Economia

6 de outubro de 2001

Expo Índia 2001: Indústria indiana oferece produtos

Mais artigos por »
Publicado por: Maria Silvia Martins de Souza
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Feira apresenta possibilidades de negócios entre Brasil e Índia, principalmente no sofisticado campo da química fina, com destaque indiano em tecnologia avançada aliada ao baixo custo de produção

    Química e Derivados: Índia:

    P

    romovida pelo Consulado Geral da Índia, e pelo ITPO (Indian Trade Promotion Organization), foi realizada de 25 a 29 de setembro, em São Paulo, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, a Expo Índia 2001, feira de produtos, serviços e tecnologia indiana. Cerca de 240 empresas divulgaram atividades, visando incrementar as relações comerciais com o Brasil. Grande variedade de produtos foi exibida, como peças e acessórios automotivos, ferramentas, softwares, produtos alimentícios, farmacêuticos e químicos, além de pedras preciosas, artesanato e artigos de papelaria.

    Um número expressivo de expositores presentes era de empresas de química fina, do setor de fármacos, produtos veterinários e agropecuários. O mercado indiano de produtos farmacêuticos foi avaliado em cerca de R$ 154 bilhões no período 1988-89, considerando-se a produção de princípios ativos e formulados. Espera-se que cresça à taxa aproximada de 10% ao ano. Entrará em vigor brevemente na Índia um novo regime que dará reconhecimento às patentes, o que deverá incentivar a introdução de novos medicamentos. Existem no país cerca de 8.300 fabricantes, sendo 250 empresas de maior porte, produzindo mais de 350 princípios ativos e uma linha completa de formulados. A Índia tem 70% de auto-suficiência em princípios ativos e também é quase auto-suficiente em medicamentos acabados. A indústria tem demonstrado grande progresso no desenvolvimento de infra-estrutura, base tecnológica e escala de produção. Isso tem sido possível graças à mão-de-obra técnica e científica qualificada, e ao pioneirismo no desenvolvimento de processos. A força da indústria repousa em tecnologias de classe internacional, biodiversidade rica, custos competitivos de P&D, tecnologias de custo reduzido para a produção de princípios ativos, indústria de bens de capital bem desenvolvida e mais de 20% de taxa de crescimento das exportações. O órgão responsável pela regulamentação da indústria de medicamentos e produtos farmacêuticos é o Departamento de Produtos Químicos e Petroquímicos do Ministério de Produtos Químicos e Fertilizantes. O objetivo da política de medicamentos e produtos farmacêuticos do governo indiano é garantir disponibilidade de medicamentos essenciais de boa qualidade a preços acessíveis, além de fortalecer a base de produção local. Uma lei intitulada “ordem de medicamentos”, de 1995, estabeleceu que 74 princípios ativos e algumas fórmulas teriam seus preços controlados. O número de medicamentos cujos preços são controlados tem sido reduzido gradualmente.

    Com vários pricípios ativos saindo do regime de patentes e a capacidade dos cientistas indianos na área de tecnologia de processo, a participação dos produtos farmacêuticos da Índia no mercado mundial deverá crescer ainda mais, acreditam os organizadores da feira. A Índia é considerada sempre um bom local para a produção pelas empresas farmacêuticas globais, além de ser um mercado atraente para organizações voltadas para a pesquisa, devido à grande capacidade técnica. Por esse motivo empresas indianas e multinacionais cooperam em vários projetos. Apesar dessa vocação e sem dar detalhes, a presidente da CII Vinay Jha informou que 12 empresas indianas estão planejando produzir remédios no Brasil, por meio de parcerias ou joint-ventures.

    Algumas empresas representantes do setor farmacêutico indiano estiveram na feira, como a Tablets Ltd., fortemente voltada à pesquisa e desenvolvimento de formulações de aminoácidos, tanto para ingestão oral como parenteral. Disse o vice-presidente sênior P. Sreenivasan, que a empresa já exporta para 28 países, mais ainda não para o Brasil, situação que esperava modificar com a participação na Expo Índia.

    Química e Derivados: Índia: Bateria de reatores da Natco Pharma para síntese de especialidades.

    Bateria de reatores da Natco Pharma para síntese de especialidades.

    O assistente executivo da Natco Pharma Ltd. Subba Rao Mente disse que há 15 anos a empresa voltou-se para o mercado internacional, onde hoje tem presença significativa. Investindo pesadamente em pesquisa e desenvolvimento, produz princípios ativos, intermediários e produtos finais, incluindo anti-epilépticos, anti-asmáticos, vasodilatadores, analgésicos e muitos outros, na forma de tabletes, cápsulas, soluções parenterais, aerossóis, produtos transdérmicos e medicamentos genéricos.

    Segundo Rao Mente, a empresa conseguiu novos processos e tecnologias patenteáveis, graça à invejável estrutura de seu centro de pesquisas, que ocupa uma área de 5.600 m2, incluindo laboratórios de síntese, de desenvolvimento de metodologia analítica, avaliação toxicológica, três plantas piloto e instrumental sofisticado, como espectrômetro de massa, difratômetro de raios X, cromatógrafos, aparelhos de eletroforese capilar e outros. Um total de 45 profissionais, sendo 14 doutores em síntese orgânica, compõe o qualificado quadro de mão-de-obra do centro.

    O foco da empresa em custo acessíveis, velocidade de entrega e alta qualidade permitiu o estabelecimento de parcerias com outros grandes laboratórios farmacêuticos. A fábrica tem equipamentos de última geração e estação de tratamento de efluentes com certificação ISO 14001. São 75 reatores de aço inox e 20 revestidos de vidro, equipados com moderna instrumentação e utilidades. A Natco tem grande experiência na química de benzimidazóis, piridina, sulfoxidações, reações com hidretos metálicos e várias outras. Na área de produtos acabados, várias tecnologias de liberação controlada de ativos são dominadas pela empresa, como nano e microsferas, e absorção transdérmica . A Nacto também usa sua moderna infra-estrutura para prestar serviços de P&D e de produção para terceiros.


    Página 1 de 41234

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next