Alimentos & Bebidas

22 de novembro de 2013

Feiras – FiSA: Insumos químicos ajudam a melhorar a alimentação

Mais artigos por »
Publicado por: Hamilton Almeida
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Química e Derivados, FiSA: Insumos químicos ajudam a melhorar a alimentação

    O

    mercado alimentício caminha para o maior uso de ingredientes naturais, fortificados com vitaminas e aminoácidos, e para a adoção de produtos que substituem o açúcar e reduzem o teor de sódio. Estes signos do tempo ficaram evidentes durante a 17ª edição da Food Ingredients South America (FI), realizada no Expo Center Norte, na capital paulista, em agosto.

    A FI foi acompanhada de outras duas feiras. Pela segunda vez em São Paulo, o PTX South America, único evento do gênero na América Latina, exibiu máquinas, equipamentos e soluções de última geração para processamento, manuseio e armazenamento de sólidos secos a granel, partículas e pós-finos. E novos produtos e tecnologias para o setor farmacêutico foram expostos na CPhl South America. Os 18 mil m² da área de exposição abrigaram cerca de 700 empresas nacionais e internacionais, que receberam 13.197 visitantes em três dias.

    A Food Ingredients South America ocupou o Pavilhão Vermelho. Na onda da valorização da vida mais saudável, a Merck Millipore, divisão química da alemã Merck para produtos de Life Science, apresentou três novidades: os ingredientes Sub4salt e Erylite Stevia e a linha Premix.

    Segundo o gerente de Pharm Chemicals Solutions, Bruno Couri, o Sub4salt possui a propriedade de reduzir de 35% a 50% do sódio (mantendo o sabor do produto), atendendo às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para redução de sódio até 2014. Este sal com baixo teor de sódio tem como atrativo a substituição 1:1 com cloreto de sódio, sem deixar sabor residual metálico.

    Divulga-se que o produto tem propriedades organolépticas muito próximas às do cloreto de sódio e é indicado para a indústria alimentícia em geral, incluindo a sua aplicação em queijos. Couri revela que espera vender as 20 primeiras toneladas do Sub4salt em 2014: “Com isso, poderíamos atingir 2% do consumo.” Há expectativa também de vender o produto diretamente ao consumidor final, como um “novo sal”. O ideal, observa, é o consumo de 5 g de sal/dia. Mas o brasileiro ingere, em média, 12 g/dia.

    Erylite Stevia é um edulcorante natural, não carcinogênico, para substituição do açúcar. “Não causa cáries e tem zero de caloria”, destaca Couri. O sabor é considerado muito próximo ao do açúcar e sem o residual dos edulcorantes artificiais. Combina stevia e eritritol e é indicado para ser usado em doces, biscoitos e chocolates. “Devemos comercializar as primeiras 20 toneladas no próximo ano, o que equivaleria a menos de 2% do mercado total”, enfatiza o gerente.

    A linha Premix foi desenvolvida para enriquecer alimentos com vitaminas e sais minerais. Na sua composição há todas as vitaminas, de A a K, e os sais minerais cálcio, zinco, magnésio, potássio e ferro. Couri antecipa a meta de venda de 20 a 30 toneladas dessa mistura pronta em 2014. O Brasil consome de 2 mil a 3 mil t/ano de produtos na linha de fortificação vitamínica e mineral.

    Se, nos anos 1970, os principais vilões da saúde humana eram a desnutrição, o bócio e a cárie dental, no cenário atual a maior preocupação recai contra a obesidade e as doenças a ela relacionadas. Por isso, Couri reforça que a tendência será adotar cada vez mais os alimentos para prevenir doenças, sem eliminar o prazer. A Merck é a mais antiga indústria farmacêutica e química do mundo. Fundada há mais de 340 anos, atua no Brasil desde 1923. A área química está localizada na capital paulista, e há uma unidade fabril em Barueri e depósito em Cotia, na Grande São Paulo.

    Química e Derivados, Araújo: insumos agregam funções nutricionais e de melhoria estética

    Araújo: insumos agregam funções nutricionais e de melhoria estética

    A multinacional alemã Gelita concorreu, pela primeira vez em sua história, ao FI Excellence Awards, na categoria Produto Funcional Mais Inovador, com diferentes aplicações dos peptídeos bioativos de colágeno Verisol e Fortigel. Tal fato ocorreu mediante três marcas parceiras: Sanofi (Mobility), Probiótica (Protein Beauty Shake) e Good Soy (cookies de chocolate com laranja light e de laranja sem glúten).

    Eufórico com o desempenho dos produtos, Eduardo Araújo, gerente de marketing e comunicação, salienta que basta ingerir 2,5 gramas ao dia do Verisol para manter a beleza da pele, principalmente em relação à elasticidade e à hidratação. Ele diz que há comprovações científicas de que o tratamento antienvelhecimento apresenta resultados entre 4 e 8 semanas. As aplicações podem ser feitas em diferentes produtos, como na água mineral.

    O Verisol já está sendo utilizado, por exemplo, em cookies (Good Soy), na linha de cappuccino da Di Capri, lácteos da Snella, shakes da Probiótica e águas da Bioleve. “O ingrediente não altera o sabor nem o odor e não requer mudanças na fórmula dos produtos”, ressalta Araújo.

    Já o Fortigel (vendido apenas pela Sanofi) possui “resultados comprovados” de regeneração de cartilagens das articulações. É o Mobility que, nos demais países da América do Sul, é comercializado com o nome de Gelicart. Esse peptídeo bioativo de colágeno pode beneficiar quem sofre de desgaste da cartilagem por conta do envelhecimento ou pela prática de atividades físicas.


    Página 1 de 512345

    Compartilhe esta página







      2 Comentários


      1. alcino lopes da silva

        Num futuro próximo não haverá alimentos para os seres humanos; a população mundial deverá multiplicar uma 50 vezes,A química será a solução com inovações,pesquisas para esse problema que já bate às portas.



      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next