a Bruker possui há anos instalações em Atibaia-SP, entre as quais um showroom de seus produtos, além de espaço adequado para treinamentos. “A Merck Millipore possui um showroom em Alphaville para os instrumentos de HPLC da Hitachi, nossa parceira desde 1986”, comentou.

    Antes desse acordo, a Merck estava restrita no campo analítico às linhas de HPLC, mais voltadas para institutos de pesquisa, universidades e empresas do ramo farmacêutico e de biotecnologia avançada. A disponibilidade de cromatógrafos a gás e dos espectrômetros e detectores de massa da Bruker permitirá trabalhar mais perto de outros segmentos de mercado, como as indústrias química, petroquímica, de petróleo/gás, de análises ambientais e de alimentos. “Muitas indústrias usam CG para controle de qualidade da produção, um mercado amplo que não disputávamos”, explicou Teixeira. Ele salientou que a Bruker adquiriu boa parte dos produtos da antiga Varian, empresa comprada pela concorrente Agilent, que foi obrigada a se desfazer de alguns itens do portfólio por decisão dos órgãos de controle da concorrência nos Estados Unidos e Europa.

    A adaptação ao novo contrato exigiu a qualificação do pessoal da Merck Millipore, que passou a responder pela comercialização e serviços de pós-venda dos produtos mencionados desde julho.

    A Bruker atua no Brasil desde 2009; e a Varian, muito antes disso. Teixeira adianta que a parceira continua a investir no desenvolvimento de produtos, tendo lançado em setembro, no Japão, a linha Evoq de espectrometria de massa (triplo quadrupolo) acoplada à cromatografia líquida (LC). “Esses instrumentos devem chegar ao Brasil em 2013”, prevê.

    Química e Derivados, Chromaster 600 bar, Instrumentação

    Chromaster 600 bar: 5ª geração de HPLC da Hitachi

    HPLC avançada – O Chromaster 600 bar representa um avanço incremental na linha de HPLC da Hitachi. “A linha Chromaster substituiu a LaChrom; em 2011 lançamos o Chromaster 400 bar, neste ano recebemos o 600 bar e esperamos para 2013 os instrumentos para Ultra-HPLC”, comentou Teixeira. Como ele explicou, pressões mais elevadas permitem usar colunas com partículas de empacotamento cada vez menores, que oferecem maior resistência ao fluxo do líquido injetado. Colunas normais usam partículas de sílica com 1,7 micrômetro, enquanto colunas para 600 bar usam partículas com menos de 2 micrômetros. Instrumentos de Ultra-HPLC chegam a 1.000 bar. “Isso aumenta a resolução dos picos analíticos, permitindo usar colunas muito mais curtas, ou seja, de 5 a 7,5 cm em lugar das peças de 25 a 30 cm usuais, com a respectiva redução do tempo das análises, tornando o laboratório mais produtivo”, explicou.

    Aumento de produtividade se traduz imediatamente em redução de custos. Teixeira cita o exemplo de um fabricante de protetores solares (cosméticos) que consumia 40 minutos para analisar cada amostra. Usando HPLC com alta pressão, e colunas menores, baixou esse tempo para 2,5 minutos. “O prazo de retorno do investimento foi calculado em dois meses”, disse.

    Ao mesmo tempo, a sensibilidade dos detectores também foi melhorada. “Conseguimos um nível de ruído com arranjo de diodos (DAD) muito baixo, inferior a 0,5.10-5 AU (unidade de absorbância) a 250 nm, igual ao do UV-Vis”, disse o especialista. O DAD permite análises semiqualitativas com a técnica de HPLC, usualmente quantitativa. O instrumento é fornecido com DAD e detectores UV e UV-Vis.

    Ele explicou que o Chromaster 600 não é muito mais caro que o 400 bar. A Hitachi já considera o modelo de 600 bar como o padrão de mercado, deixando o modelo anterior para aplicações específicas. “Ao mesmo tempo, a Hitachi lançou um instrumento mais simples para HPLC, o Primaide, modelo de entrada no portfólio, que tem por alvo o uso didático em escolas e universidades”, comentou. Teixeira esclarece tratar-se de uma atualização do modelo LaChrom Elite, com nova caixa externa e detectores na faixa do UV Visível por arranjo de diodos (DAD). Além disso, o instrumento conta com bomba quaternária (para gradiente) e forno, sendo gerido por um software próprio. “Como será produzido em alta escala, esse instrumento terá preço baixo e encontrará mercado também em aplicações mais rotineiras, em controle de qualidade, por exemplo”, comentou.


    Página 1 de 212

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next