Química

15 de maio de 2011

Indústria – Basf comemora cem anos no Brasil

Mais artigos por »
Publicado por: Marcelo Fairbanks
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Revista Química e Derivados - Complexo químico da companhia em Guaratinguetá-SP

    Complexo químico da companhia em Guaratinguetá-SP, fundado em 1959

    M

    uitas comemorações povoam a agenda da Basf no Brasil em 2011. A começar pelo centenário das operações no país, iniciadas em 1911, ainda sob a denominação de Badische Anilin & Soda Fabrik. Além disso, o grupo empresarial químico também ressalta os 50 anos da marca de tintas Suvinil, líder no segmento decorativo imobiliário.

    Desde a fundação da companhia, em 1865, até 1910, as importações de produtos pelo Brasil apresentavam um crescimento contínuo, acompanhando em volume a demanda da Argentina, principalmente de anilina. Em 1911, como a demanda brasileira superava à do vizinho, a Basf decidiu montar um escritório de representação comercial no Rio de Janeiro-RJ. Embora as remessas de produtos da Alemanha tenham sofrido interrupções durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundiais, o relacionamento com o Brasil sempre foi atrativo.

    Pouco antes da Segunda Guerra, aliás, a Basf foi incorporada ao gigante IG Farben, do qual se desligou, como as demais componentes, imediatamente após o encerramento das hostilidades. No imediato pós-guerra, a companhia ficou sob supervisão do governo francês. Passada essa fase, durante a recuperação econômica da Europa, muitos motivos apoiavam a descentralização da produção química alemã: interesse dos demais países em evitar a formação de novos gigantes químicos concentrados em um só país, dificuldades em obter matérias-primas, custos logísticos elevados no pós-guerra, entre outros.

    Revista Química e Derivados - Gislaine Regina Rossetti, diretora de comunicação corporativa da BASF para a América do Sul e responsável regional pelas áreas de comunicação e sustentabilidade

    Gislaine: aquisições abriram novas oportunidades de crescimento

    Na década de 50, a companhia resolveu apostar no desenvolvimento do Brasil, colocado em evidência pelos investimentos em infraestrutura e industrialização efetuados no governo de Juscelino Kubitschek. Como resultado, em 1959, a Basf inaugurou sua primeira fábrica na América do Sul, em Guaratinguetá-SP, para produzir o poliestireno expandido de marca Styropor. O sítio de Guaratinguetá produz atualmente 1,5 mil produtos diferentes, contando com uma capacidade produtiva anual da ordem de 295 mil toneladas, abrangendo desde polímeros estirênicos, pigmentos, plásticos, dispersões, produtos de performance, produtos de proteção de cultivos, acrilato de butila, entre outros, sendo o maior conjunto fabril da companhia na região.

    Incentivada pelos bons resultados e pelo ciclo de investimentos no setor químico apoiado pelo governo federal na década de 70, a Basf investiu para montar, em 1978, uma complexa estrutura fabril em Camaçari-BA, onde são produzidas a linha de aminas e a dimetilformamida (DMF), esta usada na fabricação de solventes e de fibras têxteis.

    A companhia conta também com fábricas em Indaiatuba-SP (catalisadores automotivos), Mauá-SP (sistemas de poliuretano e elastômeros de PU termoplástico e celular), na Vila Prudente (capital paulista, voltada para aditivos para concreto e produtos para construção civil).

    As operações brasileiras da Basf totalizaram vendas de 2,3 bilhões de euros e empregavam 4,1 mil colaboradores em 2010. Fica no país a sede das operações regionais, que incluem outros dez países sul-americanos e também do Oriente Médio e da África. Essa região ampla teve vendas de 3,8 bilhões de euros no mesmo ano, com seis mil colaboradores. No mundo todo, o grupo Basf realizou vendas totais acima de 63,9 bilhões de euros em 2010, com 109 mil profissionais em sua estrutura global.

    Futuro planejado – Os planos da Basf para o futuro já estão traçados. “A Basf no Brasil se insere no planejamento global da companhia, denominado Estratégia 2020”, comentou Gislaine Regina Rossetti, diretora de comunicação corporativa da companhia para a América do Sul e responsável regional pelas áreas de comunicação e sustentabilidade.


    Página 1 de 3123

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next