Tecnologia Ambiental

15 de setembro de 2009

FENASAN – Ambiente favorece os negócios

Mais artigos por »
Publicado por: Marcelo Furtado
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Como um sinal de que o clima de negócios começa a melhorar, a Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, a Fenasan 2009, que ocorreu entre 12 e 14 de agosto no pavilhão amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, foi considerada um sucesso pela organização, expositores e visitantes. O bom desempenho, aliás, já era até esperado, tendo em vista que toda a área de exposição havia sido comercializada meses antes, a ponto de uma fila de espera ter se formado por empresas pretendentes a expor.

    Química e Derivados, Luiz Narimatsu, Presidente da Aesabesp, FENASAN

    Luiz Narimatsu: 35% da área da feira de 2010 já foi vendida

    Foram 152 expositores e 10 mil visitantes, em três dias de boa movimentação, para ver a exposição principalmente de empresas de equipamentos para saneamento, como bombas hidráulicas, centrífugas decantadoras, tubulações e de sistemas compactos para tratamento de esgotos e efluentes. A aprovação do evento se evidencia também pelo anúncio da organizadora, a Associação dos Engenheiros da Sabesp (Aesabesp), de que a próxima edição da Fenasan já tem dia e hora marcados: 10 a 12 de agosto de 2010 no mesmo centro de exposição. E o melhor de tudo: 35% da área de exposição já foi vendida dentro da feira de 2009. “Isso mostra que estamos no caminho certo, visto que boa parte dos expositores quer repetir a dose no ano que vem”, afirmou o presidente da Aesabesp, Luiz Narimatsu.

    Paralelamente, a Aesabesp também organizou seu tradicional encontro técnico, com aproximadamente 2 mil congressistas e onde foram apresentadas 130 palestras de técnicos de companhias de Saneamento, docentes de universidades e de profissionais da iniciativa privada. Os temas mais abordados foram eficiência operacional e energética, gestão ambiental, resíduos sólidos, novas tecnologias e políticas públicas do setor. Houve ainda cinco mesas-redondas, das quais se destaca uma realizada no dia 13 de agosto para debater as metas do milênio para o saneamento e outra no dia 14 sobre a atual regulação do setor.

    Como atividades extras, a Fenasan organizou dois seminários concorridos. O primeiro envolveu 22 horas de palestras, minicursos e mesaredonda sobre boas práticas e tendências em automação de saneamento. Um segundo foi feito por missão econômica de Israel, que apresentou uma série de tecnologias de empresas daquele país com tradição em uso racional de água, pelos motivos óbvios de ser incrustado em uma região desértica. Outra promoção da feira foi a visita ao complexo industrial da empresa de cosmético Natura, em Cajamar-SP, quando um grupo de interessados foi conhecer o projeto de reúso de água da empresa, que conta com sistemas de membranas (MBR) para recuperar seus efluentes.

    Em cerimônia de encerramento no último dia da feira, houve ainda a entrega do troféu AESabesp para expositores que se destacaram em alguns quesitos, sob avaliação de um comitê de especialistas. Vale citar, entre os contemplados, a empresa Imperveg, de Aguaí-SP, que ganhou o prêmio sobre sustentabilidade por mostrar um novo tipo de revestimento impermeabilizante feito de poliuretano vegetal, cujo poliol da formulação bicomponente é à base de mamona. Trata-se de formulação atóxica, isenta de solventes, que pode proteger calhas de ETAs, bacias de contenção e reservatórios de água.

    Outra participação interessante que rendeu um dos prêmios no quesito inovação foi a da produtora de tubos e conexões de origem suíça Amanco. A empresa apresentou os tubos de PVC biorientado (PVC-O) para redes de distribuição de água bruta ou potável da linha Biax, resinas que podem produzir tubos robustos em substituição ao ferro e ao PRFV. Os produtos serão fabricados na unidade da Amanco em Sumaré-SP.

    Química e Derivados, Movimento dos 10 mil visitantes foi intenso durante o encontro, FENASAN

    Movimento dos 10 mil visitantes foi intenso durante o encontro



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next