Cosméticos

19 de julho de 2007

Cosméticos – Desenho e construção das embalagens contribuem para o sucesso dos produtos

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Publicado por: Quimica e Derivados
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    os últimos anos se observou o crescimento a passos largos do mercado de embalagens voltadas para a área cosmética. O que no passado era utilizado apenas como objeto para conter o produto é hoje fator decisivo na hora da compra. Com a disponibilidade de materiais diversos, que vão desde o polietileno (PE) e o vidro até a cerâmica, a embalagem se tornou parte do processo de desenvolvimento do cosmético e passou a transmitir conceitos. Algumas mudanças ocorreram porque as empresas tentam reduzir o impacto ambiental de suas embalagens. Além disso, os designers propõem abordagens mais completas, nas quais se consideram várias questões, como a disponibilidade de equipamento de envase; o perfil de escoamento do material; os problemas de resistência à luz e à oxidação; o custo dos componentes da embalagem, e o hábito do consumidor final.

    Este último item é, muitas vezes, desprezado, mas pode ser determinante na recompra. Se o consumidor não se sentir à vontade com o produto ou se não tiver como acondicioná-lo para uso confortável não haverá recompra. Portanto, cabe um alerta, ao alterar radicalmente a embalagem de um determinado produto comum no dia-a-dia do consumidor deve-se realizar uma pesquisa de avaliação, garantindo que o cliente não recusará a nova forma de apresentação.

    Química e Derivados, Cosméticos - Desenho e construção das embalagens contribuem para o sucesso dos produtos

    Uso de refil ajuda a reduzir impacto ambiental

    Há um consenso: a embalagem sempre deve facilitar o uso, permitindo o máximo de conforto ao consumidor. Exemplos ficam por conta dos produtos para os lábios. Essas novidades apresentam bico aplicador específico para a região labial, seja para produtos de tratamento ou para os voltados à estética. Outro tipo de aplicador, cada vez mais explorado pelo setor, se refere ao tipo roll on. Antes restrito a desodorantes e antitranspiranates, o produto ampliou sua participação no mercado. Hoje está presente em depilatórios, brilhos labiais e alguns tipos de loção. A idéia é a de facilitar a aplicação, sem sujar as mãos ou usar pincéis.

    O volume disponibilizado (tamanho do frasco, pote ou bisnaga) também tem de ser considerado, sobretudo em produtos para exportação. Os hábitos de consumo em cada país são diferentes. Sendo assim, detalhes, como embalagens grandes ou pequenas demais, podem encalhar um produto na prateleira.

    Ambiente – Hoje o impacto ambiental também tem norteado os profissionais do ramo. Em grande parte das avaliações de análise do ciclo de vida (ACV) de produtos cosméticos, a embalagem é vista como a causadora de maior impacto. Técnica para avaliação dos aspectos ambientais e dos impactos potenciais associados a um produto, a ACV compreende etapas que vão desde a retirada das matérias-primas elementares da natureza que entram no sistema produtivo à disposição do produto final. Essa técnica também é conhecida como análise “do berço ao túmulo”.

    Na verdade, trata-se de uma ferramenta técnica que pode ser utilizada para uma grande variedade de objetivos. As informações coletadas na análise e as interpretações podem ser úteis para tomada de decisão, na seleção de indicadores ambientais relevantes para a avaliação de desempenho de projetos ou reprojetos de produtos ou processos, além do planejamento estratégico.

    Numa tentativa de reduzir o impacto ambiental, muitas empresas têm lançado estratégias, como o uso de refil para comercialização de seus itens. Este refil apresenta forma simples, com espessura de parede fina e não possui tampa ou válvula. Além disso, seu material, em sua maioria, tem impacto ambiental menor que o da embalagem regular. No conceito do produto, o refil auxilia na redução do impacto no ambiente melhorando consideravelmente a ACV.

    Conceito – Muitas vezes tratado com reservas, o conceito de um produto ou linha deve ser transmitido pela embalagem, quer pela forma, rótulo ou maneira como é explorado pela mídia. Um dos exemplos de maior destaque é uma linha desenvolvida para cuidados da mãe e do bebê. Os produtos contam com frascos, cuja forma lembra um útero materno durante a gestação e com a tampa que remete a um seio materno. Esta linha lançada no início dos anos 90 por um fabricante nacional de cosméticos se mantém até hoje e mostra como o vínculo da mãe e do bebê devem ser reforçados (os produtos são para a mãe e para o bebê e não apenas só para um dos públicos). Todo este conceito é transmitido pelas embalagens da linha e explorado pela comunicação da empresa, sendo o caso amplamente estudado.

    Outro tipo de embalagem com foco no conceito pode ser encontrado na área de perfumaria e brindes de uma empresa brasileira. Para o dia dos namorados, lançou kits com apelo “sensual/gourmand”, oferecendo produtos para corpo e banho destinado ao uso a dois. Se comercializados individualmente, os produtos não teriam o mesmo impacto no público.

    Desta forma, observa-se a importância da embalagem na indústria cosmética tanto sob o aspecto técnico como pelo aspecto comercial. Tanto o uso adequado de materiais e o design como a divulgação do conceito de uma linha de produtos têm impacto no mercado.

    Canal de venda – Na criação de uma embalagem é importante considerar ainda o canal de venda, pois existe diferença entre uma embalagem utilizada para comercializar um produto em uma gôndola de supermercado e outra para a venda direta, seja esta em loja especializada ou por serviços de revenda com catálogos. No mercado cosmético, na maioria das vezes, o cliente decide pelo produto no momento da compra. Por isso, a marca deve estar fixada e desenvolvida na mente do consumidor.


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