Cosméticos

18 de agosto de 2010

Cosméticos – Novos filtros UV facilitam a produção de protetores solares

Mais artigos por »
Publicado por: Rose de Moraes
+(reset)-
Compartilhe esta página

    A

    nova geração de filtros químicos simplifica a produção de protetores solares e encoraja novos desenvolvimentos planejados por várias indústrias nacionais e internacionais. Os processos de fabricação, antes considerados complexos, morosos e de alto custo, oferecem alta versatilidade aos formuladores, podendo reduzir custos e, provavelmente, facilitar expansões de oferta ao mercado, consequências muito bem-vindas, principalmente em países tropicais, como o Brasil, que tem boa parte de sua população exposta a altos níveis de insolação e de radiações UVA e UVB durante todo o ano.

    Com mais de uma dezena de amostras distribuídas entre fabricantes do Brasil, Argentina, Chile e México, em fase de testes, com a previsão de formar base para lançamentos para o verão de 2011, o Escalol Evolution, uma inovadora combinação de filtros da International Specialty Products – ISP do Brasil, desperta o interesse de empresas atuantes no mercado interno e externo.

    Trata-se de um desenvolvimento realizado nos laboratórios da filial brasileira da ISP, instalados na Vila Anastácio, em São Paulo. A inovação demandou cerca de quatro anos para ser aprovada e transformada em produto comercial. É a quinta patente depositada pelo gerente-técnico de Personal Care da ISP do Brasil, Nelson Perassinoto, nos quase vinte anos de carreira dedicados ao setor cosmético. O desenvolvimento do Escalol Evolution contou com o apoio integral e supervisão de profissionais da sede da ISP, em New Jersey, nos Estados Unidos, servindo de exemplo de superação das dificuldades típicas do surgimento de novos produtos.

    Segundo Perassinoto, até o advento de Escalol Evolution, a fabricação de protetores solares podia ser considerada atividade bastante complexa, geradora de perdas de matérias-primas, e dependente de equipamentos sofisticados. Esses problemas foram superados pela nova combinação de filtros, formada por cinco diferentes matérias-primas: butil-metoxidibenzoilmetano, protetor contra as radiações UVA; etilexil-metoxicinamato, protetor contra as radiações UVB; benzofenona-3, conciliadora das duas proteções UVB e UVA; etilexil-salicilato e octocrylene, ambos para proteção contra UVB.

    Portanto, além das facilidades propiciadas ao formulador para desenvolver fotoprotetores desde FPS 6 até FPS 60 em processos realizados totalmente a frio, o Escalol Evolution já leva em conta a tendência mundial de criação de produtos adaptáveis a cada tipo de pele e às suas necessidades específicas, apresentando alta capacidade de emulsificação, até mesmo permitindo a incorporação de outras matérias-primas.

    A nova combinação de filtros orgânicos da ISP, além de proteger e hidratar a pele, também oferece proteção contra radicais livres, por conter vitamina E biodisponível, atuando como antioxidante. Em apenas cinco horas de exposição natural ao sol, podem ocorrer níveis de redução (até 50%) na concentração de vitamina E no corpo humano.

    “Escalol Evolution é a primeira combinação de filtros a oferecer ao mercado a característica de dispersão em água fria, inovando também ao propor o conceito de FPS adaptável, o que significa que, de um único produto, é possível formular fotoprotetores com diferentes FPS, em processos totalmente a frio, utilizando apenas misturadores simples, condições que deverão resultar em grande agilidade para o desenvolvimento de novos fotoprotetores”, afirmou Perassinoto.

    De acordo com formulações testadas e recomendadas pelo fabricante, são necessários apenas 30% da nova combinação de filtros e água para a fabricação de protetores solares com FPS 15. Para fotoprotetores com FPS 30, as proporções passam a ser: 60% de Escalol Evolution, 3,75% de Escalol Block – filtro físico também fabricado pela empresa e que contém 40% de dióxido de titânio ativo – e água. Os protetores com FPS 60 devem contar com 70% de Escalol Evolution, 10% de Escalol Block e o restante em água.

    Química e Derivados, Nelson Perassinoto, Gerente-técnico de Personal Care da ISP do Brasil, Cosméticos - Novos filtros UV facilitam a produção de protetores solares

    Perassinoto: blenda de filtros permite processamento a frio

    Segundo o especialista, as formulações realizadas com a nova combinação são tão versáteis que admitem a adição de glicóis para diminuir a viscosidade, ou incorporar polímeros de acrilatos para torná-los mais viscosos, se necessário.

    Outra grande vantagem advém da rapidez na realização dos processos de fabricação. Como exemplo, ele citou a fabricação de duas toneladas de protetores com FPS igual a 30 que, por via convencional, costuma demandar oito horas, em média, tempo encurtado para duas com o uso da nova combinação de filtros.

    Além desses aspectos, outro ponto a favor da nova tecnologia é o ganho ambiental pelo uso de apenas água no processo, associado à simplicidade para a produção de fotoprotetores em larga escala. Com ela, é possível simplificar a seleção de ingredientes na fase aquosa, seguida de aquecimento a 80ºC-85ºC. A isso se seguia a escolha dos insumos da fase oleosa, também aquecida a 80ºC-85ºC, para depois proceder à mistura das duas fases em misturadores de alta potência, seguida pelo resfriamento final a 35ºC. Essa sequência resume o trabalhoso processo convencional de fabricação de protetores solares.

    Estabilidade com alto FPS – Os manuais costumam ressaltar a importância dos fotoprotetores em oferecer eficácia comprovada, segurança, tolerância, espalhabilidade, homogeneidade, longa duração e resistência ao enxaguar. Nos últimos anos, com o avançar das pesquisas, a oferta de filtros também passou a incluir não só insumos anti-UVB – faixa do espectro de luz ultravioleta que apresenta comprimentos de onda entre 280 nanômetros (nm) até 320 nm –, como também para proteção contra as radiações UVA – entre 320 nm e 400 nm –, com fotoestabilidade comprovada.


    Página 1 de 512345

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next