Máquinas e Equipamentos

25 de maio de 2003

FITMA – Feira do ambiente ganha projeção internacional

Mais artigos por »
Publicado por: Rose de Moraes
+(reset)-
Compartilhe esta página


    Com a inclusão da Expo Cone Sul, feira interamericana de engenharia ambiental, e a maior participação de convidados estrangeiros, Fitma amplia sua vocação de feira internacional

    Química e Derivados: Fitma: Costa e Silva - déficit do saneamento mantém demanda potencial do setor.

    Costa e Silva – déficit do saneamento mantém demanda potencial do setor.

    R

    eferência nacional e internacional como exposição de equipamentos e tecnologias inovadoras para saneamento, recursos hidrícos e meio ambiente, a Fitma Aquatech Brazil 2003, de 3 a 6 de junho, no pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, em São Paulo, sob o patrocínio da Abes ( Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e promoção da Fagga Eventos, integra pela primeira vez neste ano a Expo Cone Sul, feira organizada pela Aidis, a Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental, entidade com sede brasileira, mas que congrega outros 31 países, envolvendo desde o Canadá até a Argentina, incluindo toda a região do Caribe.

    A projeção internacional do evento tornou-se, portanto, mais acentuada neste ano e será o ponto alto da programação a ser observado logo na cerimônia de abertura dos trabalhos, trazendo como convidado o engenheiro Carl-Axel P.Soderberg, diretor há dez anos da divisão do Caribe da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, para proferir palestra no dia 3, às 10 horas, no auditório instalado no terceiro piso do pavilhão.

    As contribuições técnicas a todos os setores envolvidos também enriquecerão a programação, organizando-se em paralelo às feiras três dos mais importantes eventos do setor, como o 4° Congresso Regional de Engenharia Sanitária e Ambiental da 4ª região da Aidis, abrangendo todos países do cone Sul, como Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai; o I Simpósio Latino-Americano sobre Biossólidos, além do II Encontro Latino Americano de Resíduos Sólidos.

    Para o presidente nacional da Abes, engenheiro Antonio César da Costa e Silva, os resultados da Fitma Aquatech 2003 deverão superar os alcançados na edição de 2002, quando 8 mil visitantes e expositores participaram da feira, confirmando o interesse crescente pela busca de novas soluções e tecnologias para o tratamento de águas e resíduos sólidos, controle e proteção ambiental.

    Nos últimos anos, segundo observou Costa e Silva, o ritmo dos investimentos em saneamento básico se mantém estável e aquém das necessidades. Somadas as iniciativas dos setores público e privado, desde 1995 até o presente, o País estaria destinando ao setor montantes entre RS$ 1,5 bilhão a RS$ 2 bilhões ao ano.

    Mas para se alcançar a universalização do saneamento básico nos próximos dez anos, o que significa abastecer com água potável todas as populações urbanas e coletar todos os esgotos gerados nas cidades, seriam necessários investimentos anuais em torno de RS$ 4 bilhões a R$ 5 bilhões.

    “O Brasil apresenta muitas oportunidades para desenvolver o saneamento, mas demanda capital para investir”, afirmou o presidente da Abes. Tais oportunidades, segundo relatório do BNDES, foram avaliadas três anos atrás em torno de RS$ 16 bilhões, como aporte previsto para o período entre 2000 e 2007.

    Afora os efeitos positivos criados pelas legislações ambientais e o interesse empresarial ao cumprir exigências de preservação dos recursos naturais até para poder atender aos requisitos das exportações, Costa e Silva reconhece haver ainda um longo caminho a percorrer para o alcance e implementação de maiores avanços em saneamento e proteção ao meio ambiente.

    Exposição traz avanços – A Fitma Aquatech 2003 será uma vitrine de novidades e exibirá serviços e avanços incorporados às novas tecnologias e equipamentos. A participação estrangeira aumentou nesta edição, destacando-se a participação de delegações empresariais da Alemanha, Áustria, Itália e Inglaterra. Em apoio às iniciativas de intercâmbio comercial e aos investimentos que possam ser feitos no Brasil, o consulado geral da Áustria organizou a vinda de várias empresas, como a Rabmer, prestadora de serviços de saneamento e recuperação de tubulações sem escavações, envolvendo águas, gás, esgotos, óleos, etc. Também pela Áustria, destacam-se as presenças da SFC – empresa de engenharia, fornecedora de processos de tratamento de águas e esgotos para grandes estações –, da b2 electronic – fornecedora de produtos para telemetria e telemática, instrumentos eletrônicos de medição e controle para fontes de alimentação e aparelhos de medição à distância, baseados na tecnologia GSM –, complementando-se com a vinda da Neuhold, que apresentará soluções para estações de tratamento de águas servidas, esgotos, água potável e efluentes industriais.

    Da Alemanha, destacam-se a Kessel e a Geneprenet. Especializada na fabricação de equipamentos para drenagem, envolvendo esgotos domésticos, industriais e comunitários, a Kessel inclui em sua apresentação várias tecnologias. Já a Geprenet comunicará ao público sua vasta experiência na área de projetos de energia eólica, envolvendo também a operação e a manutenção de turbinas sob quaisquer condições climáticas.

    Várias tecnologias para o tratamento de efluentes poderão ser acompanhadas pelos visitantes da Fitma. Entre os destaques estão sistemas especialmente projetados para indústrias químicas, farmacêuticas, alimentícias, cosméticas, envolvendo ainda os setores de papel, tintas e corantes, e que foram concebidos pelo grupo Enviro-Chemie. Com mais de 6 mil instalações já implantadas em mais de 30 países, a empresa, fundada na Suíça, tem sede na Alemanha, e mantém há dois anos uma filial no Rio de Janeiro. Na Fitma Aquatech 2003, estará promovendo a inauguração em julho, em Jacarepaguá-RJ, de uma central de tratamento de efluentes industriais voltada ao atendimento de pequenos e médios estabelecimentos que ainda não contam com tecnologias para o destino final de seus efluentes.


    Página 1 de 612345...Última »

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next