Máquinas e Equipamentos

15 de novembro de 2011

Filtros e Centrífugas – Inovações tecnológicas atendem a demanda em alta por filtros

Mais artigos por »
Publicado por: Gerson Trajano
+(reset)-
Compartilhe esta página

    química e derivados, filtros, inovações tecnológicas

    A

    s necessidades de separação sólido-líquido desencadearam uma corrida tecnológica entre os fabricantes de processos de filtração industrial para melhor atender os seus clientes. Sistemas autolimpantes, de retenção de partículas em escala micrométrica e submicrométrica, de multicamadas, prensas modulares em formatos grandes e pressão acima de 60 bar, bem como filtros hiperbáricos, são algumas das novidades na filtragem de produtos químicos, petroquímicos, minerais, alimentícios, pigmentos, biomassas e farmacêuticos.

    “Há um mercado mundial de filtração que gira em torno de US$ 45 bilhões por ano, e para conquistá-lo é preciso inovar sempre”, diz Sérgio Augusto, supervisor de vendas da divisão Filtration da Eaton Corporation, norte-americana que neste ano adquiriu a alemã Internormen Technology Group, produtora de filtros hidráulicos, e a Begerow, focada em filtros para a indústria farmacêutica, de alimentos e de bebidas. Há cinco anos, ela já havia incorporado a Hayward/GAF, detentora de 65% do mercado mundial de filtros bolsa.

    Com a aquisição da Internormen, a Eaton reforça sua presença nos itens para filtração no segmento de papel e celulose, óleo e gás, energia eólica, contadores de partículas e analisadores de qualidade. A unidade no Brasil vai atender a América Latina, um mercado estimado em US$ 2,7 bilhões.

    Na busca por eficiência, um dos maiores desafios para os fabricantes é desenvolver equipamentos industriais que consigam trabalhar em perfeita harmonia com os parâmetros do processo, gerando o máximo de produção com diminuição da resistência ao escoamento, e transformando a área filtrante tão grande quanto possível, sem que as dimensões globais do filtro aumentem proporcionalmente, afetando o custo total de operação.

    Elemento filtrante – Existem processos em que o objetivo maior é clarificar do modo mais perfeito certos líquidos, neste caso o sólido é o refugo da operação. Mas em outras filtrações ele se constitui o produto, com formação de torta, que na maioria dos casos é lavada e drenada para purificar e separar os sólidos no estado mais seco possível. Há situações nas quais, tanto o sólido como o filtrado são produtos, sendo a nitidez da separação um requisito da operação. Tudo isso se reflete na seleção do elemento filtrante.

    A Eaton desenvolveu um elemento filtrante em aço inox 316, capaz de reter partículas de 15 micrômetros – um fio de cabelo tem 70 micrômetros de espessura, aproximadamente – e tratar líquidos com mais de 1 milhão centipoise (cps) de viscosidade. Para se ter uma ideia, a água tem viscosidade de 0,000891 cps a 25ºC.

    O filtro possui também um sistema de autolimpeza, sem interrupção do fluxo de filtração, o que reflete diretamente na produtividade e na redução dos componentes orgânicos voláteis liberados. Assim, quando os meios requerem limpeza, um disco desce e sobe no interior da mídia, removendo os sólidos concentrados na parede do elemento filtrante. “Esse filtro é ótimo para a fabricação de tintas, sendo o responsável pela retirada de contaminantes sólidos ou géis presentes nas formulações. Com ele conseguimos uma tinta que possibilita um melhor acabamento visual, requisito das pinturas industriais e do ramo automotivo”, afirma Sérgio Augusto.

    Segundo ele, o novo equipamento remove 98% dos resíduos indesejáveis e pode substituir processos antigos de filtração por bolsa ou cartucho, dependendo da exigência do cliente. “No mercado, há máquinas com mais de 50 anos de operação e nosso sistema é muito mais eficiente que os tipos bolsa ou cartucho”, afirma o supervisor.

    A novidade, no entanto, não elimina novos investimentos nesses tipos de filtros. A companhia oferece uma lista com 1.500 possibilidades de aplicações para bolsas e cartuchos, desde os tipos mais econômicos de emenda costurada, até os de emendas soldadas e multicamadas.

    Na linha de cartuchos, a Eaton fabrica os nominais e absolutos em melt blown, bobinados, de resina fenólica e de carvão ativado, também produzindo módulos filtrantes de aço inoxidável ou de material plástico.

    Filtro cartucho também é o forte da 3M Purification. Em 2005, a multinacional norte-americana juntou forças com a conterrânea Cuno, fundada em 1912 e referência internacional em filtros de cartucho, para criar a divisão Purification. Desse casamento nasceu um novo sistema de filtração de alto fluxo.

    Combinando meios filtrantes e carcaças de ambos, a inovação, batizada de High Flow, utiliza um cartucho plissado patenteado com capacidade de vazão de 34 mil litros por hora, empregando um único elemento filtrante. A armação do filtro é menor que as usuais, o que possibilita sua instalação num limite crítico de espaço, como o disponível nas plataformas offshore de petróleo. O conjunto foi planejado para facilitar a operação, instalação e remoção do cartucho, dispensando o uso de ferramentas especiais para a substituição do elemento filtrante.


    Página 1 de 212

    Compartilhe esta página







      2 Comentários


      1. Buenas tardes,

        Soy un especialista en sistemas de filtración con mas de 25 años de experiencia en el diseño y construcción (filtros prensa, de vacío rotativos y horizontales, de banda, bujías, etc.
        He sido jefe de fabricación en importante empresa de filtros en Europa (España) y me ofrezco para dar mis servicios en lo que consideren necesario.
        Saludos cordiales.

        Juan Grabuleda



      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next