Cosméticos

5 de julho de 2001

HBA: Cosmética evolui para atender cliente

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Publicado por: Quimica e Derivados
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    O mercado cosmético exige constante aperfeiçoamento dos industriais, que para se manterem competitivos bus­cam acompanhar a evolução científica e tecnológica no desenvolvimento dos pro­dutos do setor. Para tanto, a HBA South America reuniu os mais importantes profissio­nais do ramo, que aproveita­ram a oportunidade para con­­tatar clientes-alvo e apresentar os mais recentes lançamentos da área. Con­fira a seguir alguns desta­ques da feira.
    Clariant

    Líder mundial em especialidades químicas, a Clariant marcou presença na feira com novos materiais e conservantes da divisão Functional Chemicals, destinados a produtos de

    Química e Derivados: HBA: Lenço da 3M remove oleosidade facial.

    Lenço da 3M remove oleosidade facial.

    tratamento de rosto, corpo e cabelo. Na linha Personal Care, a novidade ficou por conta das composições. Os chamados blends, associações surfactantes, já vêm prontos, manipulados em proporções testadas e aprovadas. O diferencial seria então a otimização do processo, com economia de tempo e energia, além da diminuição do descarte de embalagens usadas, o que auxilia na preservação do ambiente. Na feira, a Clariant também aproveitou para divulgar o complemento da sua linha de conservantes e biocidas para a indústria de cosméticos, higiene pessoal e farmacêutica.

    3M

    Lançamento da 3M, o Lenço Removedor de Oleosidade Facial Microporoso, segundo a engenheira de desenvolvimento Maria Cecília Moraes Antunes, não permite absorção de água, mantendo a pele naturalmente hidratada. Com estrutura em polipropileno, o lenço também merece destaque por apresentar baixa remoção de maquiagem comparado a outros similares.

    Ipiranga Química

    Química e Derivados: HBA: Ribeiro - filtro solar evita aglomeração de partículas.

    Ribeiro – filtro solar evita aglomeração de partículas.

    Conforme comentou Almir Ribeiro, coordenador da unidade de negócios da Ipiranga Química responsável pelo segmento de cosméticos e farmacêuticos da empresa, o mercado brasileiro de cosméticos é bastante promissor, daí o interesse da Ipiranga de estar sempre buscando novos parceiros.

    Os frutos dessas parcerias estiveram expostos no evento, tais como o Granlux, da empresa finlandesa Granula, que, na opinião de Ribeiro, é “um conceito superior para filtros físicos”, pois nas preparações solares mostra-se capaz de evitar a aglomeração de partículas ou de reduzir, e até mesmo eliminar, a pre­ci­pitação ou a separação de fases da emulsão, além de conferir maior estabilidade de pra­teleira. Também fo­ram destaque no estande da Ipiranga os produtos: Synthalen W2000, Veegum e AMP-95.

    Chemax

    Por meio da divisão matérias-primas, a Chemax apresentou sua tradicional linha de conservantes e lançou uma nova, de poliquaternário e surfactante. “Somos agora uma nova opção, pois trazemos outros produtos além dos já tradicionais existentes no mercado”, comenta Erivaldo Rosa, gerente comer­cial da empresa. Os lançamentos com­põem a linha Hydantoin e Polyquater­nium 10 e Polyquaternium 7.

    Química e Derivados: HBA: Rosa - poliquaternários e surfactantes inéditos.

    Rosa – poliquaternários e surfactantes inéditos.

    Cosmotec

    Representante de importantes em­presas internacionais pro­dutoras de ingredientes cos­méticos, a Cosmotec trouxe da Alemanha, por meio da Goldschmidt, pro­dutos como o Cosmocair P813 (ativo com ação antimicrobiana sobre os micro­organismos causa­dores do mau odor da trans­piração) e o SK Influx (composto de ceramidas 1, 3 e 6, colesterol, ácidos graxos e fitoesfingosina); dos Estados Unidos, a Cosmotec apresentou da GE Silicones o SFE 839, modificador de sensorial em formulações skin e hair care; e da Kobo, do Japão, o EA-209, microesferas que atuam no disfarce das rugas.

    Já da Espanha, o destaque ficou por conta do Pronalen Bio-Protect (blend de extratos de ginseng, pêssego, maçã, trigo e cevada), produzido pela Provital. “Estamos mostrando aqui na feira os principais produtos de algumas em­presas internacionais que representamos no Brasil”, afirmou a diretora de marketing, Marly M. Yajima Fagliari.

    ISP

    Química e Derivados: HBA: Marly - blend de extratos vegetais da Espanha.

    Marly – blend de extratos vegetais da Espanha.

    Já a gerente de desenvolvimento e aplicação de produtos da International Specialty Products (ISP), Vivian Tahan Pohl, apresentou novidades relativas à fotoproteção. Trata-se do Sunspheres, esferas de polímero acrílico que oti­mizam a performance dos outros filtros solares que participam da fórmula.

    “Não é um filtro solar como os existentes no mercado, é um agente que ajuda na atuação dos outros”, explica Vivian. Ela afirma que com Sunspheres é possível incrementar de 50 a 80% o valor de fotoproteção solar (FPS) dos produtos, reduzindo a irritabilidade e beneficiando o custo da formulação. Outro lança­mento da ISP foi o Ceraphyl 70. Indi­cado para produtos com ou sem enxá­güe, ele age como principal agente condicionador dos cabelos.

    PIC Química

    Para João Alfredo Morais, um dos sócios da PIC Química, a grande tendência da indústria cosmética é a fitocosmética, cuja base é a utilização de extratos vegetais nas fórmulas dos produtos. “Todas as empresas que trabalham com produtos naturais têm mercado e, mais, êxito”, disse.

    Representante da Alban Muller International, a PIC Química abrigou em seu estande os lançamentos da empresa, focando os phytolaits, produtos de

    Química e Derivados: HBA: Vivian mostrou esferas para filtros solares.

    Vivian mostrou esferas para filtros solares.

    composição natural que combinam princípios ativos hidrossolúveis e lipossolúveis das plantas. Segundo ressaltou Morais, eles atuam como reestruturantes, emolientes e hidratantes, melhorando a estabilidade das formulações.
    Rexam

    A Rexam Beauty & Closures trouxe inovações em embalagens de cosméticos. Responsável pela nova linha de maquiagem da Avon e pela linha Natura, a Rexam mostra-se preocupada em oferecer um design diferenciado. “É um item que deve ser valorizado, porque agrega valor à marca”, comentou a gerente comercial, Paula Fróes. Além dos produtos nacionais, foram destaque do estande as últimas novidades das marcas internacionais Mary Kay, Lan­côme, Poême e Almay, entre outras.


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