Cosméticos

15 de junho de 2012

FCE Cosmetique & Pharma – Fornecedores de insumos mostram inovações com produtos acabados

Mais artigos por »
Publicado por: Rose de Moraes
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Química e Derivados, FCE Cosmetique & Pharma

    O

    s provedores de matérias-primas para as indústrias de cosméticos e farmacêuticas presentes na FCE Cosmetique (Exposição Internacional de Tecnologias para a Indústria Cosmética) e FCE Pharma (Exposição Internacional de Tecnologias para a Indústria Farmacêutica), realizadas de 29 a 31 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, pela Nürnberg Messe, não só apontaram as principais tendências mundiais em seus respectivos setores. Muitos deles conseguiram concretizá-las, e apresentaram ao público os ativos em fórmulas prontas, antecipando às indústrias o que há de mais avançado para o embelezamento e para a saúde e também no setor de equipamentos para fabricar medicamentos. Em poucas palavras, a maior mostra de inovações e tecnologias da América Latina nesses setores propiciou grande estímulo à produção brasileira, destacada no mundo pela sua criatividade, pelas altas taxas de consumo de produtos de higiene e cosméticos, bem como pelo potencial de mercado ainda amplo quanto ao acesso da população a esses produtos.

    A oferta de matérias-primas de fontes renováveis, em substituição aos insumos sintéticos e derivados petroquímicos, continua em ascensão, mas o que mais chamou a atenção foram as inovações em ativos apresentadas em produtos acabados, desenvolvidos para experimentação nos próprios estandes. Agindo assim, os fabricantes e fornecedores sugeriram fórmulas inovadoras e ajudaram a encurtar as etapas de desenvolvimento de novos produtos, revelando com transparência os dados referentes aos testes de validação e de eficácia, encorajando as empresas a inovar mais e a conhecer novas cremosidades, texturas, fragrâncias, benefícios mais duradouros, facilidades de produção etc. Por alguns instantes, os visitantes se sentiam transportados a um grande laboratório para experimentação de cosméticos inovadores para todas as partes do corpo, enquanto na FCE Pharma podiam ser identificados os equipamentos mais avançados da temporada para aprimorar a produção farmacêutica.

    Surfactantes vegetais – Nova linha de surfactantes mais suaves (EcoSense) e biodegradáveis, composta de derivados dos óleos de coco e de palma, com certificação Ecocert, foi uma das grandes inovações apresentadas pela Dow Personal Care em ingredientes para formulações de xampus, sabonetes líquidos, lenços umedecidos, limpadores faciais e baby wipes.

    “A nova família de surfactantes foi especialmente desenvolvida para ajudar os formuladores a criar produtos com excelente performance sensorial, alta espumação e fácil enxágue, representando a solução ideal para os profissionais que procuram desenvolver fórmulas mais naturais e suaves e com alta performance”, esclareceu Tatiana Ciocci, gerente de marketing para a América Latina da Dow Home & Personal Care.

    Participando pela primeira vez da feira com estande próprio, a Dow também destacou outro lançamento: o Epitex 66, um polímero acrílico apresentado na forma líquida, altamente resistente à água, que se propõe a facilitar o trabalho dos formuladores de protetores solares. “O Epitex oferece facilidade de processamento e conta ainda com capacidade de aprovação no protocolo de 80 minutos de resistência à água, desenvolvido pela agência norte-americana FDA (Food and Drug Administration)”, acrescentou a gerente de marketing para a América Latina.

    A conservação dos produtos de higiene pessoal e cosméticos e a solubilidade dos demais ingredientes também marcam a temporada das inovações apresentadas pela empresa, que destacou o propilenoglicol USP/EP, com pureza certificada em 99,8%. Versátil, esse ingrediente, além de conservante, pode atuar como solvente, aglutinante, estabilizante de emulsões, lubrificante, amaciante, modificador de viscosidade, umectante e estabilizante, sendo recomendado para formular ampla variedade de produtos, como cremes de barbear, cremes dentais, desodorantes, hidratantes, pomadas e sabonetes.

    A principal atração no estande era conhecer de perto os benefícios de hidratação, antifrizz e maciez proporcionados pelo ingrediente Polyox, já preparado em fórmulas de xampus e de sabonetes líquidos e em barra. Avaliados pelos visitantes, os produtos contendo os novos ingredientes podiam ser comparados ao toque e à aparência durante demonstrações feitas por promotores, e realizadas com amostras de cabelos tratados com os produtos formulados.


    Página 1 de 912345...Última »

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next