Cosméticos

12 de julho de 2009

FCE Pharma reuniu ingredientes e equipamentos inovadores

Mais artigos por »
Publicado por: Rose de Moraes
+(reset)-
Compartilhe esta página

    A recente parceria selada com a Corel Pharma Chem,uma das maiores fabricantes de polímeros para revestimentos da Índia, vem propiciando à quantiQ a oportunidade de oferecer ao mercado brasileiro uma das mais completas linhas de revestimentos para medicamentos à base de ácidos metacrílicos e de HPMC (hidróxi-propil-metilcelulose), além de ativos e excipientes. Desenvolvidos com partículas micronizadas, os filmes da Corel Pharma Chem apresentam uniformidade, conferindo brilho e total aderência às superfícies dos medicamentos, bem como facilidades de aplicação por sistemas spray, permitindo o uso de solventes aquosos. “Além da excelente qualidade, os polímeros da Corel têm custo bastante reduzido”, comentou a farmacêutica bioquímica Fernanda Furlan, gerente de marketing de Pharma-Excipients da quantiQ.

    Química e Derivados, Almir Ribeiro, Gerente da unidade de negócios farmacêuticos da quantiQ, FCE

    Almir Ribeiro: polímeros facilitam a formulação e absorção

    Entre os novos revestimentos estão os copolímeros de ácido metacrílico (Acrycoat), que também atuam em sistemas para liberação controlada, e os filmes prontos para uso (Colorcoat), à base de HPMC ou de ácido metacrílico. Há também polímeros sintéticos de alto peso molecular, empregados para mascarar o sabor de princípios ativos farmacêuticos (Kyron) e a linha de agentes solubilizantes e emulsificantes (Acrysol), para suspensões, soluções e géis, que assumem a função farmacotécnica e a farmacológica. “Além de facilitar a incorporação dos ativos nas fórmulas farmacêuticas, eles auxiliam na sua absorção pelo organismo”, explicou Almir Ribeiro, gerente da unidade de negócios farmacêuticos.

    Outras linhas especiais para fármacos, distribuídas e destacadas pela quantiQ, vêm da CPKelco. Algumas delas são as gomas xantana (Xantural), em grau farmacêutico, derivadas de fermentação com micro-organismos. Há também exclusividades como as linhas de superdesintegrantes e as pectinas da CPKelco. “Os superdesintegrantes, feitos de carmeloses e cross-carmelose, fazem com que os ativos sejam absorvidos pela corrente sanguínea, enquanto as pectinas cítricas atuam como agentes estabilizantes e espessantes, sendo as únicas produzidas no Brasil, na fábrica da CPKelco de Limeira, no interior paulista”, informou Ribeiro.

    Com dezenas de representações nacionais e internacionais, e uma oferta de cerca de 180 excipientes e 200 ativos, a unidade de negócios Farma da empresa também vem incrementando as atividades do laboratório de desenvolvimento farmacotécnico. “Nós nos propomos a atuar não só como fornecedores de ativos e excipientes farmacêuticos, mas também colaboramos com nossos clientes no desenvolvimento e otimização de fórmulas, reformulação de produtos, melhora de processos, além de oferecer suporte técnico para a preparação de relatórios de desenvolvimento e elaborar estudos de equivalência farmacêutica para medicamentos genéricos, área de grande interesse da indústria e com grande potencial de crescimento no Brasil”, disse.

    O laboratório de desenvolvimento farmacotécnico da quantiQ tem acesso e expertise para operar com várias tecnologias como compressão direta, processos por via úmida e seca, preparar formulações líquidas e semissólidas, revestir comprimidos, planejar fórmulas para liberação controlada, desenvolver formulações cosmecêuticas e tecnologias de filmes para desintegração oral, além de preparar formulações para pós de inalação oral, adequar perfis de dissolução, promover modificação de sabores e incorporação de ativos em pellets; e, para tanto, conta com vários equipamentos como high shear, granuladores, compressores, leitos fluidizados e máquinas para revestir comprimidos.

    Triglicérides dos ácidos cáprico e caprílico, salicilatos de metila, mentol cristalizado e o antioxidante BHT (Butil Hidróxi Tolueno) foram alguns dos destaques da Química Anastácio na exposição para aplicações farmacêuticas.

    As misturas de ésteres de triglicérides dos ácidos cápricos e caprílicos, derivados dos óleos de coco e de palmiste, são altamente estáveis à oxidação e comumente empregadas como agentes antisticking e para conferir brilho à superfície de comprimidos e drágeas, encontrando também aplicações em cápsulas de gelatina, suspensões, aerossóis, vacinas e injeções, produtos dietéticos, entre outros, ajudando nas descamações e nas queratinizações, especialmente quando combinadas com a vitamina A.

    Os salicilatos de metila atuam como anti-inflamatórios e analgésicos para uso tópico, podendo ser obtidos das folhas de Gaultheria procumbens e das cascas de bétula, ou por via sintética. O mentol cristalizado serve para inaladores nasais, analgésicos, antirreumáticos, cremes dentais, talcos, loções e cremes para o alívio de pruridos e reações urticariformes.

    Medicamentos veiculados em cremes, pomadas e cápsulas moles também podem fazer uso do antioxidante BHT. Com teor de pureza de 99,8%, na forma de pó cristalino, atende às normas internacionais de saúde e de segurança e os regulamentos da FDA (Food and Drug Administration). Além de evitar a oxidação dos medicamentos, esse ativo também cumpre outras importantes funções, auxiliando na estabilização da vitamina E e aumentando a estabilidade da vitamina A e de seus derivados.

    Investimentos em biotecnologia – Produzir, a partir de 2010, por engenharia genética e/ou técnicas recombinantes, hormônios peptídicos, citoquinas e anticorpos monoclonais no Brasil ou na Argentina está entre as prioridades do grupo internacional Chemo, presente à FCE Pharma deste ano. Tradicional fabricante de ativos e hormônios sediado na Espanha, mas com proprietários argentinos, o grupo pretende promover novos investimentos em biotecnologia, emanifestou na feira a intenção de estabelecer parcerias no Brasil.


    Página 1 de 41234

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next