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18 de outubro de 2010

Food Ingredients – Novidades da feira, selecionadas por QD (*)

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Publicado por: Quimica e Derivados
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    ●A Purac lançou o “Puraq Arome NA4”, aromatizante natural que oferece funcionalidades do sal, com redução dos níveis de sódio, sem perda de sabor. O ingrediente, voltado ao mercado de proteínas, imita o sabor das carnes, por exemplo, e auxilia no controle da atividade da água, reduzindo o ritmo de crescimento microbiológico. A empresa apresentou também o “Purac Fit Plus”, solução edulcorante, com zero açúcar, que mascara o sabor residual dos adoçantes e simultaneamente realça as características desejáveis das bebidas.

    ●O consórcio entre Alibra, Milkless Ingre­dients e Genkor Ingredients lançou na FiSA 2010 ingredientes para sorvetes artesanais, doces em pasta com leite e coberturas para pizzas. As novidades são direcionadas aos mercados de food service e industriais.

    ●A Gelita lançou o ingrediente solúvel a frio batizado de Instant Quick para o preparo de sobremesas tradicionais de gelatina. A empresa apresentou também o ingrediente Nutricandy voltado à fabricação de balas sem açúcar com proteína. Além disso, a Gelita trouxe para a Fisa 2010 produtos com foco no mercado de food service, como, por exemplo, gelatinas para preparos instantâneos, gelatinas em folhas, ingredientes para confeitarias, entre outros.

    ●A Fortitech apresentou pré-misturas per­so­nalizadas de nutrientes (vitaminas e minerais) para as indústrias de alimentos, bebidas e farmacêutica. A empresa tem um portfólio de mais de 30 mil pré-misturas.

    ●O Laboratório Bioserae e o CNI (Colloides Naturels International) lançaram novos aditivos para alimentos e coadjuvantes de tecnologia, com foco em matérias-primas de origem natural. Entre os lançamentos, destacam-se a Neopuntia, fibra 100% natural advinda do cacto Opuntia fícus indica, com princípio ativo positivo nos parâmetros de lipídeo no sangue. As empresas apresentaram também o ingrediente CactiNea, originário da fruta do cacto, com propriedades antioxidantes e diuréticas. Além disso, exibiram ainda o Vinitrox, extrato de frutas com alto conteúdo de polifenóis, recomendado para nutrição esportiva.

    ●A Taiyo International apresentou ingredientes funcionais para as indústrias de alimentos, bebidas e suplementos. A empresa tem como foco o mercado de ingredientes inovadores derivados de fontes naturais, além de desenvolver a habilidade de proteger e gerenciar saúde. A Rep & Saga é o agente e distribuidor exclusivo no Brasil.

    ●A Döhler lançou novidades em concentrados de frutas padronizados, blends de frutas, sistemas de ingredientes, emulsões, aromas e corantes para a indústria de bebidas, lácteos e sorvetes.

    ●A Ajinomoto apresentou a enzima Activa, indicada para melhorar o aproveitamento e a qualidade da carne, agregar valor às matérias-primas e reduzir custos nos frigoríficos. A empresa exibiu também os realçadores de sabor Ajino-Moto e Ajitide, que reduzem a presença de sódio nos alimentos. Além disso, a Ajinomoto trouxe para a FiSA 2010 o condimento preparado Harmonix-F.

    ●A Tate & Lyle lançou a nova fibra solúvel de milho Promitor TM 85 recomendada para produtos diet ou sem adição de açúcar. A novidade, que não compromete sabor e textura, pode ser usada para a fabricação de sopas, cereais, pães, produtos lácteos, bebidas, entre outros produtos. A ingestão diária de fibras está associada a uma digestão saudável.

    ●A Bunge apresentou margarinas e gorduras vegetais, com reduzido teor de ácidos graxos trans e saturados. Segundo a empresa, o desenvolvimento destes produtos foi um desafio, uma vez que a redução da quantidade de gordura trans nos alimentos tem como consequência o aumento dos teores de gorduras saturadas. Segundo a empresa, foram feitos investimentos em pesquisa e tecnologia, para desenvolver produtos que tenham ambos os índices reduzidos, mas mantenham a estabilidade oxidativa, assim como a funcionalidade nas aplicações.

    ●A Makeni lançou, em parceria com a Basf e Innophos, soluções para alimentos e bebidas naturais. Entre as novidades, destaque para produtos destinados à substituição de corantes artificiais e redução do sódio, com preservação do sabor, textura e aparência dos alimentos.

    ●A Cargill lançou novos ingredientes para cinco categorias do mercado de alimentos, com características como zero colesterol e caloria, baixo nível de gordura trans e saturada, manteiga de cacau processada – Nextter –, que retarda o surgimento de manchas esbranquiçadas e prolonga a cremosidade do chocolate, entre outros. A empresa apresentou também o Hoso, óleo de girassol altamente oleico, um novo sistema para produção de um queijo análogo que oferece redução de custo e substituição parcial ou total da proteína animal e o edulcorante Zerose TM.

    ●A DSM apresentou o selo “Quality for Life”, que atesta a qualidade dos cinco principais segmentos da divisão DSM Produtos Nutricionais: bebidas, lácteos, alimentação infantil, suplementação e fortificação básica. A empresa lançou também o Fabuless, ingrediente funcional que ajuda a reduzir a quantidade de gordura corporal, e uma nova geração de ácidos graxos ômega 3, fundamentais para a redução de triglicérides e do colesterol ruim e que promovem uma série de outros benefícios para o organismo.

    (*) Informações fornecidas pelos expositores à organização da Fisa 2010



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