Logística Transporte e Embalagens

20 de fevereiro de 2003

Distribuição: Mesquita inaugura central em SP

Mais artigos por »
Publicado por: Marcio Azevedo
+(reset)-
Compartilhe esta página

    O

    Grupo Mesquita inaugurou, em fevereiro, o seu centro de distribuição (CD), instalado em terreno de 105 mil m2, em São Bernardo do Campo-SP. O complexo logístico é formado por dois armazéns, um para cargas gerais, com 25 mil m2, e outro especificamente desenhado para acomodar produtos químicos e inflamáveis, com 5 mil m2. A inauguração sedimenta o ingresso do grupo no ramo da distribuição, após detectar mudanças no perfil dos negócios que deflagaram um plano de modernização em suas empresas.

    Segundo José Luís Mesquita, diretor-executivo da Mesquita Transportes e Serviços, há cinco anos, os clientes centraram o foco nos seus core businesses, criando oportunidades de mercado ligadas à demanda pela terceirização de serviços, complementação dos processos logísticos e adição de valor aos produtos no armazém (em serviços como a separação e a etiquetagem). Para adequar-se ao mercado, a direção do grupo modernizou a Mesquita Armazenagem e Distribuição e ampliou o leque de serviços oferecidos – a atividade tradicional da empresa era a movimentação e armazenagem de contêineres –, criando a Mesquita Logística. O plano de modernização reorientou as áreas de gerenciamento de informações, recursos humanos e infra-estrutura (verticalização e especialização de armazéns, renovação e adequação da frota de veículos e empilhadeiras). Além disso, foi firmada parceria com a operadora internacional BDP, especializada na movimentação de produtos químicos, resultando na criação da BDP South America, que prestará serviços de transporte no exterior utilizando a estrutura da BDP.

    O novo CD soma-se às três áreas alfandegadas – duas estações aduaneiras do interior (EADIs), às margens do porto de Santos-SP, e uma instalação alfandegária portuária (IPA), também em Santos – gerenciadas pela Mesquita Transportes e Serviços, integrando as operações logísticas desde despachos aduaneiros de importação e exportação, até o armazenamento, manipulação e distribuição de cargas.

    O Grupo Mesquita iniciou o atendimento à indústria química há cerca de oito anos. Atualmente, algumas grandes empresas do setor são importantes clientes, como a Voridian (antiga Eastman), Air Products, Yorkshire, Basf e Polibrasil, que já utiliza as instalações do grupo em Santos, e pode tornar-se usuária também do CD. O galpão de armazenagem de produtos químicos, que pode receber produtos de classe 1, 2 e 3 (exceto explosivos), está divido em três módulos, preparados para acomodar não-inflamáveis (2.700 m2), inflamáveis (600 m2) e produtos químicos rotulados (1.200 m2). Os galpões possuem diversas adaptações para a armazenagem química, como sistemas de detecção de fumaça e fogo, lâmpadas antichama, ambiente com 3.000 lux de iluminação e canaletas de contenção. O galpão para inflamáveis, com área limitada a 600 m2 devido a natureza dessa categoria, possui também lâmpadas blindadas, para prevenir a ocorrência de faíscas. Segundo o gerente de armazenagem, David Furlan, há previsão de instalação de outros dois módulos de 600 m2 para produtos inflamáveis, de acordo com a evolução da demanda.

    Os negócios gerados pelo novo CD, que possui cerca de 20 clientes no momento, devem garantir de 10% a 15% do faturamento da área logística até o fim do ano, segundo José Roberto França Filho, diretor da Mesquita Logística. O retorno do investimento deve demorar entre 3 e 4 anos.

    Pelos dados da Associação Brasileira de Movimentação e Logística, há cerca de 200 operadores no País – 20 concorrentes diretos da Mesquita – que faturaram em 2001 cerca de R$ 1,4 bilhão. O setor cresceu entre 10% e 15% ano passado.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next