Petróleo & Energia

13 de novembro de 2012

Enzimas de baratas podem ajudar no futuro da produção de Etanol

Mais artigos por »
Publicado por: Quimica e Derivados
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Química e Derivados, Enzimas, Baratas, Etanol

    C

    ientistas da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) estão pesquisando maneiras de usar enzimas do sistema digestivo de baratas para ajudar na obtenção do etanol.

    Isso é viável porque elas possuem a habilidade de “moldar” sua digestão quando trocam de alimentação, produzindo séries de novas enzimas para quebrar o novo alimento, o que ajudaria na degradação do bagaço de cana para obter açucares, usados para produzir etanol, processo hoje realizado com a ação de fungos conhecidos como Leveduras.

    O grupo de pesquisadores também estuda cupins para os mesmos fins, porém as baratas são mais fáceis de criar em laboratório graças à facilidade de adaptação do inseto.

    Dois tipos de baratas estão sendo pesquisados: a Periplaneta americana, barata comum encontrada em esgotos e casas e a Nauphoeta cinérea, barata da América Central que já é encontrada em vários cantos do mundo.

    Os pesquisadores, por enquanto, se encontram nas etapas de adaptar as baratas para ingerir o bagaço e de identificar as enzimas especializadas no sistema digestivo das mesmas, sendo que algumas já foram adquiridas.

    Após essas etapas, o próximo passo será estudar como retirar partes do DNA dos insetos que definem a produção destas substâncias, para inseri-los em bactérias por manipulação genética e então, os micróbios “transgênicos”, poderão produzir enzimas para degradar a biomassa da cana em escala industrial.

    O etanol ainda não foi obtido, porém não é uma coisa distante. A principal contribuição dessa descoberta será a diminuição da necessidade de se plantar cana-de-açúcar.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next