Produtos Químicos e Especialidades

5 de outubro de 2004

Filtração: Antimicrobiano prolonga a vida útil dos elementos

Mais artigos por »
Publicado por: Marcelo Furtado
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Uma empresa de elementos filtrantes de Caxias do SulRS, a Hidro Filtros do Brasil, resolveu aumentar a vida útil de seus produtos com o uso de uma proteção bacteriostática. Tratase do aditivo antimicrobiano da norteamericana Microban, já bastante empregado no exterior em plásticos transformados, sobretudo em utensílios domésticos, como potes Tupperware. O emprego em elementos filtrantes no Brasil sucede, aliás, a aplicação em dois usos comuns no exterior: o fabricante de facas e panelas Tramontina utiliza nos cabos das facas e a transformadora Plasútil em seus potes para uso doméstico.

    Baseado em um composto bisfenólico, o aditivo, extrudado no polímero plástico, age na superfície do elemento perfurando o citoplasma da bactéria e provocando os chamados vazamentos citoplásmaticos.

    “Isso protege o plástico contra bactérias, fungos e outros microrganismos“, afirmou o diretor comercial da Microban do Brasil, Toshiaki Ouchi. Embora a Hidro Filtros ainda não tenha calculado o quanto a vida útil será aumentada, o esperado é que no mínimo prolongue a operação do elemento em 30%.
    Além dos elementos filtrantes de polipropileno, a idéia, segundo Luis Fernando Ponciano, da Hidro Filtros, é também utilizar a proteção nas camadas internas de filtros de carvão ativado, produzidos pela empresa gaúcha.

    Com 30 anos de existência, a Hidro Filtros fará a extrusão das fibras de PP dos elementos filtrantes com o Microban, em concentrações de 2% a 3%. Aos poucos toda a linha de elementos, de 5 a 40 polegadas de altura, poderá ser aditivada. Além da proteção ao elemento, a aditivação, segundo a empresa, também garante controle de odores e melhor fluxo de água.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *