Variedades e Curiosidades

19 de agosto de 2007

Fitabes – Feira leva novidades ao setor

Mais artigos por »
Publicado por: Rose de Moraes
+(reset)-
Compartilhe esta página

    ALBRECHT

    A empresa catarinense, de Joinville, evidencia ao público equipamento para secagem térmica de lodos sanitários e industriais, desenvolvido com tecnologia própria. Entre os benefícios decorrentes de sua utilização, esse secador, além de conferir proteção ao meio ambiente e elevar o padrão de saúde pública local, propicia reduções de peso, volume e de umidade dos lodos, contribuindo, assim, para diminuir o passivo ambiental.

    ALPINA AMBIENTAL

    Química e Derivados, Fitabes - Feira leva novidades ao setor

    Secador térmico reduz volume de lodo

    Um sistema inovador para tratamento de esgotos é apresentado nesse estande. Desenvolvido com a finalidade de sanar deficiências locais de áreas e instalações que não contam com sistema público para tratar esgotos, esse sistema, denominado DBR, atende às necessidades residenciais, de condomínios, canteiros de obras, indústrias em geral, servindo até para emprego em instalações temporárias, como eventos que não dispõem de sistema de tratamento de águas residuárias. Ao contrário de outros tipos de equipamento, o diferencial do DBR é tratar o efluente sem a presença de químicos, permitindo o reúso das águas em descargas de sanitários e lavagens de máquinas e equipamentos. Os discos rotativos existentes em seu interior funcionam como suportes para o crescimento natural, espontâneo e controlado de microrganismos que consomem e oxidam os dejetos. Os vários modelos, fabricados com materiais incorrosíveis, podem atender a diferentes necessidades. Um deles, o sistema DBR Compac, é indicado, de acordo com orientações do fabricante, para locais que já possuem fossa séptica, mas necessitam baixar o consumo de água por meio do reúso, ou diminuir a freqüência das coletas por meio de operações com caminhões do tipo “limpa fossa”. Já o sistema DBR Maxi é recomendado para locais considerados tecnicamente inviáveis ou àqueles em que as escavações teriam custo muito alto, como é o caso de praias e regiões com formações rochosas. Seu uso permite tratar efluentes de dez indivíduos, podendo em capacidades maiores atender às necessidades de 70 indivíduos, em condições de uso itinerante. Há também sistemas com grande capacidade, como é o caso dos DBR 1200, DBR 1400, DBR 1600, DBR 1800, DBR 2000 e DBR 3000, que funcionam por módulos, cada qual podendo atender até três mil indivíduos. Com a mesma concepção, outros projetos também foram desenvolvidos pela empresa com fibras de vidro, apresentando capacidade para atender até 500 indivíduos em condições de uso constante. Já o sistema DBR Aerox foi concebido para tratar esgotos de edifícios e condomínios, com qualidade final correspondente às águas de reúso.

    ANALYSER

    Química e Derivados, Fitabes - Feira leva novidades ao setor

    Medidor on-line para fluoretos em água

    Vários equipamentos para monitorar e auxiliar análises compõem a mostra. Os monitores on-line de íons (fluoretos) para água potável da marca Thermo Fisher, modelo Orion 1809, operam de forma contínua, por método potenciométrico, dispensando sistema de ajuste de força iônica (Tissab) e são considerados únicos no mercado com calibração por dupla adição conhecida. Operando nas faixas de leitura de 0,01 ppm até 100 ppm, evitam erros de diluição e promovem compensação automática de temperatura. Portáteis e microprocessados para cloro livre (de zero até 10 ppm), equipamentos como os fotocolorímetros Analyser da série 500 possuem display em cristal líquido, bateria recarregável com desligamento automático, sistema de calibração ajustável e adotam princípios de medição reconhecidos pela Standard Methods. Os medidores de íons seletivos de bancada Analyser 450M também medem pH, mV e temperatura, apresentando faixa de leitura para pH desde zero até 14,00, mV + – 1.999, temperaturas desde zero até 100oC e concentrações de zero até 1.999 ppm.

    ANDRITZ

    Centrífugas Decanters, filtros-prensa, peneiras automáticas e adensadores mecânicos, entre outras tecnologias para separação de sólidos e líquidos, figuram como destaques no estande do tradicional fabricante de soluções para tratamento de esgotos sanitários, água potável e estações ETE e ETA. As centrífugas Decanters, reconhecidas por apresentar alto rendimento na secagem e no teor de sólidos em processos contínuos e totalmente automatizados, são também recomendadas para utilização em processos de desidratação ou adensamento de lodos, com ou sem o uso de floculantes, podendo receber ajustes de parâmetros até mesmo em condições de operação. Além de contar com sistema de recuperação de energia, com o objetivo de obter maior economia no consumo, esses equipamentos são providos de parafuso transportador, revestido com pastilhas substituíveis de carbeto de tungstênio, e mais resistentes aos desgastes. Na sede, em Pomerode-SC, a empresa relata ao público o desenvolvimento de vários novos projetos, contando com recursos laboratoriais para comprovar a filtrabilidade dos produtos e levantar dados para o correto dimensionamento dos equipamentos.

    CARBOCLORO

    A empresa comparece com sua linha de produtos de aplicação direta e indireta no setor de saneamento. A começar pelo cloro (gás liquefeito) e pelo hipoclorito de sódio, os dois produtos mais usados nos processos de oxidação de desinfecção de água em todo o mundo. A soda cáustica (hidróxido de sódio) serve para controlar o pH no tratamento da água potável, especialmente em estações automatizadas. Além deles, a Carbocloro produz o EDC, intermediário para a produção de PVC, material usado para a confecção de tubos de distribuição de água e esgotos.


    Página 1 de 3123

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next