Cosméticos

4 de fevereiro de 2013

Cosméticos – Múltiplas funções ampliam o consumo de silicone

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Publicado por: Hamilton Almeida
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    Química e Derivados, Cosméticos, Silicone

    Cosméticos – Múltiplas funções ampliam o consumo de silicone

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    s aplicações de silicones nas formulações de cosméticos estão em alta e a tendência é de crescimento. Em meio às reiteradas queixas do setor industrial pelo tíbio desempenho da economia ao longo deste ano, os fabricantes de silicones estão otimistas, desenvolvem novos usos para um produto que tem se mostrado muito versátil e veem o futuro como uma oportunidade de realização de bons negócios.

    Química e Derivados, Karla Araújo Macian, Momentive Performance Materials, tantos usos e funções para silicones

    Karla: formuladores dependem do insumo para melhorar desempenho

    Especialista em aplicação cosmética da Momentive Performance Materials, com oito patentes no currículo, Karla Araújo Macian é testemunha da pujança da procura por silicones para uso em cosméticos. Ela encontra uma razão muito simples para explicar esse fenômeno: “Há tantos usos e funções para silicones em cosméticos, o que faz com que a demanda seja muito boa. Muitos formuladores dependem de silicones para melhorar a performance sensorial dos seus produtos.”

    Paulo Sevilha, gerente comercial para América Latina da Dow Corning do Brasil, comenta que a alta penetração do uso de silicones em cosméticos pode ser traduzida pelo fato de 70% dos produtos lançados conterem pelo menos um silicone em sua composição. “Além disso, o crescimento do uso do insumo supera o crescimento do próprio mercado, o que significa que cada vez mais silicone está sendo usado por kg de produto vendido”, pontua.

    André Rosa, gerente de vendas para a América do Sul da Wacker Química do Brasil Ltda., comenta que o uso dos silicones, de forma geral, “tem crescido significativamente, pois a cada ano são descobertas novas áreas de utilização nas quais o desempenho superior do produto é necessário”. Especificamente na área cosmética, ele aponta um grande avanço dos silicones em várias regiões do mundo, e dentre elas o Brasil e a América Latina mais acentuadamente, com crescimento de dois dígitos há alguns anos.

    Norton Ohori, gerente de vendas em personal care da Orica Chemicals, multinacional australiana que representa a fabricante japonesa de silicones Shin-Etsu, além de outras marcas, ouviu alguém dizer que o grau de desenvolvimento técnico de um país pode ser avaliado pelo seu consumo de silicones. Considerando que na área de personal care/cosméticos o Brasil está na terceira e caminha para a segunda colocação mundial, Ohori classifica a demanda atual como “de muito boa para excelente”.

    As perspectivas “são positivas e interessantes”, sustenta Rosa. “Os melhores cosméticos para aplicação em hair care, make-up e skin care são preparados com silicones, justamente pelos benefícios apresentados. O mercado brasileiro é muito exigente em relação aos produtos para hair care, principalmente para tratamentos pós-química. Para ter um produto com resultados significativos com relação à ‘penteabilidade’ e ao brilho, os silicones levam ampla vantagem. A demanda por produtos de alto valor agregado em maquiagem e para pele também é grande, pois os melhores produtos são base silicone, graças ao acabamento perfeito, à rápida absorção e ao sensorial aveludado na pele.”

    Karla observa que os silicones têm uma variedade de funções únicas e benéficas em cosméticos. Para ela, há sempre maneiras de usar técnicas de formulação e aplicação para encontrar novos usos. Por isso, a Momentive sempre está “explorando novos caminhos para melhorar a experiência do consumidor, enquanto busca novas tecnologias e avanços na química”.

    Química e Derivados, Paulo Sevilha, Dow Corning, cosméticos com pelo menos um silicone

    Sevilha: 70% dos produtos lançados contém silicone

    Sevilha declara que a manutenção ou mesmo a ampliação da taxa de crescimento vai depender do aumento do poder aquisitivo da população: “Quanto maior o poder aquisitivo das pessoas, mais produtos de valor agregado podem ser adquiridos. Definitivamente, o silicone encontra o seu maior potencial em produtos de alto desempenho.” Ohori enfatiza que as perspectivas “são cada vez melhores”. “É um mercado promissor e crescente. E sempre há investimentos e desenvolvimento de novas aplicações”, acrescenta.

    A Momentive investe em novas tecnologias e em inovações em geral. “Apesar de não podermos discutir projetos específicos, estamos sempre olhando para além do cuidado com os cabelos, cuidados com a pele e maquiagem. A Momentive atende também muitas indústrias e mercados fora da área de cosméticos e estamos sempre em busca de identificar e cultivar novas tecnologias e produtos”, destaca Karla.

    André Rosa explica que o pilar da Wacker é a inovação. Não à toa, o lema da empresa é “Creating tomorrow`s solutions” (Criando as soluções de amanhã). Os investimentos da Wacker em inovação são “significativos, tanto em novas moléculas quanto em novas aplicações ‘ acima até mesmo da média da indústria química de forma geral”, garante o executivo. “Trabalhamos em busca de novas soluções de silicone que atendam às tendências globais, conceitos predefinidos por nossos clientes/parceiros ou novos produtos que possam auxiliar na criação de lançamentos de conceitos.” O gerente de vendas cita o lançamento este ano, na FCE Cosmetique e In-Cosmetics, da nova família de amodimeticones (Belsil 8301E e Belsil 6300), que foi desenvolvida para atender à tendência de aumentar a proteção térmica e da cor dos cabelos tingidos.


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      Um Comentário


      1. Rosimara Cristina Dos Santos

        boa tarde eu gostaria de ler ou receber algo sobre ou tudo no mundo dos cosméticos sou apaixonda por isso me ajudem



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