Gases

10 de setembro de 2000

Gases industriais têm expansão de demanda

Mais artigos por »
Publicado por: Marcelo Fairbanks
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Recuperação Econômica dispara o consumo de gases no Brasil enquanto preços se mantém baixos por causa da forte concorrência

    Química e Derivados - Gases - Tanque para gases do ar em Americana-SP .

    Tanque para gases do ar em Americana-SP .

    A

    recuperação da atividade econômica nacional mudou as expectativas dos produtores de gases industriais, que agora prevêem aumento de 10% a 15% no volume total negociado neste ano.

    Depois de anos em queda, os preços dos gases do ar devem passar por momento de estabilidade, acompanhando os valores internacionais, a despeito da crescente ocupação da capacidade produtiva das unidades criogênicas. O motivo para o bloqueio dos aumentos de preços é a forte concorrência no mercado brasileiro.

    Conspira contra essa estabilidade a majoração das tarifas de energia elétrica, o principal insumo do setor. Também a expectativa altista nos combustíveis deve afetar outro item de peso nas planilhas de custos: os fretes rodoviários. “Temos contratos com nossos clientes que estipulam o repasse automático dos reajustes de tarifas”, disse o diretor de gases industrias da White Martins/Praxair, Marcelo Quintaes.

    A empresa, assim como outras produtoras do setor, aguarda a regulamentação do uso das linhas de transmissão de eletricidade de modo a aumentar a competitividade nesse fornecimento. “Somos grandes consumidores, temos poder de barganha e vamos buscar os melhores acordos possíveis.”

    Novos acordos de fornecimento de eletricidade podem melhorar os resultados dos fornecedores de gases industriais. “Estamos trabalhando com os preços mais baixos desde 1976, quando começamos a registrar esses valores”, comentou Renato Montagnini, gerente comercial da área de gases da Air Products no Brasil. Segundo avaliou, algumas filiais locais de empresas americanas pagam menos pelos gases que as suas matrizes. A rentabilidade melhora um pouco no segmento de produtos vendidos em cilindros.

    Química e Derivados - Gases - Disponibilidade de gás carbônico permite abrir mercado nos efluentes.

    Disponibilidade de gás carbônico permite abrir mercado nos efluentes.

    A Air Liquide sepultou de vez a antiga denominação Oxigênio do Brasil e conseguiu aumentar seus negócios acima dos 25% de crescimento total do grupo mundial, computando dados até setembro de 2000. A filial brasileira registra resultado líquido de 4% a 6% maior, considerado bom, principalmente tendo em vista a amortização dos investimentos em novas unidades, que montou a US$ 200 milhões.

    Os resultados incluem a venda de equipamentos e prestação de serviços diversos, a exemplo da limpeza de metais. “Não queremos ser vistos apenas como fornecedores de gases industriais, mas como provedores de soluções tecnológicas para os clientes”, disse Gérard Priet, diretor para a América Latina do grupo Air Liquide.

    A expectativa do grupo, compartilhada pelos seus concorrentes, é animadora, apontando para o incremento de 5% no PIB deste ano, provocando elevação de 10% nas vendas de gases, estimada em US$ 600 milhões. “E a demanda por serviços cresce bem acima disso”, afirmou Priet. A ênfase nas necessidades dos clientes é coerente com a estratégia mundial do grupo e deve permitir a recuperação de espaços de mercado perdidos para a concorrência há alguns anos, quando a então Oxigênio do Brasil perdeu a segunda posição no ranking nacional para a Aga (hoje pertencente ao grupo alemão Linde). “Não pode haver arrogância, é preciso ser líder mantendo o diálogo e atenção com os clientes”, explicou Priet. “Isso não estava acontecendo no Brasil”.


    Página 1 de 512345

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next