Couro e Curtumes

27 de março de 2005

Fimec: Feira globaliza o couro nacional

Mais artigos por »
Publicado por: Quimica e Derivados
+(reset)-
Compartilhe esta página

    O Parque de Exposições da Fenac está com o espaço físico 100% comercializado desde a segunda quinzena de março para a realização da 29ª edição da Fimec – Feira Internacional de Couros, Químicos, Componentes e Acessórios, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes.

    Química e Derivados: Fimec: fimec_abert. ©QDO evento acontece entre os dias 19 e 22 de abril de 2005 e conta com 40 mil metros quadrados de área de exposição, localizados em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Mais uma vez a maior exposição do setor na América Latina volta a bater todos os seus recordes. São 1,58 mil expositores e a expectativa com realação ao crescimento de visitantes é de 5% em relação ao ano passado, com incremento de 15% na participação de delegações estrangeiras.

    Na edição anterior, foram 51,465 mil brasileiros e 2,864 mil estrangeiros de 35 países. Mesmo com um grande número de expositores do exterior abrindo escritórios no Brasil, o volume de locação de espaço feito diretamente por empresas de fora cresceu 12% em 2005. “Este crescimento é impulsionado, em sua maioria, por empresas européias sediadas na Alemanha, Itália e Espanha e também por empresas da Argentina, China, Turquia e Paquistão”, observa o presidente da Fimec Júlio Seidl.

    Como a Fimec não pára de crescer, a diretoria do evento conseguiu ampliar o espaço para mais 90 estandes. O Pavilhão 11, inaugurado no ano passado, irá permitir a ampliação de área. São mais 2,5 mil metros quadrados com ambiente climatizado e de fácil acesso para os visitantes. Integrado aos demais pavilhões, é resultado da reorganização geográfica da Fimec, transformando o atual Centro de Eventos em área para mostra de produtos.

    Outro espaço incorporado ao complexo Fimec é o Pavilhão 10. Inicialmente concebido para ser utilizado somente em 2004, também já está com sua lotação esgotada para 2005, abrigando mais de 50 empresas expositoras distribuídas em seus 1,8 mil metros quadrados.

    Química e Derivados: Fimec: Seid - interresse estrangeiro é cada vez maior. ©QD Foto - Divulgação

    Seid – interresse estrangeiro é cada vez maior.

    Construído nos modernos padrões de tecnologia em lona sintética, com ambiente climatizado, pé direito de sete metros, praça de alimentação e internet center, tende a atrair uma grande visitação para seus corredores por reunir pesos pesados da cadeia produtiva do couro, como Bayer, Rhodia, Tecnopiel, Curtume Bela Zini, Alpa Mercosul, Indinor, Brascola, Transduarte e Saint-Gobain.

    O crescimento da Fimec é simples de ser explicado. A cada ano a diretoria da Fenac cria novos canais de divulgação da exposição no exterior. Neste ano, o presidente Julio Seidl liderou uma comitiva na 30ª Anpic, um dos maiores eventos latino-americanos do setor coureiro-calçadista realizado em fevereiro no México. Para Seidl, a visita foi positiva porque abriu novos canais de negócios para o Brasil e atraiu mais visitantes a Novo Hamburgo. Ele convidou a diretoria do evento mexicano para enviar missão oficial à Fimec 2005 como forma de aumentar o intercâmbio da cadeia produtiva do couro entre os dois países.

    O presidente da Fimec elogiou o profissionalismo da organização da Anpic. “O Brasil exporta 60% de máquinas do setor para o México que ocupa, atualmente, a oitava posição entre importadores de componentes brasileiros, com cerca de US$ 23 milhões em negócios no ano de 2004”, revela Seidl. A Anpic reuniu mais de 1,3 mil expositores de 20 países, entre os quais 27 eram empresas brasileiras que viabilizaram sua presença através do apoio da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex). A Anpic recebeu visita de mais de 22 mil compradores mexicanos e estrangeiros.

    O que ver na feira

    ALBANY

    Com atuação centenária na fabricação de tecidos técnicos no mundo e há 30 anos presente no Brasil, atendendo aos mercados de filtração, papel e celulose, têxtil, alimentício e curtumes, a empresa expõe novidades, como o feltro Dura-Felt Plus. Projetado para atender as necessidades do mercado de produção de wet-blue com couro integral, o produto oferece reforço e nova construção na base, proporcionando maior resistência perante severas condições de pressão com a passagem de couros espessos. Confeccionado com fibras especiais de alta resiliência e resistência à abrasão na superfície, agrega também feltros na cor preta para uso com réguas medidoras de reflexão de luz, proporcionando maior eficiência no enxugamento. Além de feltros e telas para enxugamento e acabamento de couros, estarão sendo destacadas telas para prensas desaguadoras de lodo, direcionadas ao tratamento de efluentes.

    BAYER

    O amplo portfólio de revestimentos têxteis e para coagulação à base de sistemas poliuretânicos da Bayer MaterialScience AG será destacado ao público. Focada no desenvolvimento de produtos toxicológica e ecologicamente adequados, a empresa irá enfatizar produtos das linhas Impranil, Impraperm e Desmoderm, fabricados com isocianatos aromáticos e alifáticos. Oferecida em diferentes versões, com ou sem solventes, granuladas, com alto-sólidos ou em dispersões, a linha Impranil apresenta versatilidade para uso em sistemas de aplicação direta ou por transfer. Já a gama de produtos Impraperm, constituída em grande parte de monocomponentes aplicados por coagulação, mas também oferecida na versão com dois componentes, encontra largo emprego em calçados. Outra atração a ser conferida no estande será a bola de futebol RoteiroTM, da Adidas, destaque na Europa, realizada no ano passado em Portugal, produzida com revestimento de poliuretano da linha Impranil. Além das tradicionais aplicações em calçados, tênis e vestuário, os revestimentos têxteis também poderão ser vistos em componentes internos de automóveis, roupas protetoras contra calor, mangueiras especiais de combate a incêndios, luvas, malas e barracas.


    Página 1 de 512345

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *