Cosméticos

26 de junho de 2003

HBA: Feira quase dobra de área e acolhe 16 mil pessoas

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Publicado por: Renata Pachione
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    Cerca de 180 expositores reuniram o que há de melhor e de mais novo em insumos para cosméticos

    Química e Derivados: HBA: hba_abre

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    ais de 16 mil pessoas estiveram na 8ª edição da Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria Cosmética – HBA South America. De acordo com registros da organização do evento, o grupo VNU Business Media, o índice superou em 22% o número de visitantes do ano passado. O evento, considerado o maior da América Latina em tecnologia para o setor cosmético, aconteceu de 13 a 15 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo–SP, e reuniu cerca de 180 expositores, em uma área de 9 mil m², espaço 45% maior do que o da edição anterior. Para o presidente da VNU Joris van Wijk, o ganho estrutural traduz o avanço desse mercado nos últimos anos. “O evento acompanhou a ascensão do setor”, afirmou.

    Química e Derivados: HBA: Rodrigues - investimentos em projetos ambientais.

    Rodrigues – investimentos em projetos ambientais.

    Dados da Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) apontam que no ano passado o setor faturou R$ 9,6 bilhões, representando um acréscimo de cerca de 15%, em relação ao ano anterior. Desse total, a indústria cosmética contribuiu com R$ 2,4 bilhões com um crescimento de 23,60%, em relação a 2001; higiene pessoal, R$ 5,8 bilhões – avanço de 10,39% sobre o ano passado; e perfumaria, com R$ 1,4 bilhão – faturamento 24,47% maior do que o registrado em 2001. Esse cenário positivo posiciona o Brasil na sexta colocação no mercado mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, conforme dados do Euromonitor de 2001. O País representa o terceiro mercado mundial em desodorantes; o quarto em formulações para o cabelo, higiene oral, fragrâncias, produtos infantis, fraldas descartáveis e absorventes higiênicos, e o sexto em itens masculinos. Os segmentos nos quais o País tem mais a avançar são o de cremes e loções para a pele, maquiagem e produtos para o banho, detentores da nona posição.

    Por conta do tamanho do setor, a 8ª edição da HBA desligou-se da Analítica Latin America, evento destinado à divulgação de tecnologia e equipamentos para laboratórios, biotecnologia e controle de qualidade, marcado para 1 a 3 de outubro deste ano. A mudança da data de sua realização, que passou do segundo semestre para o primeiro, também foi oportuna. “Os formuladores terão mais tempo para apresentarem inovações ao mercado ainda neste ano”, constatou Wijk. Uma oportunidade de conferir as novidades em produtos acabados será na Cosmoprof Cosmética – Feira Internacional da Beleza, programada para os dias 12 a 15 de setembro.

    Matérias-primas – Para dar conta desse dinamismo do setor, a HBA South America ofereceu aos visitantes diversas novidades em matérias-primas e reforçou a tendência, anunciada há algum tempo, de formulações com forte apelo natural. Com a política de apostar em constantes inovações, a Cognis do Brasil apresentou 24 produtos, lançados nos últimos dois anos (entre novos e de promoção continuada). Para o seu representante Paulo César Rodrigues, um dos destaques do ano é a linha de fitoingredientes. “Focamos a diferenciação. Oferecer produtos da Floresta Amazônica reforça nossa filosofia”, afirmou Rodrigues. A empresa desenvolve produtos e ativos naturais desde 1999.

    Química e Derivados: HBA: Caneda destacou os óleos em pó para tintura capilar.

    Caneda destacou os óleos em pó para tintura capilar.

    Com a garantia do Certificado de Origem de Matérias-Primas, emitido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Cognis destacou a Amazon Care Chemicals. Mais do que uma linha de extratos vegetais, na opinião de Rodrigues, trata-se de um projeto ambiental, pois este coopera para melhorar as condições sócio-econômicas de comunidades nativas, além de trabalhar em áreas de reservas extrativistas, garantindo assim a extração constante e controlada, além de novas fontes de matérias-primas renováveis. A linha conta, entre outros produtos, com o espessante Cetiol HCG, óleo de andiroba hidrofilizado; o Cegesoft BEO, óleo de castanha do Brasil, rico em ácidos graxos insaturados oléico e linoléico, e o Cetiol HTG, manteiga de cupuaçu hidrofilizada, potente hidratante, devido à sua composição rica em ácidos graxos de cadeia longa.

    Fundada há dez anos, a Beraca Ingredients também apresentou na HBA sua linha de extratos vegetais, a Rain Forest Specialties, composta por ativos extraídos na Amazônia por meio da Brasmazon, empresa de Belém-PA, responsável pela exploração sustentável de sementes. Com base nessa filosofia, a mão-de-obra contratada é nativa e recebe treinamento para reconhecer e extrair da mata produtos florestais não-madeireiros como frutas, polpas e sementes. Toda a operação de extração conta com a autorização de órgãos legais sob a supervisão do governo do estado do Pará e com o apoio de uma universidade local.

    Como reflexo desse trabalho, a Beraca, fornecedora e fabricante de produtos químicos e insumos naturais, levou à feira a linha Stilb-Touch, cujo principal ingrediente é o óleo em pó de castanha do Pará, pertencente à Rain Forest. Composta por dois produtos, o HDE e o 3200 P, a linha é indicada para a tintura capilar e possui como principais benefícios o prolongamento da coloração e a promoção de brilho e de maciez aos cabelos. “Eles dão um toque especial após o tingimento”, explicou o gerente da divisão HPC Julio Patiño Caneda. Além dos óleos na forma em pó, a empresa atua com óleos hidrossolúveis e em gel, oriundos de diversos vegetais, como copaíba, buriti e maracujá.


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