Cosméticos

31 de dezembro de 2007

Cosméticos – Produtos infantis requerem testes e ingredientes especiais

Mais artigos por »
Publicado por: Rose de Moraes
+(reset)-
Compartilhe esta página

    F

    ormular produtos para a fase pueril da vida sempre exigiu cuidados especiais da indústria química cosmética. Todas as formulações direcionadas a essa grande e especial parcela da população, formada por bebês e crianças, são cuidadosamente testadas e elaboradas, levando as indústrias a preferir ingredientes suaves, extratos naturais, itens ricos em vitaminas, ativos dérmicos calmantes, polímeros naturais, entre muitas outras inovações. O objetivo desses artigos consiste em higienizar, hidratar e proteger a pele, as mucosas e os cabelos sensíveis e delicados como os de mais nenhum outro tipo de consumidor.

    Pela ótica dos compradores habituais, os papais e as mamães, nada é mais natural do que procurar linhas de produtos infantis que ofereçam conforto, frescor, hidratação, bem-estar e preservem a saúde. Para tanto, a indústria atualiza permanentemente seus conhecimentos e investe em pesquisas e desenvolvimentos que resultem em formulações preparadas segundo os mais rigorosos padrões de segurança e eficácia dermatológica.

    Atuante nesse segmento de mercado desde o ano 2000, com a linha Bebê Vida, a Davene é um dos bons exemplos de indústria desse setor que sabe não ser possível parar no tempo e limitar sua oferta a apenas produtos básicos, como sabonetes, óleos e loções hidratantes, os itens de mais alto consumo na faixa de idade mais tenra da população.

    A cada ano, a empresa acrescenta à produção da fábrica de Diadema-SP novos itens fundamentais à proteção dos bebês, fase que costuma ser demarcada entre o nascimento até os dois anos de idade, mas cujo uso se torna extensivo às crianças e envolve até muitos adultos, atraídos pela suavidade dos produtos infantis. Entre as últimas inovações introduzidas no mercado brasileiro pela Davene está o bloqueador solar com fator de proteção solar (FPS)30. Afórmula, segundo a farmacêutica bioquímica Alessandra Loureiro, supervisora do laboratório de pesquisa e desenvolvimento, dispensou corantes e filtros químicos. “Selecionamos apenas filtros físicos, visando afastar os riscos de irritação à pele sensível dos bebês e os de absorção dérmica, uma vez que o bloqueador não absorvível oferece maior segurança e atua apenas pela reflexão das radiações solares”, informou.

    A fórmula do bloqueador solar FPS 30 contém, portanto, uma combinação de óxido de zinco, dióxido de titânio e vitamina E. Tanto protege a pele dos bebês e crianças contra os efeitos nocivos dos raios solares UVB, como dos UVA, deixando-a bem hidratada e macia após a exposição ao sol nos períodos recomendados pelos pediatras. A fabricante só indica o produto para bebês com idade superior a seis meses. Antes desse período, a Davene recomenda aos pais seguir a orientação do médico.

    Outra novidade muito bem-vinda para uso tópico em bebês durante todo o ano, mas principalmente nos períodos de maior procriação de insetos, é a loção antimosquito. Um dos novos itens da linha Bebê Vida, essa loção atua como repelente atóxico contra picadas de mosquitos, borrachudos e pernilongos. Segundo a farmacêutica Alessandra, o produto revelou bons resultados em testes de segurança e eficácia, tendo por princípio ativo o etil-butil-acetilaminopropionato. Sua fórmula, considerada uma das mais suaves existentes no mercado, é isenta de álcool e de corantes, tem fragrância sutil e pode ser aplicada a cada intervalo de duas horas, sem provocar irritações na pele dos bebês, segundo a supervisora.

    Para conservar a delicadeza e a saúde da pele dos bebês, a Davene usa, na maior parte das fórmulas, extratos naturais de aveia, cujos maiores benefícios decorrem do betaglucan. Esse princípio ativo, além de possuir alto poder nutriente, é rico em vitaminas, e ainda carrega a vantagem de promover efeito suavizante e regenerador da pele dos bebês. Com extratos naturais de aveia, a empresa produz sabonetes líquidos e em barras, xampus, loções higienizantes, toalhas umedecidas, cremes preventivos contra assaduras, desembaraçantes para os fios de cabelos, talcos, entre outros itens.

    As fórmulas dos sabonetes líquidos, além de conter extrato natural de aveia, incorporam a vitamina B5. Os sabonetes em barras são formulados com glicerina.

    Calmante vem da madeira – Desenvolvida principalmente para remover impurezas durante as sucessivas trocas de fraldas que costumam ser feitas com os bebês, a loção higienizante desenvolvida pela Davene também é composta de extrato natural de aveia, glicerina, mas contém ainda outra substância benéfica: o alfa bisabolol.

    De origem natural, esse ativo é obtido por meio da destilação da madeira do Eremanthus ssp, popularmente conhecida por candeia, por meio da técnica de arraste a vapor. Sua função é agir como calmante dérmico natural, atuando, segundo os especialistas, como antiflogístico, capaz de amenizar vermelhidões e assaduras.

    “Por se tratar de substância com amplo espectro de ação, o alfa bisabolol está sendo muito utilizado pelas indústrias cosméticas focadas em produtos infantis, principalmente em substituição ao azuleno, o princípio ativo da camomila, mas que possui menor espectro”, explicou Alessandra.


    Página 1 de 512345

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next