Logística Transporte e Embalagens

11 de junho de 2002

Embalagem: Brasilpack registra maior número de visitantes

Mais artigos por »
Publicado por: Renata Pachione
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Química e Derivados: Embalagem: Feira foi dividida em ilhas de produção, uma para cada material.

    Feira foi dividida em ilhas de produção, uma para cada material.

    A

    terceira edição da Feira Internacional da Embalagem (Brasilpack) superou a expectativa de público em 20%, reunindo mais de 26 mil visitantes, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, entre os dias 21 e 25 de maio. A principal novidade desta vez foi o formato. Além dos estandes convencionais, a feira contou com três linhas ou “ilhas” de produção, divididas em PET, cartão e flexíveis. Compostas por máquinas e periféricos de todas as fases do processamento de uma embalagem, as “ilhas” funcionaram durante todo o evento. No entanto, o grande atrativo foi o potencial do setor. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Embalagem (Ibem), esse mercado registra crescimento em torno de 2% ao ano e movimenta cerca de US$ 10 bilhões.

    Promovido em parceria da Alcantara Machado e a Messe Düsseldorf (Alemanha), organizadora da Interpack, o evento contou com 516 expositores, dos quais a grande maioria era voltada para o desenvolvimento de embalagens plásticas. “Hoje as empresas buscam maior eficiência e o plástico é o material que se tem mostrado mais apto a oferecer esse benefício”, afirmou Graham Wallis, CEO da Datamark.

    Um dos principais termômetros da economia, o mercado de embalagens, mostrou-se aquecido. Pelo menos é o que indicaram os lançamentos apresentados pelas empresas durante os cinco dias da exposição.

    Química e Derivados: Embalagem: Data Matrix dispensa as etiquetas.

    Data Matrix dispensa as etiquetas.

    Novidades – Tecnologia para codificação e rastreabilidade de produtos, o Data Matrix foi um dos lançamentos da Pollux. Com capacidade de armazenagem de até 3.116 caracteres numéricos ou 2.335 alfanuméricos, o sistema permite a gravação de todas as informações sobre o processo de fabricação no próprio produto e a leitura de até 30 códigos por segundo.

    De acordo com o engenheiro de aplicação Murilo M. Medeiros da Silva, ao contrário de outras formas de codificação, o Data Matrix elimina a necessidade de utilização de etiquetas e permite a leitura com apenas 20% de contraste entre o fundo e a marcação. “Na indústria farmacêutica, o sistema se destaca no processo de bright stocking (envase e rotulagem em etapas não subseqüentes) e na identificação de componentes de embalagem”, completou.

    Mesmo há quase dez anos no mercado, o Millad 3988 ainda é um avanço na tecnologia de agentes clarificantes para polipropileno. Por esse motivo, a Milliken Chemical apresentou na Brasilpack 2002 os benefícios desse aditivo. “Não há concorrência, pois o Millad 3988 proporciona a melhor transparência possível e ainda pode ser utilizado em todos os processos de transformação”, comentou o gerente de aditivos poliméricos Renato Santacroce. Quando o polipropileno é clarificado com o aditivo, a taxa de nucleação aumenta em toda a massa polimérica, formando uma rede de nucleação uniforme. A partir desses núcleos, crescem uma quantidade maior de cristais no mesmo espaço, proporcionando a transparência.

    A Automotion apresentou o Servo Motor AC Brushless. Fabricado com a tecnologia Salient Poles Technology, o equipamento traz como diferencial, segundo os fabricantes, dimensões reduzidas, torques mais altos em relação aos tradicionais modelos de mercado e excelente relação custo/benefício. A Carlo Gavazzi, divisão da empresa, levou à feira o Dupline. Trata-se de um sistema de comunicação industrial capaz de transmitir informações analógicas ou digitais, a longa distância, por um fio par trançado comum. O equipamento serve como uma rede de E/S remota para controladores programáveis, computadores, sistemas de gerenciamento de energia e afins. Segundo o coordenador de vendas Ricardo Costa da Silva,

    Química e Derivados: Embalagem: Rodrigues - produto libera vapor que inibe a corrosão.

    Rodrigues – produto libera vapor que inibe a corrosão.

    o Dupline é compatível com a maioria dos sinais encontrados na indústria e traz como principais vantagens a redução de custo com cabos e fiação e a transmissão bidirecional em até 10 quilômetros.

    O sistema anticorrosivo para embalagens, VpCI, foi o principal lançamento da 3M do Brasil. Trata-se de filmes de polietileno com uma nova tecnologia anticorrosiva e em espuma. Em sua composição está presente o VCI (vapor inibidor de corrosão).

    Segundo os fabricantes, o produto é ideal na proteção de materiais ferrosos e não ferrosos, substituindo o óleo e a sílica como protetores anticorrosivos. Substância orgânica e atóxica, o VpCI vaporiza em ambientes fechados, sendo depois atraído pela superfície do metal a ser protegido, formando uma fina e invisível camada protetora.

    Já a Altec lançou o ProFit, sistema de vídeo inspeção, capaz de capturar imagens sem distorções. O engenheiro de aplicações Gilvan Barbosa Silva promete precisão do equipamento na razão de 1 para 1. Isso porque, segundo ele, a tecnologia empregada no sistema de leitura transfere uma imagem completa, evitando a perda de resolução comum em sistemas convencionais.

    A Siemens Dematic, por sua vez, trouxe à feira transportadores de sistemas de distribuição para processo de cargas pesadas como novidade. Para o engenheiro mecânico Marcelo Bramante dos Santos, a agilidade é a principal característica do equipamento. “Uma caixa não entra em atrito com a outra, porque a máquina tem pontos de acúmulos, o que agiliza o processo”, explicou. O produto exposto na feira é alemão, porém Santos garante que já há similares no Brasil à venda.


    Página 1 de 212

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next