Máquinas e Equipamentos

11 de maio de 2002

Feira da Mecânica: Equipamentos simples mas precisos ganham destaque na exposição

Mais artigos por »
Publicado por: Fernando C. de Castro
+(reset)-
Compartilhe esta página

    A busca por tecnologias de controle mais precisas e de concepção simples, para facilitar a manutenção dos equipamentos, marcam a Mecânica’2002, ocorrida de 6 a 11 de maio em São Paulo

    Química e Derivados: Feira: mecanica_abre.

    A

    s operações de controle de processos industriais podem tornar-se mais eficientes e alcançar níveis máximos de precisão e mínima manutenção. Esse foi um dos aspectos evidenciados pelas tecnologias que estiveram à mostra na 22ª edição da Feira Internacional da Indústria Mecânica, a Mecânica’2002. Promovida pela Alcântara Machado Feiras de Negócios, com apoio da Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, a exposição levou ao pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, de 6 a 11 de maio, mais de 1.700 expositores.

    Na megaexposição, não faltaram opções para integrar sistemas de bombeamento industrial. Entre elas, as bombas peristálticas empregadas na transferência de fluidos, Watson Marlow Bredel, constituíram um dos pontos altos da apresentação da Spirax Sarco. O equipamento, denominado SPX40, possibilita atingir altas vazões com alto torque, e vem com novo redutor de rotação planetária, operando em sentido horário ou anti-horário, para facilitar a instalação em pontos de difícil acesso. Segundo informações da Spirax Sarco, o usuário desse tipo de bomba pode contar com ganhos significativos de manutenção, pois o fluido

    Química e Derivados: Feira: Mais de 1.700 expositores marcaram presença na Anhembi.

    Mais de 1.700 expositores marcaram presença na Anhembi.

    bombeado não entra em contato com os componentes internos, mas somente com a mangueira, confeccionada em material resistente a maior parte de fluidos, inclusive ácidos e corrosivos, constituindo o único elemento a ser substituído de acordo com as necessidades de trabalho. Outra vantagem associada às bombas peristálticas é poder processar não só líquidos, como também lodos, colas, fluidos viscosos, alimentos, pós, detritos e microorganismos vivos, destinando-se não só ao tratamento de efluentes, como também a várias operações industriais.

    Dimensionadas com as mesmas características das bombas helicoidais, as bombas da série L, da Netzsch, também despertaram a atenção do público, principalmente pela alta capacidade de vazão, podendo chegar a 500 m³/hora, e, portanto, bombear maiores volumes, aspecto que também possibilita o retorno do investimento em menor tempo. Além de oferecer precisão para o controle de fluxo contínuo, o equipamento foi desenvolvido para ser compatível com fluidos de alta viscosidade e/ou alto teor de sólidos, podendo contar com várias opções de articulação, e operar a pressões de 4, 6 e até 72 bar, em temperaturas de –40 até 200°C.

    Integrando ainda a linha da Netzsch, destacaram-se as bombas da série monobloco (Block), que utilizam como mancal o próprio sistema de acionamento, além da bombas centrífugas que ficam submersas nos tanques de tratamento de efluentes e águas residuais, e que apresentam maior praticidade às operações

    Química e Derivados: Feira: Bomba helicoidal Netzsch - vazão de até 500 m3-hora.

    Bomba helicoidal Netzsch – vazão de até 500 m3-hora.

    das instalações industriais e municipais. Acionados por motor elétrico à prova d’água, esses equipamentos têm capacidade de bombeamento de 4.500 m³/hora, embora o modelo apresentado na Mecânica’2002 pudesse atingir 100 m³/hora.

    Para atender aplicações em saneamento, tratamento de água e esgoto, drenagem, irrigação, entre outras, a Imbil lançou na Mecânica bombas re-auto-escorvantes de l,5 polegada e 2 polegadas, para atender às necessidades de pequenas instalações, promovendo bombeamentos na faixa de 35 m³/hora. Entre as soluções para evaporadores, cozedores, filtros e extração a vácuo em fábricas dos segmentos de papel e celulose, tecidos, químico, petroquímico, entre outros, a Imbil promoveu o lançamento da bomba rotativa de vácuo (BV 1000), para operar em faixas de vazão de até 3 mil m³/hora.

    Os visitantes da feira também puderam acompanhar várias tecnologias para filtragem de fluidos. Dimensionados para filtragem automática nas indústrias químicas e com aplicações previstas em torres de resfriamento, descargas de colunas de destilação, linhas de análise, aditivos e misturas, com poder de filtração de 149 microns a 6,4 mm de produto final, os filtros rotativos autolimpantes (VRS-2), da Spirax Sarco, chamaram a atenção do público pela sua versatilidade.

    Outra novidade em sistemas de filtragem foi apresentada pela Netzsch. Tradicional em sistemas de filtragem por batelada, que operam dentro de capacidades

    Química e Derivados: Feira: Bomba re-autoescorvante Imbil.

    Bomba re-autoescorvante Imbil.

    de 0,02 m³/hora a 100 m³, a empresa agora lança, sob licença da japonesa Ishigaki, o sistema de desaguamento Contipress, para filtragem contínua. Tratra-se de filtro rotativo contínuo, totalmente automatizado em sistema fechado, que tem por foco de mercado as estações de tratamento de efluentes industriais. Alimentado com suspensão floculada por polímeros, esse equipamento possui onze diferentes tamanhos e pode chegar a um rendimento de até 1,2 tonelada de sólidos secos por hora.

    A Mecânica’ 2002 também propiciou a exposição de vasta gama de sistemas e tecidos filtrantes para uso industrial. À base de poliéster, polipropileno, náilon e algodão, esses tecidos, após vários tipos de cruzamento têxtil, passam por processo de acabamento termofixado e calandrado e, dentro desse segmento, destacaram-se as lonas filtrantes para filtro prensa, fabricadas pela Air Slaid, de Americana-SP, e que são direcionadas ao tratamento de efluentes. A empresa também levou à feira desenvolvimentos em bolsas centrífugas, discos filtrantes para bombas/filtros e sacos galvânicos, confeccionados sob medida, e de grande utilização no setor químico.


    Página 1 de 3123

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next