Notícias

27 de julho de 2003

Equipamentos: Zeppelin segue tendência da distribuição a granel

Mais artigos por »
Publicado por: Rose de Moraes
+(reset)-
Compartilhe esta página
    P

    roibida de fabricar na Alemanha os famosos dirigíveis, a Zeppelin começou a atuar no ramo industrial e produzir silos para estocagem de produtos sólidos a granel empregados pelas indústrias petroquímicas, alimentícias, de cimento, mineradoras e transformadoras de plásticos. Desde então, nunca mais parou. Tornou-se especialista em sistemas logísticos para armazenar, homogeneizar e transportar produtos, com presença global, inclusive dispondo de fábrica no Brasil, em São Bernardo do Campo-SP onde se instalou em 1998, a partir da compra da JMB, passando a denominar-se JMB Zeppelin.

    Química e Derivados: Equipamentos: silos_zepellin. “O Brasil caminha na direção correta e adota conceitos logísticos de distribuição a granel que são praticados no mundo todo, os quais comprovamos pelos inúmeros exemplos de empresas que vêm se equipando com silos de alumínio para estocar produtos e matérias-primas”, afirmou o engenheiro Mark Heinke, gerente de negócios da JMB Zeppelin do Brasil.

    Os novos conceitos logísticos aos quais faz referência evidenciam-se nas várias concepções de silos para estocagem e homogeneização, fabricados pela empresa no Brasil. A linha básica para estocagem abrange capacidades entre 10 m3 a 400 m3. É confeccionada em alumínio, material 50% mais leve e qualidade superior à dos sistemas construídos em aço carbono pintado, compara Heinke.

    Estes últimos, ao oxidar, formam ferrugem, comprometendo os materiais acondicionados. Fabricada dentro do conceito just-in-time, essa linha ainda oferece total versatilidade para instalação, com a possibilidade de deslocar os silos a qualquer local da fábrica e adequar-se a qualquer layout.

    A extração das matérias-primas, acondicionadas em diferentes níveis do silo, obedece aos parâmetros da tecnologia “fifo”, abreviação de “first in, first out”, garantindo que o primeiro produto carregado no silo também seja o primeiro produto a ser descarregado.

    Desenvolvido para sistemas de alimentação a vácuo, um dos silos dessa linha, denominado Transilo, é móvel e tem capacidade para acondicionar até 70 m3 de PP, PE, PS, PET e PVC, podendo ser posicionado e reposicionado em vários locais, pois possui uma placa-base em concreto, cuja colocação elimina a necessidade de se executar obras de fundação para manter a sua estabilidade.

    Química e Derivados: Equipamentos: Heinke (acima) - clientes aderem aos silos.

    Heinke (acima) – clientes aderem aos silos.

    “Nosso sistema Transilo é provido de acessórios básicos, como tubulações para alimentação, visor de nível, bocal para ventilação com ciclone, e se aplica a granulados e pós”.

    Graças à versatilidade, é um modelo logístico bastante procurado, encomendado e já instalado em vários transformadores em regime de comodato, a pedido das petroquímicas, informou Heinke.

    O princípio de funcionamento da homogeneização segue a mesma dinâmica de um homogeneizador gravitacional, manifestando-se no momento da descarga da resina. O sucesso da operação ainda se deve a recursos projetados internamente, como tubos, cones, funis, aletas e defletores, que auxiliam o descarregamento e promovem a coleta seletiva das resinas. “Se todos esses detalhes não forem projetados corretamente”, enfatizou Heinke, “criam-se zonas de estagnação internas que irão comprometer a homogeneização das matérias-primas”.

    Apesar de não conhecerem todos esses detalhes da tecnologia, os transformadores levam em conta as recomendações da empresa para tirar maior proveito desses sistemas. Para Heinke, as exigências de mercado impõem a necessidade de se movimentar resinas com qualidade, sem contaminações e a custos mais baixos. A partir de um consumo de aproximadamente 50 toneladas/ mês, os custos tangíveis e intangíveis inerentes ao uso de sacos de 25 quilos, ou mesmo big-bags, são muito superiores ao emprego de silos, garante.

    Tendo por base acompanhar as produções contínuas que ocorrem nas petroquímicas, Heinke ainda recomenda a instalação de pelo menos três equipamentos, destinados a diferentes funções dentro das fábricas: um para estocagem, atuando como receptor de matérias-primas; outro para a homogeneização das resinas; e um terceiro para o descarregamento.

    De acordo com Heinke, todo projeto tem suas particularidades. Mas a especificação de um sistema de homogeneização adequado também depende de alguns pontos, como condição e formato das resinas, granuladas ou em pó, havendo modelos fabricados pela empresa, como multipipe, centro-blend e multiflow, que podem ajustar-se a diferentes situações.

    A escolha do tipo multipipe, silo com vários tubos internos, divididos em três compartimentos longitudinais, configuração mais empregada no Brasil e no mundo, associa-se aos granulados petroquímicos, já o silo do tipo centro-blend, constituído por um tubo de coleta central, se aplica a pós, caso do PVC e outros pós coesivos, de difícil escoamento, e com tendência a se aglomerar. Na configuração multiflow, o silo desenhado com cones internos para mistura pode homogeneizar tanto resinas granuladas, como em pó.

    Só na capacidade de armazenagem, sem contar os benefícios da homogeneização, os silos já superam os sistemas horizontais, constituídos pela estocagem em galpões. Apresentam a vantagem de ocupar áreas reduzidas (50 m²), e podem acondicionar volumes de até 1.000 m³, correspondendo a uma estrutura vertical de 30 metros de altura. Os silos também podem ser projetados com vários sistemas interligados para transporte e transferência pneumática de materiais, em circuitos abertos ou fechados.


    Página 1 de 212

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next