Cosméticos

19 de outubro de 2007

Cosméticos – Perfumaria nacional resgata a técnica enfleurage

Mais artigos por »
Publicado por: Rose de Moraes
+(reset)-
Compartilhe esta página

    A primeira fragrância com notas frescas lançada no Brasil pelo O Boticário, em 1979, foi a Acqua Fresca. “Essa fragrância inovadora colocou o perfume brasileiro no ranking do primeiro a usar notas cítricas, que combinavam suavidade e frescor”, informou Claudia Stenger, gerente de produto do O Boticário.

    Há mais de vinte e oito anos no portfólio dos produtos da empresa, o Acqua Fresca está na lista dos perfumes mais vendidos do mundo. A forte preocupação em buscar novidades para superar as expectativas de mercado e dos consumidores levou O Boticário a criar o perfume masculino Malbec, “uma inovação mundial amadeirada, inovadora na substituição do álcool pelo álcool vínico macerado em barris de carvalho franceses, dentro de nossa própria fábrica, um sucesso que até hoje representa o carro-chefe da empresa”, acrescentou Claudia.

    Química e Derivados, Claudia Stenger, Gerente de produto do O Boticário, Cosméticos - Perfumaria nacional resgata a técnica enfleurage

    Claudia: extração do óleo de lírio é feita com óleos vegetais

    Outro grande exemplo de sucesso é o Lily Essence, que resgatou a técnica “enfleurage”, extinta na perfumaria, e a modernizou, trazendo lírios de Holambra-SP, que desabrocharam na fábrica. Para resgatar esse processo para a perfumaria fina, a empresa realizou pesquisas em conjunto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Modernizando a técnica, substituímos a gordura animal pela gordura vegetal, atendendo aos nossos valores, e instalamos no parque fabril um espaço exclusivo para a obtenção do óleo essencial de lírios, cem por cento puro, natural e com a mais alta qualidade”, explicou Claudia.

    Segundo ela, a empresa adota processos criteriosos para a escolha dos perfumes. “Partimos de um planejamento de aproximadamente três anos e um estudo detalhado, tendo o consumidor como foco. Conhecemos as tendências mundiais e nacionais, mas o que impera é a forte preocupação com a inovação. A criação de uma fragrância tem extrema importância para a empresa, pois está no seu DNA. Além de planejar, também elaboramos um briefing com conceitos de design e fragrâncias, remetendo-o aos perfumistas e designers. Depois, avaliamos e testamos as fragrâncias entre os nossos consumidores, realizando pesquisas quantitativas e qualitativas, até a aprovação pelo comitê de marketing”, informou.

    As notas em alta em 2007, segundo Claudia, são as notas quentes, como as gourmands e as florientais gourmands, trazendo matérias-primas como baunilha e chocolate no fundo da fragrância. Claudia ainda destaca as notas divertidas, como algodão-doce e notas de framboesa, proporcionando características que lembram sorvete.

    Química e Derivados, Cosméticos - Perfumaria nacional resgata a técnica enfleurage

    Malbec usa barris de carvalho; embaixo, a linha Acqua Fresca

    As tendências para os perfumes masculinos apontam para as notas frescas e modernas. “Os homens estão mais sedutores e mais seletivos na escolha de suas próprias fragrâncias e a perfumaria masculina está mais sensual e envolvente desde o final dos anos de 1990. Observamos que uma nova sensualidade surge combinada com complexos amadeirados, especiarias exóticas e notas balsâmicas. Notas gustativas também entram no plano da perfumaria masculina. Os homens gostam da presença dessas notas, desde que a fragrância não perca seu caráter masculino. Há também perfumes com notas predominantemente de vetivert, grande sucesso de inverno.”

    Nas fragrâncias femininas, segundo apontou Claudia, os florais ainda estão em alta, mas foram modernizados com notas clássicas, como rosa e jasmim e os florais-frutais também conquistam grande participação.

    Outros aspectos lembrados por ela é que os acordes se tornaram mais complexos, ou seja, compondo-se de florais ricos, sublinhados por aldeídos e contrastados pelas madeiras. “O floral tradicional é o eterno símbolo da mulher, evoca a sofisticação clássica da rosa, a inocência do lírio, o glamour do jasmim, além da peônia, tuberosa, gardênia, tendo por destaque a flor de laranjeira. A originalidade está em utilizarmos acordes diferenciados e adaptados ao nosso consumidor, unindo notas frescas e frutais adicionadas aos acordes clássicos”, revelou Claudia.

     

     



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next